Nossa Cidade

Obras do reservatório Jac-2 incluem quadras esportivas e espaço para lazer

Jac-jac2-reservatorio-enchente

A construção do reservatório de contenção de enchentes Jac-2, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina, segue em ritmo acelerado. A obra, cujo principal objetivo é captar a água da chuva, evitando inundações, também proporcionará mais qualidade de vida à população. Ao redor do reservatório, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, implanta equipamentos de lazer. Um moderno projeto de iluminação e paisagismo, em mais de 50 mil metros quadrados, completa a obra, que integra o projeto da atual Administração de interligar a cidade por meio de corredores ecológicos.

Anuncio


A entrega do novo parque municipal está prevista para este semestre. Com a inauguração do espaço, a população contará com duas quadras poliesportivas, cada uma com 60 metros quadrados; três quadras de malha e duas quadras de bocha. As crianças, por sua vez, terão parquinhos de brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador. Os brinquedos estarão localizados em diferentes pontos do parque.

Entre os atrativos da nova área de lazer estão, ainda, academias ao ar livre, com prancha abdominal, barras paralelas, barras verticais para alongamento e barra de flexão. Nestes pontos, a população poderá fazer alongamentos e se exercitar antes de praticar esportes nas quadras.

O aproveitamento da área ocorre, ainda, na utilização da pista de caminhada e ciclovia, ambas com 1.753 metros de extensão. Para comodidade dos futuros usuários do parque, a obra em andamento inclui três áreas para estacionamento, com capacidade total para 97 veículos.

“Este será o maior parque da cidade, desenvolvido num projeto que alia uma obra importante de contenção de enchentes à qualidade de vida da população. Trabalhamos nesta área para que seja um parque de beleza visual e com diversos atrativos na área de lazer e esportes, para uso de toda a família”, destacou o prefeito Antonio Meira.

O embelezamento do espaço ficará por conta do espelho d’água e do paisagismo, com grama e plantas ornamentais. O parque será iluminado com lâmpadas LED, que tem maior luminosidade.

Reservatório

O reservatório Jac-2 faz parte do projeto de macrodrenagem, que inclui a canalização do Ribeirão Jacuba e o reservatório Jac-1, que passa embaixo da Ponte Estaiada, entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo. Todo o projeto de drenagem tem como objetivo acabar com as enchentes na cidade.

A lagoa de contenção do Jac-2 terá capacidade para armazenar 840 milhões de litros de água. Mesmo em época de chuvas fortes, tanto o reservatório Jac-2 quanto o Jac-1 suportarão o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade.

A proposta da Administração Municipal é interligar as regiões por meio de um corredor verde, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; passando pelo Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago; pelos parques lineares Chico Mendes e Renato Dobelin, na Região Central; as lagoas de contenção Jac-2, no Carmem Cristina, e Jac-1, além do reservatório Santa Fé, em implantação entre os bairros Jardim Santa Clara, Jardim Santa Fé, Parque Gabriel e Parque Ortolândia.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo