Connect with us

Nossa Cidade

“Obras do PIC vão agilizar socorro do Samu”, afirma prefeito

Prefeitura

Publicado

em

Durante a entrega de três novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), nesta quinta-feira (10/10), o prefeito Angelo Perugini destacou a importância das obras viárias realizadas por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) para agilizar a prestação de socorro. “Todas as obras viárias são fator de salvamento de vidas, pois elas ajudam as ambulâncias chegarem às regiões da cidade com mais facilidade. Temos ruas e avenidas melhor estruturadas surgindo em toda a cidade, melhorando as condições de tráfego e a qualidade de vida da população e colaborando para que as ambulâncias do Samu sejam ainda mais ágeis na prestação de socorro”, destacou Perugini.

Uma destas obras foi a da Ponte da Esperança (estaiada). O coordenador do Samu, José Roberto Silva, fez um acompanhamento que aponta que o tempo de deslocamento das ambulâncias pela Ponte, desde a base do serviço, no bairro Green Park, até o Jd. Novo Ângulo, foi de apenas três minutos, sete a menos do que o tempo que era gasto no itinerário pela estrada Sabina Baptista de Camargo, conhecida como estrada da Granja.

“O Samu de Hortolândia comemora a entrega destas novas ambulâncias, que ajudam no deslocamento das equipes e dos pacientes com ainda mais segurança por toda a cidade”, enfatizou o coordenador do serviço. “O envio destas viaturas pelo Ministério da Saúde demonstra que o Samu tem cumprido todas as exigências de manutenção e conservação de ambulâncias”, disse Silva, informando que os veículos que foram substituídos são de 2012, ou seja, tinham sete anos de fabricação.

As três novas ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde à Prefeitura reforçam a frota do Samu, que conta, ao todo, com seis ambulâncias, sendo duas reservas, além de duas motolâncias. “Estas ambulâncias são um presente para nossa cidade e uma conquista para a equipe de socorristas do Samu. Quantas pessoas não estariam vivas se não fosse o trabalho desta equipe?”, lembrou o prefeito, valorizando a importância do trabalho do Samu.

Samu de Hortolândia completou 11 anos de serviço prestado à população

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel) de Hortolândia foi implantado em 23 de janeiro de 2008, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, e completou, no início deste ano, 11 anos na cidade. Em todo este tempo, as equipes de socorristas realizaram cerca de 210 mil atendimentos. Com o Samu, a Prefeitura presta um serviço mais ágil de socorro à população, em casos de acidentes ou mal súbito.

O serviço de acionamento do Samu pelo telefone 192 é um importante instrumento para a rede pública de saúde, uma vez que as equipes tem agilidade e eficiência no atendimento de situações graves. São cerca de 70 chamados por dia, de acordo com dados do serviço de triagem de ligações, que atende Hortolândia e Sumaré. Metade são para atendimentos em Hortolândia.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Temperatura pode chegar a 7°C no sábado (04)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Nesta quarta-feira (01) o dia começou com céu encoberto e com chuvas intermitentes e ao anoitecer, houve um declínio acentuado na temperatura.

A partir de quinta-feira (02), a condição é de predomínio de sol e temperaturas baixas até o sábado. Na quinta-feira, a mínima é de 8°C e a máxima, 20°C.

Na sexta-feira (03), a tendência é de temperaturas entre 8 e 19°C. No sábado, a mínima fica um pouco mais baixa, em 7°C e a máxima sobe um pouco mais, ficando em torno dos 22°C.

A partir do domingo (05), conforme a massa de ar de origem polar segue para o Atlântico, as temperaturas devem subir bastante, ficando cerca de 3 a 5°C mais elevadas do que com relação ao sábado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia confirma mais uma morte por Covid-19

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na noite desta quarta-feira(1) mais uma morte por covid-19 na cidade. Com essa a cidade chega no número de 33 óbitos.

A paciente era uma mulher de 75 anos, que foi internada no Hospital Mário Gatti, em Campinas, no dia 11/06 e o exame para testa a Covid-19 colhido no dia 18/06.

O resultado do exame dando positivo para o novo coronavírus saiu no dia 20/06 e a paciente, que tinha outras comorbidades, faleceu no dia 29/06.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Cadastro para segundo drive-thru de testes rápidos será aberto nesta quinta-feira (02/07), às 10h

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia abrirá o cadastro para o segundo drive-thru de testes rápidos da COVID-19 nesta quinta-feira (02/07), às 10h. O cadastro deverá ser feito no site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/. O segundo drive-thru será no Parque Socioambiental Lago da Fé, neste sábado e domingo (04 e 05/07), das 8h às 13h. O parque fica na avenida Joaquim Martarolli, Jardim Nova Alvorada. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizados 360 testes, sendo 180 para cada dia. Poderão se cadastrar somente pessoas com idade acima de 16 anos. Será vedado o cadastro para servidores municipais, uma vez que eles estão sendo testados de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde.

No cadastro, a pessoa deverá informar o número do Cartão do Cidadão e a data de nascimento. Ao fazer o cadastro, será gerada uma senha numérica com o dia e o horário que a pessoa fará o teste. Assim que completar o total de 360 cadastros, o sistema será interrompido automaticamente. A Prefeitura salienta que quem já se cadastrou para o primeiro drive-thru não poderá se cadastrar para o segundo drive-thru neste fim de semana.

No dia do teste, a pessoa terá que apresentar o Cartão do Cidadão e um documento com foto. O teste será aplicado somente para as pessoas que fizeram o cadastro.

A Secretaria de Mobilidade Urbana montará barreiras no entorno do Parque Socioambiental Lago da Fé para limitar o acesso ao local somente para as pessoas cadastradas para o teste. Cada pessoa poderá ir somente com um acompanhante dentro do veículo. O uso de máscara é obrigatório.

No local, serão montadas tendas. O acesso ao teste será feito somente de carro, em fila. Poderão entrar até seis veículos por vez. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada teste deverá durar entre 15 a 20 minutos. O teste é semelhante ao de Diabetes, no qual será colhido uma gota de sangue de cada pessoa.

A Prefeitura salienta às pessoas que se cadastrarem para que compareçam efetivamente no dia e no horário especificados para o teste. Não haverá reagendamento do teste para quem se atrasar ou não comparecer.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares