Nossa Cidade

Oficina de Tear é uma das atrações do “Projeto Férias no Parque”

 

Quem mora em Hortolândia e busca opção de lazer gratuita, neste período de férias, encontra no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, uma programação especial elaborada pela Prefeitura. Entre as atrações, que começaram nesta segunda-feira (15/07) e se estendem até sexta (19/07), está a Oficina de Tear, uma das iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Anuncio


O “Projeto Férias no Parque” (veja programação abaixo) oferece ainda outras atrações culturais, ambientais e esportivas abertas a toda a comunidade, realizadas em parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Esportes, dentre elas brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília, tarde para empinar pipas e a Geladeira Literária, que integra o programa de incentivo à leitura Hortolendo 2019, e está disponível para uso na “Casa Sustentável”. O Parque Dorothy está localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415.

Não é preciso fazer inscrição para participar da Oficina de Tear, que será ministrada pela educadora ambiental Neide Martins diariamente às 14h, exceto na quarta-feira (17/07). Basta chegar um pouco antes do início da atividade. Há oito vagas disponíveis por dia. Segundo a professora de artesanato, o tear retangular com pregos tem 1,0 metro x 0,60 metro e utiliza malha de algodão para se fazer a trama, que, depois de desenhado o trançado, ganha amarrações. Nele é possível fazer diversas peças, tais como tapete, caminho de mesa e jogo americano.

A dona de casa Hérica Cristina Fernandes Lopes aproveitou a manhã ensolarada para trazer as filhas Eloá, de 8 anos, e Sofia, de 3 anos, ao parque. Um dos locais favoritos das pequenas é o parquinho. As crianças gostam de brincar também na nova atração, a “Casa Sustentável”, “uma casinha de barro bem bonitinha”, segundo a mais velha. 

Estudante da rede municipal, Gabrielly Vitória, de 9 anos, também está curtindo o período de recesso escolar no Parque Dorothy. “Vim brincar com os palhaços. A Emília conta histórias na casa. É muito bom. Venho sempre aqui, depois de tomar sorvete ou açaí com a minha mãe. Na quinta-feira, voltaremos para fazer piquenique”, comentava a garota com a colega de brincadeira, que preferia se divertir subindo nas árvores ou admirando a família de patos, que nadava nas águas cristalinas da lagoa.

Esportes variados

As atividades esportivas, voltadas a crianças de 11 a 15 anos, acontecerão no Ginásio Victor Savala e precisam de inscrição, que poderá ser feita até terça (16/07). Interessados devem ligar para Gilberto Pereira, coordenador do Ginásio, pelo telefone 3965-5951. Há 100 vagas disponíveis por dia, tanto na quarta (17/07) quanto na sexta-feira (19/07). As modalidades são: vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross. Ainda na área esportiva, mas sem necessidade de inscrição, haverá também mesa para jogar pingue-pongue, nas imediações do parquinho.

Hortobike

Nesta quarta-feira (17/07), às 9h, a Prefeitura implantará o Hortobike, pista de ciclismo construída pela Administração Municipal ao lado do estacionamento. O espaço é uma das atrações da programação especial de férias. A pista de 390 metros é delimitada com pneus, oferecendo aos frequentadores um lugar apropriado à prática do ciclismo, proibida em outras áreas do parque, a fim de evitar acidentes com pedestres. 

Ainda na quarta-feira, às 9h, haverá um estande do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-estar Animal) para promover a campanha de doação de cães e gatos abrigados no órgão e orientar à população sobre a guarda responsável de animais domésticos.

“É importante trazer a criança para dentro do parque, para que ela passe momentos agradáveis, junto com a família. A Prefeitura oferece lazer gratuito, nas férias, e chama a comunidade para conhecer o parque, que é tão bonito”, afirma a diretora do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo.

 

Confira a programação abaixo:

15/07, segunda-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h – Brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília

14h- Oficina de Tear

 

16/07, terça-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h -Brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília

14h- Oficina de Tear

 

17/07, quarta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h – Implantação da Hortobike

9h – Orientação do DPBEA 

15h-18h – vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross

 

18/07, quinta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h Oficina de Tear

14h – Tarde de Pipas

 

19/07, sexta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

14h – Oficina de Tear 

15h-18h – vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo