Nossa Cidade
Novos secretários são anunciados para a Prefeitura de Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini promove mudanças na composição do secretariado municipal, com objetivo de tornar mais dinâmica e integrada as ações das secretarias, além de otimizar os projetos previstos para os próximos quatro anos de governo.
Alguns nomes foram mantidos e novos profissionais serão integrados ao governo, dando sequência ao trabalho desenvolvido desde 2017, de retomada do crescimento e desenvolvimento de Hortolândia em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e geração de emprego e renda.
Importantes ações já em andamento terão continuidade e novos planos serão implementados, com investimentos para garantia de mais qualidade de vida para a população.
ADMINISTRAÇÃO
Ieda Manzano de Oliveira
Advogada especialista em Direito Constitucional, Processual e Eleitoral. Atua na área pública há 23 anos. Foi secretária Cidadania e de Assuntos Jurídicos em outro município; chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo; e secretaria de Administração em Hortolândia.
ASSUNTOS JURÍDICOS
Gease Henrique de Oliveira Miguel
Advogado, especialista em Direito Tributário e Processual, atuante nas áreas Tributária, Imobiliária e de Infraestrutura há 20 anos.
CULTURA
Régis Athanázio Bueno
Jornalista, com especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, mestrando em Políticas Públicas. Participou de movimentos juvenis que resultaram na fundação do Grupo ARJA (Aliança Revolucionária Jovens em Ação). Foi vereador em Hortolândia por dois mandatos. Atual secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO, TURISMO E INOVAÇÃO
Monique Cedro Freschet
Bacharel em Direito, Gestão Pública, Gestão de Recursos de Defesa e Base Industrial de Defesa. Atualmente, cursa MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Atua na gestão pública há 10 anos, em agendas de desburocratização, empreendedorismo e inovação no setor público. Há 2 anos, responde pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação em Hortolândia.
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Fernando Moraes
Filósofo, Escritor e Professor Universitário. Foi consultor em organizações humanitárias no Brasil e no exterior, inclusive na África. Foi Secretário de Educação de Hortolândia – SP; diretor Executivo da FUNAP (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), órgão do governo do Estado de São Paulo; e secretário adjunto de Educação de Guarulhos. É membro da UBE (União Brasileira de Escritores) e já publicou sete livros.
ESPORTE
Jonas Pereira de Lima
Técnico em contabilidade. Vereador em Hortolândia por um mandato. Atual secretário de Habitação.
FINANÇAS
Pedro Reis Galindo
Advogado. Já atuou na Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo; foi secretário de Cooperação Internacional de Campinas; secretário de Administração da Prefeitura de Campinas; assessor jurídico da Fundação Niteroiense de Arte, secretário de Finanças de Salto e secretário de Finanças de Jundiaí. Atual secretário de Finanças de Hortolândia, cidade onde já foi secretário de Administração e Chefe de Gabinete.
GOVERNO
Carlos Augusto César (Cafú)
Administrador Público. Foi dirigente sindical por 24 anos; secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; secretário de Governo em diversos municípios; e chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo.
HABITAÇÃO
Rogério Mion
Graduado em Gestão Pública. Foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de Hortolândia; assessor parlamentar na Alesp; e atuou no desenvolvimento de importantes projetos de Inclusão e Desenvolvimento Social em Nova Odessa e Hortolândia.
HORTOPREV
Antonio Agnelo Bonadio
Formado em Ciências Econômicas, especialista em Gestão Pública. Atual diretor superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Hortolândia – Hortoprev. Foi diretor de Planejamento Estratégico e Orçamento em São Bernardo do Campo; secretário adjunto de Finanças e Diretor Financeiro da Prefeitura de Santo André; e analista de controladoria em empresas multinacionais.
INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Francisco Raimundo da Silva
Bacharel em Letras, com pós graduação em Gestão de Pessoas. Foi chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado do Paraná; secretário de Ação Social em Cornélio Procópio (PR); secretário de Ação Social em Assaí (PR); secretário de Cidadania, de Habitação, de Cultura e Esportes em Hortolândia. Atual secretário de Serviços Urbanos.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
José Nazareno Zezé Gomes
Tecnólogo em Gestão Ambiental. Atual vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia. Foi vereador em Hortolândia por dois mandatos, sendo presidente da Câmara durante um biênio.
MOBILIDADE URBANA
Atílio André Pereira
Economista. Foi secretário da Subprefeitura de São Paulo; diretor Operacional da SPTrans (São Paulo Transportes); diretor de Operações da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas); e secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos. Atual secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia.
OBRAS
Sérgio Marasco Torrecilas
Engenheiro químico. Atual secretário de Obras de Hortolândia. Foi subprefeito na Subprefeitura da Sé, em São Paulo; presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento) e Secretário de Transportes, em Campinas; atuou no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, ação do Governo Federal; e foi diretor de sinalização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo.
PLANEJAMENTO URBANO E GESTÃO ESTRATÉGICA
Carlos Roberto Prataviera Júnior
Formado em Administração de Empresas. Atual secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. Foi secretário de Obras, de Serviços Urbanos e de Finanças, em Hortolândia. Ex-coordenador do Setor de Informática e Informação da Prefeitura de Campinas.
SAÚDE
Denis André José Crupe
Advogado com pós graduação em Direito Sanitário. Atual Secretário de Saúde. Já ocupou nesta Administração a função de secretário adjunto de Assuntos Jurídicos. Foi Secretário de Administração e Gestão de Jundiaí.
SEGURANÇA
Joldemar Nunes Corrêa
Advogado. Já atuou na administração pública no âmbito jurídico, na Secretaria de Administração. Foi diretor do Procon de Hortolândia. Atual secretário de Segurança.
SERVIÇOS URBANOS
Vicente Andreu Guillo
Estatístico. Foi presidente da ANA (Agência Nacional de Águas); presidente da Sanasa (Empresa de Saneamento de Campinas); secretario nacional de Recursos Hídricos; diretor da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz); e presidente da Termoelétrica Nova Piratininga, em São Paulo.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(21) mostra que o município teve 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos.
Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 14 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1113 em isolamento domiciliar.
9020 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Nossa Cidade
Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Ele e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, eleito vice-presidente, estarão à frente do colegiado durante um ano, podendo o mandato ser renovado por igual período.
Perugini e Reis foram escolhidos, nesta terça-feira (19/01), durante a primeira reunião do Conselho neste ano, realizada no Hotel Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna. Prefeitos e representantes do Estado, que compõem o Conselho da RMC, participaram da eleição. O encontro reuniu 17 dos 20 chefes do Executivo Municipal que compõem o colegiado.
“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. Eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, afirmou Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou o prefeito de Hortolândia.
Sobre o Conselho de Desenvolvimento da RMC
O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prática esportiva com acompanhamento profissional pode ser realizada mesmo em casa

Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, para evitar a disseminação do Coronavírus, é importante a realização de atividades que mantenham o movimento corporal e contribuam com a saúde da população.
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Hortolândia, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo e a saúde em dia. Outras atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.
“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é bom se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.
“Caminhadas e andar de bicicleta são algumas práticas que se realizadas, todos os dias, em um período entre meia hora e uma hora também contribuem muito com a saúde. A internet pode ser perigosa, pois há pessoas que não são capacitadas para realizar treinamentos esportivos. Portanto, pesquisar e se informar antes de seguir treinos de pessoas que não são habilitadas é a principal forma de preservar a saúde”, analisa Belozo.
No início da pandemia, a Prefeitura disponibilizou uma série de vídeos para contribuir com a prática esportiva em casa. Clique nos links abaixo para acompanhar:
https://www.facebook.com/watch/?v=221441512299611
https://www.facebook.com/watch/?v=2320516728242299
https://www.facebook.com/watch/?v=239252604192142
https://www.facebook.com/watch/?v=814279215734290
https://www.facebook.com/watch/?v=2916616978374405
https://www.facebook.com/watch/?v=220930642572331
https://www.facebook.com/watch/?v=917736948660407
De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, os alunos matriculados nas modalidades esportivas de todos os espaços do Projeto Escolinhas Esportivas podem ficar tranquilos: ninguém perderá a matrícula e eles poderão retornar aos treinos normalmente, após a volta das atividades. Quem está na lista de espera também não perderá a vez de realizar a matrícula, quando o serviço voltar.
Confira abaixo os espaços esportivos fechados:
– Campo do Remanso Campineiro (Em reforma)
– Campo do Adelaide
– Campo do Poliesportivo
– Campo do Rosolen
– Campo do Caic (Jd. Amanda)
– Campo da Confibra (Construção de arquibancada em andamento)
– Campo Society do Jd. Adelaide
– Ginásio Poliesportivo Victor Savala
– Academia Municipal “Jaime Pereira”
– Poliesportivo “Nelson Cancian”
– Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”
– Centro de Treinamento em Ginástica Artística “Yasmin Geovana Santos Bonfin”
– Espaço Cantuário
– CIF Santa Clara
– “Estação Cidadania de Esportes – Deputado Luiz Lauro Filho”
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial4 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região1 semana atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região5 dias atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak contrata Assistente Administrativo