Nossa Cidade

Obra na lagoa do Pq Dorothy é concluída

Chegou ao fim a obra preventiva realizada na tubulação de transbordo da lagoa do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A ação, iniciada no final de fevereiro, teve como objetivo a troca dos tubos na principal lagoa do parque, por serem antigos. Na troca, foram colocados tubos novos de 800mm. A obra foi executada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos.

A lagoa precisou ser esvaziada para a realização da obra. Agentes da Secretaria de Serviços Urbanos utilizaram uma escavadeira do tipo PC para fazer o escoamento da água, através de uma abertura lateral. Durante este período, o espelho d’água permaneceu fechado, para que fosse possível a execução das etapas da obra, como a troca, vedação e após a finalização, a recomposição do lago. Porém, o parque permaneceu aberto para visitação.

Anuncio


Em dezembro de 2015, fortes chuvas romperam a caixa de drenagem, provocando o esvaziamento da lagoa e o fechamento temporário do parque. Após o reparo, em janeiro de 2016, o parque foi reaberto à visitação, diariamente, das 8h às 17h.

lagoa-irma-dorothy

O Parque Irmã Dorothy Stang

Inaugurado em 2010, o local recebe cerca de 80 visitantes por dia. Número que chega a um mil nos finais de semana. Entre as atrações disponíveis estão o espaço para prática esportiva, área de descanso, mesas para piquenique, além do playground infantil e pista de caminhada, muito utilizada pelos moradores da região. Há também a visita monitorada ao “Recanto das tartarugas”, à “Maternidade da árvore”, e ao “Observatório da nascente”, onde o público conhece a rotina e recebe orientação de como cuidar bem da fauna e flora.

O “Jardim dos Sentidos” é mais uma atividade diferente do parque. Ele desperta nos visitantes uma experiência sensorial diferente, apresentando elementos botânicos por meio de outros sentidos, que não a visão, como tato e olfato. A atividade é dedicada aos deficientes visuais e tudo é identificado em Braile. Porém, qualquer pessoa pode participar. Neste caso, os olhos permanecem vendados todo o tempo. Existe também , nas dependências do parque, o ginásio de esportes Victor Savala, onde acontecem aulas de escolinahs esportivas da Prefeituras e competições.

A lagoa conta com uma nascente, que é monitorada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. No local não é permitido pescar ou nadar, pelo risco de afogamento.

Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang
Endereço: Rua Manoel Antonio da Silva, s/nº-Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Telefone: (19) 3845-1149
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18 horas.
Entrada: Franca

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo