Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Obras para ampliação da área de lazer do Parque Lago da Fé começam ainda neste ano

Prefeitura

Publicado

em

O Parque Socioambiental Lago da Fé, maior área de lazer de Hortolândia, terá mais uma fase de obras iniciada ainda neste ano. A Prefeitura de Hortolândia homologou, nesta segunda-feira (30/11), o contrato com a empresa Construmedici Engenharia e Comércio Ltda., vencedora da licitação para a obra de implantação da segunda etapa do parque linear. A obra, que inclui 2 quilômetros de ciclovia e 5 quadras esportivas, entre outros equipamentos públicos, prevê intervenções desde a área onde estão as lagoas de contenção de enchentes, no Jd. Nova Alvorada, até a avenida Olívio Franceschini, próximo do Parque Socioambiental Chico Mendes. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções previstas em projeto serão realizadas em seis meses.

Localizado na avenida Joaquim Martarolli, atrás da Câmara Municipal, no Jd. Nova Alvorada, o Parque Lago da Fé conta com 180 mil metros quadrados de área, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. As lagoas são unidas por um extravasor, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte, sistema que evita enchentes na região central de Hortolândia.

Nesta segunda fase de obras, o parque será prolongado, totalizando uma área de 222 mil metros quadrados, com ciclovia, pista de caminhada, quadra de tênis, quadra poliesportiva, quadra de futsal, quadra de vôlei, quadra de basquete, academia ao ar livre, parquinho infantil, viveiro, bicicletário e estacionamento para veículos, além de área multiuso para atividades como feiras de artesanato.

ACESSO VIÁRIO

A área no entorno do Parque Lago da Fé recebeu, recentemente, investimentos em melhoria viária, com a implantação de uma nova rua desde o Jd. Santa Clara do Lago II até a avenida Joaquim Martarolli, e a construção de uma ponte para veículos sobre o lago. O complexo viário, que inclui uma rotatória no Jd. Santa Clara, foi entregue pela Prefeitura em julho.

As intervenções facilitam a mobilidade entre os bairros desta região, como Jd. Santa Clara do Lago I e II, Jd. Interlagos, Jd. Santa Fé, Villagio Ghiraldelli, Jd. Campos Verdes, Jd. Nova Alvorada, Parque Gabriel e Jd. São Miguel. Além disso, a ponte proporciona a integração destes bairros com o Jd. Novo Cambuí e o Parque das Figueiras, que ficam do outro lado das lagoas de contenção de enchentes.

Com a implantação da segunda etapa do Parque Sociambiental Lago da Fé, o complexo viário possibilitará acesso facilitado aos equipamentos públicos de lazer que serão implantados.

PARQUES SOCIOAMBIENBTAIS

As obras do Parque Socioambiental Lago da Fé e dos demais parques lineares fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Estas ações são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A Prefeitura concluiu, neste mês, a obra do Parque Novo Ângulo, que fica ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. A área de lazer será inaugurada em breve, mas a população já tem usufruído do espaço. De acordo com a Secretaria de Obras, o Parque Novo Ângulo tem 16 mil metros quadrados, que conta com quadra poliesportiva, parquinho para as crianças, academia ao ar livre, muro com arte em grafite, espaços de convívio com bancos, fonte de água, alameda de flores, viveiro, ciclovia no entorno, bicicletário, pista de caminhada e estacionamento ao redor.

O PIC prevê ainda outros três novos parques lineares (no Jd. Nova Hortolândia; na Vila Real; e sob a Ponte da Esperança), espaços que vão compor o corredor ecológico na cidade, de forma integrada com os demais parques já existentes (Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima; Creape – Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola, no Jd. Santa Clara do Lago; Parque Lago da Fé – Primeira Fase, no Jd. Nova Alvorada; Parque Socioambiental Chico Mendes, região central; Parque Remanso das Águas, no Jd. Carmem Cristina; e Parque Socioambiental Novo Ângulo, no Jd. Novo Ângulo). A ação proporcionará a recuperação de nascentes e matas ciliares, além de garantir novos espaços de lazer à população, com ciclovias e pistas de caminhada.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares