Nossa Cidade

Oferta adequada de nutrientes na merenda ajuda alunos a aprenderem melhor

Alimentação escolar oferecida pela Prefeitura de Hortolândia têm alimentos balanceados, ausência de frituras e gorduras trans e redução de açúcares

Todo mundo sabe que comer bem colabora para que as crianças aprendam melhor. Mas, o que é comer bem? De acordo com o nutricionista Marlon Zanardi, da Prefeitura de Hortolândia, comer bem é ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, combinada com a ingestão de carnes, grãos e outros ingredientes que, juntos, garantem as vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para “turbinar” o cérebro e fortalecer o corpo todo. Tudo isso está presente na alimentação escolar fornecida pela Prefeitura de Hortolândia: desde 2017, uma nova merenda está presente do cardápio das escolas municipais, garantindo aos alunos tudo o que precisam para crescer saudáveis e aprenderem bem. De acordo com Zanardi, a oferta de alimentos balanceados, a ausência de frituras e gorduras trans, assim como a redução de açúcares, garantem um melhor desenvolvimento cognitivo às crianças. “É comprovado que alunos que comem bem têm mais foco durante os estudos e mais concentração”, afirma.

Anuncio


Para garantir uma alimentação adequada, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças comam cinco refeições com arroz e feijão por semana: a Prefeitura garante quatro delas. “Em quatro dias temos arroz, feijão, carne, legumes, verduras e suco natural ou fruta. Em apenas um dia a refeição é macarrão com carne e molho, verdura e fruta de sobremesa, igual à comida que as famílias fazem em casa. Todos os cardápios são elaborados por uma equipe de nutricionistas, de forma que a combinação dos alimentos tenha a quantidade de nutrientes necessária”, enfatiza o nutricionista. Além disso, a Prefeitura reduziu a quantidade de açúcar no preparo de lanches. O leite muitas vezes tem o achocolatado trocado por fruta, como o maracujá. “Assim , também estimulamos novos hábitos alimentares nas crianças. É muito mais nutritivo oferecer o leite com fruta do que com chocolate em pó”, reforça Zanardi.

“A Prefeitura investe em merenda escolar de qualidade para nossos alunos se desenvolverem bem e aprenderem melhor. Temos cardápios com arroz, feijão, carne, legumes e verduras todos os dias, além de frutas e suco. Quando implantamos este cardápio nutritivo, em 2017, muitas crianças não conheciam frutas que até são comuns, como pera. Com situações como esta, percebemos a importância da escola servir uma refeição completa”, enfatiza o prefeito Angelo Perugini.

As crianças que estudam meio período fazem um lanche e uma refeição completa na escola. Já as que estão em escolas que contam com o Programa de Educação Integral e, por isso, permanecem na unidade escolar o dia todo, recebem quatro refeições, sendo dois lanches, uma refeição completa e um lanche bastante reforçado. “Desde que implementamos esta nova merenda, há dois anos, vimos o comportamento das crianças mudar. Crianças que antes não comiam a merenda, começaram a comer e a elogiar a refeição”, destaca o nutricionista.

A dona de casa Célia Souza Pinheiro Oliveira, de 33 anos, moradora do Jd. Estefânia, sempre pergunta ao filho, Nicolas, de seis anos, o que a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) serviu de merenda. “Ele me fala que come coisas gostosas na escola e eu fico muito feliz. A alimentação escolar é muito boa!”, garante. “Eu gosto das frutas que tem: maçã, banana, melancia e abacaxi”, descreve Nicolas.

Por falar em fruta, a oferta de hortifruti nas escolas tem uma novidade: a partir de março, a Prefeitura começa a comprar frutas, legumes e verduras, que já fazem parte da alimentação servida nas escolas, direto do produtor rural. Isso significa que os alimentos usados no preparo das refeições das crianças chegarão muito mais fresquinhos nas escolas. Por meio do Programa de Agricultura Familiar, as crianças também poderão visitar estes produtores e conhecer a origem dos alimentos, como ação pedagógica.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo