Connect with us

Nossa Cidade

Obra de prolongamento da Estrada do Panaíno começa com terraplenagem

Prefeitura

Publicado

em

 

Operários já conduzem as máquinas no trabalho de preparação do solo da Estrada do Panaíno, que será prolongada desde a Av. da Emancipação até o Jardim Novo Ângulo. A obra, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, é mais uma ação do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de ações que vão melhorar o sistema viário da cidade com a abertura de novos caminhos, promovendo o desenvolvimento do município em várias áreas. A obra de prolongamento, realizada com recursos financiados pelo Banco CAF, deve ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem.

A Estrada do Panaíno já existe nas proximidades do bairro Green Park, em frente ao Centro de Especialidades Médicas, porém, é um acesso de terra, com passagem sob linha férrea e sobreposição de córrego. Com as obras, o trecho será duplicado e asfaltado: são 2,267 quilômetros de novo sistema viário, desde a via marginal da Av. da Emancipação até a rua Osvaldo de Souza, no Jd. Novo Ângulo, passando pela rua Damião Antônio da Silva. O trajeto terá ciclofaixa, paisagismo, calçada para pedestres e iluminação de LED. Além disso, será construída uma ponte para travessia sobre o córrego.

A via facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas quando todo o traçado da via expressa de ônibus estiver concluído. O viário também é uma alternativa de novo trajeto entre as regiões da cidade, medida que desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a avenida da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101.

A obra de prolongamento da Estrada do Panaíno será complementada com a construção, já em andamento, de uma nova rua que atravessará a Av. da Emancipação. A via começará na rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, no Jd. Santa Clara do Lago I, perto de onde há um poço artesiano comunitário, passará pelo lote ao lado da Loja Havan, até a avenida da Emancipação, na proximidade do semáforo perto do Hospital Municipal. Serão 320 metros de viário, com quatro faixas (duas de cada sentido). A via terá canteiro central gramado, calçada para pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais, além de sistema de drenagem de águas pluviais, rampas de acessibilidade e sinalização de trânsito. A obra será realizada com recursos provenientes de convênio com o Governo Federal.

PIC

Todas estas intervenções fazem parte do PIC, que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC serão realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Sarau “Aqui Trem Poesia” terá banca de troca de livros para alimentar gosto pela literatura

Prefeitura

Publicado

em

Entre uma declamação e outra no sarau “Aqui Trem Poesia”, o público poderá alimentar o espírito literário na banca de troca de livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura. O sarau será, na próxima terça-feira (03/03), às 19h, no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrelo, 2, Vila São Francisco.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, serão disponibilizados cerca de 400 títulos, de diferentes gêneros literários, para as trocas. Somente poderão ser trocados livros em bom estado de conservação, sem rasuras, rabiscos ou partes amassadas. A troca será feita no esquema 1 por 1, ou seja, um livro por outro livro. O público também poderá levar CDs e DVDs para trocar. “Não serão aceitos livros didáticos, enciclopédias ou obras reproduzidas em fotocópia. Também não serão aceitas revistas e livretos”, explica Silva. 

O coordenador explica que os livros passarão por triagem e avaliação antes de fazer a troca. Os livros serão divididos em quatro categorias, cada uma identificada por uma cor: vermelha (literaturas estrangeira e juvenil), azul (literaturas brasileira, portuguesa e religiosa), verde (biografias, livros sobre autoajuda, culinária, informática, filosofia, matemática, entre outros temas de interesse geral), laranja (literatura infantil e gibis) e lilás (CDs e DVDs). A banca funcionará das 19h às 21h.

A banca não aceitará doações de livros. Quem deseja fazer doação de livros, pode levá-los, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na própria biblioteca municipal, que fica no piso inferior do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os livros a serem doados também passam por triagem e avaliação. O sarau terá ainda praça de alimentação.

MENSAL

Neste ano, o sarau passará a ser mensal, realizado por meio de parceria entre governo estadual, Prefeitura de Hortolândia e IFSP (Instituto Federal São Paulo) – Câmpus Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Cultura, o sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) – Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional,Urbana, Negra Indígena e Plural.

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019, quando foram realizadas duas edições (agosto e outubro). O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura, e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as duas edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ação do DPBEA sobre guarda responsável de animais domésticos no CarnavAU Pet é neste sábado (29/02)

Prefeitura

Publicado

em

Neste sábado (29/02), a Prefeitura de Hortolândia fará ação de orientação aos tutores de animais domésticos sobre guarda responsável. A ação do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) acontecerá das 10h às 12h, durante o “1º CarnavAU Pet Premiatta e Shopping Hortolândia”, no estacionamento coberto do centro comercial, localizado na Rua José Camilo de Camargo, 5, no Remanso Campineiro. O evento tem o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Servidores municipais conversarão com os presentes sobre castração e também sobre o FUMBEA (Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal), que busca captar e aplicar recursos, visando o financiamento, o investimento, a expansão, a implantação e o aprimoramento das ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais no município.

Segundo os organizadores, haverá desfile de fantasias, feira de adoção de animais da ONG Cão Feliz e pintura facial para crianças. Inscrições para o desfile e outras informações podem ser obtidas por meio do site https://www.sympla.com.br/carnavau-pet-premiatta-e-shopping-hortolandia__791382.  Já os interessados em adotar um animal podem ligar para (19) 99103-3928 ou mandar e-mail para

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

SERVIÇO:

“1º CarnavAU PET Premiatta e Shopping Hortolândia”

Data: sábado, 29/02/2020

Hora: das 10h às 12h

Local: estacionamento coberto do Shopping Hortolândia, Rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Jd. Terras de Santa Maria recebe reforço e implantação de sinalização viária

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na manhã desta sexta-feira (28/02), a implantação e o reforço da sinalização viária em ruas do Jardim Terras de Santa Maria. O objetivo do trabalho é oferecer mais segurança a pedestres e motoristas que trafegam pelas vias do bairro. Foram reforçadas e implantadas pinturas de faixas duplas amarelas, que indicam que a rua possui dois sentidos, além de faixas de pedestres, e alertas como PARE. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trabalho continuará no bairro nos próximos dias.

“O trabalho é realizado em ruas com grande fluxo de veículos e próximas a escolas, hospitais e com  travessias de pedestres. O serviço também acontece em vias com menos movimentos e em diversos bairros da cidade”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.   De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbanas, desde março do ano passado, mais de 16 mil metros quadrados de vias já receberam reforço ou implantação de sinalização viária. 

MEDIDAS PARA SEGURANÇA VIÁRIA

Desde 2017, a Prefeitura trabalha com um pacote de medidas para redução dos acidentes de trânsito em Hortolândia. Além do reforço na sinalização, radares para fiscalização funcionam desde janeiro do ano passado. Ações educativas com motoristas e a comunidade em geral também contribuem para a diminuição da violência no trânsito. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

PIC

As ações de segurança viária são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda com mais investimentos em saúde e educação. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas