Nossa Cidade

Obras do Parque Socioambiental Santa Fé avançam

Prefeitura trabalha em ritmo acelerado na construção da área de lazer com lagoas de contenção de enchentes

A Prefeitura de Hortolândia continua a obra de implantação do Parque Socioambiental Santa Fé, na região do Parque Gabriel.  Duas passarelas para pedestres, na divisa do parque com o Jardim Santa Fé seguem em construção. A estrutura beneficiará principalmente moradores dos bairros Jardim Nova Alvorada e Jardim Novo Cambuí, além da população do Parque Gabriel e São Miguel, de um lado, e Parque das Figueiras, do outro lado da obra.

Anuncio


Duas lagoas de contenção de enchentes foram criadas no local, com objetivo de minimizar o impacto da enxurrada na região central da cidade, evitando alagamentos. A segunda lagoa, e menor, foi cercada no mês passado e fez com que a água do Córrego Santa Clara formasse um espelho d’água. O mesmo deve acontecer com a primeira lagoa, que começa a receber os primeiros volumes de água.

A primeira lagoa tem capacidade para até 537.192 metros cúbicos de água. Na segunda lagoa, a capacidade de armazenamento é de até 152.309 metros cúbicos de água. No final de cada lagoa, há uma barragem construída no formato de escadaria, que serve para amortecer a força da água da chuva.

As obras de macrodrenagem tiveram início no governo anterior do prefeito Angelo Perugini, com intuito de acabar com as frequentes enchentes que afetavam moradores e comerciantes da região central e outros bairros próximos de córregos que cortam Hortolândia. Diversas obras foram realizadas, como implantação de sistema de drenagem no Remanso Campineiro, canalização do Ribeirão Jacuba e construção de lagoas de contenção de enchentes na região do Jardim Carmem Cristina.

A obra no Parque Santa Fé, além de conter as cheias, terá função ambiental e de lazer. Em breve, o espaço será um novo Parque Socioambiental, com pista de caminhada e ampla área verde. O parque faz parte da criação do Plano do Corredor Ecológico, que também está em andamento.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo