Connect with us

Nossa Cidade

Núcleo de Educação Ambiental orienta moradores sobre plantio de árvores

imagem 7

O conhecido ditado popular diz que uma das metas de vida de uma pessoa é plantar uma árvore. Mas, além disto, plantar uma árvore é uma ação que contribui com o meio ambiente e a saúde coletiva. Para estimular esta atitude entre a população, a Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta segunda-feira (01/03), uma ação de casa a casa no Jardim São Sebastião.

A equipe de agentes do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visitou 45 imóveis na região para orientar e conscientizar os moradores sobre a importância, os benefícios e os cuidados necessários para plantar uma árvore. 

Anuncio

“Os agentes mostraram aos moradores um book com espécies de árvores que podem ser plantadas nas calçadas das suas casas. Indicamos espécies de porte pequeno para locais próximos à fiação da rede elétrica, e espécies de porte médio ou grande em áreas onde não há fiação próxima”, explica o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni. Dentre as espécies indicadas pelos agentes estão resedá, cambuci, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo, ipê-branco, flamboyant de jardim, araçá, canudo de pito e escova de garrafa. Os agentes ainda ressaltaram que não é permitido o plantio de árvores frutíferas em calçadas em razão de que os frutos podem cair e causar acidentes. Árvores com raízes vigorosas não são indicadas para o plantio em calçadas em virtude de causar danos ao patrimônio.

Os moradores interessados preencheram um cadastro de solicitação para adotar uma árvore, com o compromisso de zelar e cuidar da espécie. A Prefeitura faz a doação gratuita de mudas de árvores no viveiro instalado no Parque Socioambiental Novo Ângulo, localizado entre as ruas Edézio Vieira de Moraes e Lorena. A doação das mudas acontece às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30. Os moradores também pode retirar mudas de árvore na outra unidade do Viveiro Municipal, que fica na rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro. O atendimento é de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h. 

Advertisement

A arborização urbana é uma das metas da atual Administração Municipal. Desde 2017, já foram plantadas mais de 69 mil mudas em diferentes regiões da cidade. A ação de casa a casa no Jardim São Sebastião deve durar até a próxima semana. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, a ação deve ser realizada em outros bairros.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as árvores têm importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente, pois produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos e a fauna, que também se beneficia como fonte de alimento. Elas reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso. Além disso, absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo.

Confira abaixo as orientações e cuidados para o plantio de mudas de árvores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:

Cuidados no plantio:

Advertisement

– A cova deve ter dimensões mínimas de 0,60 m x 0,60 m x 0,60 m, devendo conter, com folga, o torrão. No caso de espécies de médio e grande porte, a área permeável em torno da árvore, quando adulta, deverá ter, no mínimo, uma faixa de 0,60 m. A cova deve ser aberta de modo que a muda fique centralizada;

– O solo de preenchimento da cova deve estar livre de entulho e lixo. Ao redor da muda deve ser preparado de forma a criar condições para a captação de água;

–  A muda deve ser retirada da embalagem com cuidado e apenas no momento do plantio. A muda deve ser fixada ao tutor por amarro de sisal ou similar, em forma de 8 deitado, permitindo certa mobilidade. A muda deve ser irrigada até sua completa consolidação.

Cuidados no manejo:

Advertisement

As podas de limpeza e formação, nas mudas plantadas, deverão ser realizadas conforme:

– Poda de Formação: retirada dos ramos laterais ou “ladrões” da muda;

– Poda de Limpeza: remoção de galhos secos ou doentes;

– A vegetação deve ser irrigada nos períodos de estiagem e quando necessário.

Advertisement

Cuidados após o plantio:

– Após o plantio da árvore, é preciso cuidar da muda com rega em dias alternados nas primeiras semanas, de preferência em horários mais frescos do dia (manhã ou final da tarde). Como nos primeiros dois anos de vida da árvore ainda não estão totalmente formadas, também é recomendável que se faça a rega nos meses sem chuva;

– Os brotinhos laterais e na base da muda devem ser sempre removidos para que ela tenha mais força, ajudando na formação da árvore, evitando que se torne um arbusto e prejudique a passagem de pedestres quando plantada em calçada.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade2 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade5 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região6 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil10 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região11 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes23 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Advertisement
cinema

Populares