Nossa Cidade

Oferta de vacina contra Febre Amarela é organizada com senhas

 

A Prefeitura de Hortolândia informa aos moradores que ainda não se imunizaram contra a Febre Amarela quais os critérios de oferta gratuita da vacina que previne a doença. Além da necessidade de levar carteirinha de vacinação e comprovante de endereço, a partir desta semana, a quantidade de doses nas unidades de saúde será controlada por senhas, entregues logo no início do horário de atendimento das salas de vacina, conforme cronograma abaixo. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) entregarão 100 senhas por dia; já as USFs (Unidades de Saúde da Família) terão 50 senhas por dia. Essa quantidade pode sofrer alterações, de acordo com a quantidade de doses enviadas pelo Ministério de Saúde ao município. A medida pretende organizar a oferta das vacinas, evitando que as pessoas aguardem na fila e não consigam ser vacinadas. Vale lembrar que a cada dia da semana, unidades de saúde diferentes fazem esta vacinação.

Anuncio


A proteção contra Febre Amarela sempre foi oferecida, gratuitamente, na rede pública de saúde, sendo prioritária para pessoas que viajam para áreas onde há transmissão da doença. Em abril de 2017, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) classificou Hortolândia como área de risco ampliado, com a recomendação de que toda a população da cidade seja vacinada. A Prefeitura, desde então, reforçou a oferta da vacina, inclusive com ações realizadas aos finais de semana, entre abril e junho. Em outubro, durante a Campanha Nacional de Multivacinação, doses contra Febre Amarela foram disponibilizadas também no final de semana da ação.

Neste ano, a oferta da vacina foi ampliada às USFs, uma vez que até o final de 2017 somente as cinco UBSs ofereciam a imunização contra Febre Amarela. “Esta não é uma campanha de vacinação. Temos as vacinas disponíveis nas unidades de saúde como rotina, uma vez que a oferta é permanente. Apesar da grande procura pela vacina, em Hortolândia a situação está sob controle: não temos casos suspeitos nem confirmados da doença”, afirma o secretário adjunto de Saúde, Luis Carlos Casarin.

Neste ano, a Prefeitura já imunizou 4.890 pessoas. Em 2017, mais de 46 mil pessoas foram vacinadas contra Febre Amarela. Para garantir a imunização, é preciso levar à unidade de saúde um comprovante de endereço ou documento que ateste o vínculo da pessoa com o município (como carteira de trabalho), além de carteira de vacinação, onde será conferido se alguma vez a pessoa já foi vacinada contra Febre Amarela. A Prefeitura estima que cerca de 20% da população já havia sido vacinada em anos anteriores. Quem já recebeu a vacina, não precisa ser imunizado novamente.

 

Unidade de Saúde

Horário de funcionamento da sala de vacina

UBS Rosolen

Segunda-feira 8h às 12h

USF São Jorge

Segunda-feira 7h30 às 11h30

USF Orestes Ongaro

Segunda-feira 7h30 às 11h30

UBS Novo Ângulo

Terça-feira 8h às 12h

USF São Bento

Terça-feira 7h30 às 11h30

USF Pq. do Horto

Terça-feira 12h às 15h

UBS Santa Clara

Quarta-feira 8h às 12h

USF Adelaide

Quarta-feira 7h30 às 11h30

USF Nova Europa

Quarta-feira 7h30 às 11h30

USF São Sebastião

Quarta-feira 7h30 às 11h30

UBS Nova Hortolândia

Quinta-feira 8h às 12h

USF Ghiraldelli

Quinta-feira 7h30 às 11h30

USF Santiago

Quinta-feira 7h30 às 11h30

UBS Amanda

Sexta-feira 8h às 12h

USF Amanda

Sexta -feira 7h30 às 11h30

USF Santa Esmeralda

Sexta -feira 7h30 às 11h30

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo