Nossa Cidade

Obras do PIC vão garantir trânsito mais eficiente na avenida da Emancipação

As obras realizadas pela Prefeitura de Hortolândia por meio do PIC, o Programa de Incentivo ao Crescimento, vão garantir um trânsito mais eficiente na avenida da Emancipação, que será transformada com as intervenções que já estão em andamento. Há três frentes de trabalho na avenida, ações relacionadas à diferentes obras, mas que se integram do ponto de vista da mobilidade urbana. O resultado será um sistema viário mais organizado, um novo acesso à região do Jd. Novo Ângulo, e o alívio do fluxo de veículos pela Emancipação em horários de pico.

Nesta semana, a rua Odenir Padovani, via marginal em frente à loja Havan, está interditada para obras de drenagem da nova avenida, que vai cruzar a Emancipação. A Secretaria de Obras informa que são duas obras viárias neste trecho: uma intervenção vai do Jd. Santa Clara, entre a Havan e o Hospital Municipal, até a Emancipação; outra é a obra de pavimentação da Estrada do Panaíno, desde a Emancipação até o Jd. Novo Ângulo. No ponto em que as duas obras se encontram, haverá um cruzamento semaforizado organizando o fluxo de veículos em todos os sentidos.

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Obras, uma outra frente de trabalho faz escavações no canteiro central da Emancipação, na frente da sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Neste ponto, a avenida avançará sobre o canteiro, sendo que a marginal será anexada à pista principal, fazendo com que a avenida siga em linha reta, sem a atual curva acentuada próxima do Hospital, ação que garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres. Já a faixa que hoje tem tráfego no sentido centro, será o futuro canteiro central da avenida.

Avenida Panaíno

A Prefeitura de Hortolândia agiliza a obra da Avenida Panaíno, sistema viário que será duplicado e asfaltado, proporcionando a ligação desde a região a Avenida da Emancipação até o Jardim Novo Ângulo, nas proximidades do Corredor Metropolitano. Este sistema viário surge onde antes passava a Estrada do Panaíno, antigo acesso de terra batida, em frente ao Centro de Especialidades Médicas. O novo trajeto terá ciclofaixa, paisagismo, calçada para pedestres e iluminação de LED. Além disso, será construída uma ponte para travessia sobre o córrego. A nova interligação viária desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a avenida da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101.

A Avenida Panaíno também facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas quando todo o traçado da via expressa de ônibus estiver concluído.

De acordo com a Secretaria de Obras, 2,267 quilômetros da Panaíno serão alargados e asfaltados até a rua Osvaldo de Souza, no Jd. Novo Ângulo, passando pela rua Damião Antônio da Silva. A obra é realizada com recursos financiados pelo Banco CAF e deve ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem.

Esta obra será complementada com a avenida em construção ao lado da Havan. Este viário começa na rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, perto de onde há um poço comunitário, em um trecho de 320 metros, que contará com quatro faixas (duas de cada sentido), canteiro central gramado, calçada para pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais, além de sistema de drenagem de águas pluviais, rampas de acessibilidade e sinalização de trânsito. A obra é realizada com recursos provenientes de convênio com o Governo Federal.

PIC

As obras que vão transformar o sistema viário da avenida da Emancipação são ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo