Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Oferta adequada de nutrientes na merenda ajuda alunos a aprenderem melhor

Prefeitura

Publicado

em

Alimentação escolar oferecida pela Prefeitura de Hortolândia têm alimentos balanceados, ausência de frituras e gorduras trans e redução de açúcares

Todo mundo sabe que comer bem colabora para que as crianças aprendam melhor. Mas, o que é comer bem? De acordo com o nutricionista Marlon Zanardi, da Prefeitura de Hortolândia, comer bem é ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, combinada com a ingestão de carnes, grãos e outros ingredientes que, juntos, garantem as vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para “turbinar” o cérebro e fortalecer o corpo todo. Tudo isso está presente na alimentação escolar fornecida pela Prefeitura de Hortolândia: desde 2017, uma nova merenda está presente do cardápio das escolas municipais, garantindo aos alunos tudo o que precisam para crescer saudáveis e aprenderem bem. De acordo com Zanardi, a oferta de alimentos balanceados, a ausência de frituras e gorduras trans, assim como a redução de açúcares, garantem um melhor desenvolvimento cognitivo às crianças. “É comprovado que alunos que comem bem têm mais foco durante os estudos e mais concentração”, afirma.

Para garantir uma alimentação adequada, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças comam cinco refeições com arroz e feijão por semana: a Prefeitura garante quatro delas. “Em quatro dias temos arroz, feijão, carne, legumes, verduras e suco natural ou fruta. Em apenas um dia a refeição é macarrão com carne e molho, verdura e fruta de sobremesa, igual à comida que as famílias fazem em casa. Todos os cardápios são elaborados por uma equipe de nutricionistas, de forma que a combinação dos alimentos tenha a quantidade de nutrientes necessária”, enfatiza o nutricionista. Além disso, a Prefeitura reduziu a quantidade de açúcar no preparo de lanches. O leite muitas vezes tem o achocolatado trocado por fruta, como o maracujá. “Assim , também estimulamos novos hábitos alimentares nas crianças. É muito mais nutritivo oferecer o leite com fruta do que com chocolate em pó”, reforça Zanardi.

“A Prefeitura investe em merenda escolar de qualidade para nossos alunos se desenvolverem bem e aprenderem melhor. Temos cardápios com arroz, feijão, carne, legumes e verduras todos os dias, além de frutas e suco. Quando implantamos este cardápio nutritivo, em 2017, muitas crianças não conheciam frutas que até são comuns, como pera. Com situações como esta, percebemos a importância da escola servir uma refeição completa”, enfatiza o prefeito Angelo Perugini.

As crianças que estudam meio período fazem um lanche e uma refeição completa na escola. Já as que estão em escolas que contam com o Programa de Educação Integral e, por isso, permanecem na unidade escolar o dia todo, recebem quatro refeições, sendo dois lanches, uma refeição completa e um lanche bastante reforçado. “Desde que implementamos esta nova merenda, há dois anos, vimos o comportamento das crianças mudar. Crianças que antes não comiam a merenda, começaram a comer e a elogiar a refeição”, destaca o nutricionista.

A dona de casa Célia Souza Pinheiro Oliveira, de 33 anos, moradora do Jd. Estefânia, sempre pergunta ao filho, Nicolas, de seis anos, o que a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) serviu de merenda. “Ele me fala que come coisas gostosas na escola e eu fico muito feliz. A alimentação escolar é muito boa!”, garante. “Eu gosto das frutas que tem: maçã, banana, melancia e abacaxi”, descreve Nicolas.

Por falar em fruta, a oferta de hortifruti nas escolas tem uma novidade: a partir de março, a Prefeitura começa a comprar frutas, legumes e verduras, que já fazem parte da alimentação servida nas escolas, direto do produtor rural. Isso significa que os alimentos usados no preparo das refeições das crianças chegarão muito mais fresquinhos nas escolas. Por meio do Programa de Agricultura Familiar, as crianças também poderão visitar estes produtores e conhecer a origem dos alimentos, como ação pedagógica.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Operação Tapa-Buraco beneficia mais quatro bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Operação Tapa-Buraco, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, beneficia mais quatro bairros.

O serviço, que começou no início da semana, já foi concluído na rua Sebastião Lázaro da Silva, na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima; no Viaduto 17 de Abril, localizado na Região Central, próximo ao Supermercado São Vicente; e em ruas dos jardins Sumarezinho e Santa Emília. O trabalho continua pelos próximos dias, em outras regiões da cidade.

Feita periodicamente, a Operação Tapa-Buraco tem o objetivo de contribuir com a segurança de motoristas e pedestres, evitando acidentes e danos em veículos.

O cronograma de bairros contemplados é elaborado nas cinco regionais da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o serviço é realizado em mais de um dia, pois segue algumas etapas para que a finalização seja mais eficaz.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Esportes

EMS e Prefeitura entregam quadra de tênis para a população de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a empresa farmacêutica EMS inaugurou na manhã desta quinta-feira(22) a primeira quadra pública de tênis de Hortolândia.

O espaço fica localizado entre as ruas México e Bolívia, na divisa do Jardim Santa Clara do Lago com o Residencial Maria de Lourdes e vai permitir prática gratuita da modalidade, além de ser utilizado pelo projeto “Tênis para Todos”, realizado no município desde 2017 com o patrocínio da empresa.

A quadra será a primeira quadra de tênis com medidas oficiais da cidade e de acordo com a empresa EMS a segunda quadra será construída pela EMS no Jardim Nova Hortolândia.

Estiveram no evento de inauguração o Secretario de Esporte Marcos Antonio Panício, o Secretário de Governo Carlos Augusto César (Cafú) entre outros representantes da Prefeitura e Carlos Sanchez presidente da empresa EMS.

Apoio a ações sociais – A EMS mantém um histórico de incentivo a programas sociais pela sua comunidade, pelo Brasil e também pelo mundo, atuando com diversos públicos, sempre com transparência, respeitando a sociedade e colaborando para a melhoria das condições sociais, culturais, esportivas e ambientais em suas parcerias, ampliando o acesso a experiências e projetos que promovam bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Em Hortolândia, onde está instalado o seu complexo industrial, a empresa mantém, por exemplo, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Emiliano Sanchez, em parceria com a Prefeitura local, que oferece educação de qualidade em período integral para 210 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, incluindo filhos de colaboradoras e crianças da comunidade. Também na cidade, a EMS realiza o projeto “JR’s Tênis para Todos”, que oferece aulas gratuitas de tênis a crianças e adolescentes regularmente matriculados em escolas públicas da cidade. No Nordeste, a EMS é parceira desde 2006 do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), que beneficia diretamente milhares de estudantes de Recife por meio da capacitação de professores em Português e Matemática. Já o apoio ao Projeto Guri, um programa de iniciação musical gratuita para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, é mantido desde 2015. Ainda, a EMS firmou parceria, em 2017, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação da bouba no planeta.

Sobre a EMS

Cuidar das pessoas: essa é a missão da EMS, o maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 14 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com mais de 55 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical, e com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa de inovação no mercado global.

A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para mais de 40 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. www.ems.com.br.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4415 casos confirmados, 4234 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quarta-feira(21) mostra que o município teve 4415 casos confirmados, 4234 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 19 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 261 em isolamento domiciliar.

5133 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares