Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Oficina de tecnologia auxilia jovens a fortalecer autoestima

Prefeitura

Publicado

em

O “Projeto de Acolhimento Social CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)-Escola” começa a virar realidade. Na tarde desta sexta-feira (20/09), 28 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da E.E.(Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo participaram da primeira ação prática: uma “Oficina de QRCode”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A ação da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social contou com a parceria da equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhado por técnicos e monitores do CRAS Jd. Novo Ângulo, o grupo recebeu orientações sobre as ações de educação ambiental realizadas no parque e a revitalização do espaço, hoje um dos cartões postais de Hortolândia. Os alunos puderam levantar informações, fazer fotos e vídeos do local. O material será utilizado durante a segunda etapa da oficina, marcada para segunda-feira (23/09), às 13h, no laboratório de informática da própria escola.

Publicidade

Após visitar a E.E. Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, no final de julho, e conversar com gestores e comunidade escolar, dado o perfil encontrado na unidade, a opção da equipe do CRAS foi disponibilizar um projeto de inclusão digital que mobilizasse os jovens em atividades de pesquisa, produção de textos, trabalho em grupo, trabalho social e uso de tecnologia. Em cada escola serão utilizadas ferramentas diferentes para alcançar a meta buscada.  

Segundo a coordenadora do CRAS Jd. Novo Ângulo, Eliane Silva, a oficina de tecnologia foi o meio empregado para fortalecer a autoestima dos jovens e despertar neles o protagonismo social. “Queremos atrair jovens com a tecnologia para fortalecer vínculos e ajudá-los a enfrentar dificuldades. A oficina de QR Code é um meio para um fim social”, explica ela. 

Sobre o projeto CRAS-Escola

O projeto CRAS-Escola, ainda em fase piloto, é baseada no CRAS Jd. Novo Ângulo, órgão da rede de proteção social básica, que envolve a população de 48 bairros da cidade. A proposta da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social é envolver alunos de escolas públicas a fim de conhecer, prevenir e atender situações de vulnerabilidade social ainda no começo e, assim, evitar que se agravem. 

Até o momento, seis escolas estaduais da área de cobertura já foram visitadas: as E.E.s Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, Maria Antonietta Garnero La Fortezza, Dr. Honorino Fabbri, Yasuo Sasaki, Guido Rosolen e Maria Cristina de Souza Lobo.

“Queremos montar uma rede sócio-assistencial, que envolva assistência social, educação e saúde, visando o desenvolvimento integral do cidadão. Embora na proteção básica não tenha idade para o munícipe receber atendimento, nesta visita às escolas, queremos fazer um trabalho preventivo, conversando com os professores, falando com eles sobre os benefícios disponíveis para a comunidade e como ajudar alunos em situação de vulnerabilidade social. Assim, poderemos verificar a situação antes de ela se agravar. Em alguns casos, a situação pode ser de violência ou abuso, depressão, mutilação; em outras, de baixa frequência escolar. Aí, buscaremos ajudar no combate a esta evasão escolar, porque embora conheça a situação do estudante, o professor não tem como atribuição visitar a casa do aluno. Isto cabe ao CRAS de referência”, afirma Eliane. 

Em cada local, reuniões envolvendo profissionais de ambas as instituições, assim como membros da comunidade, definirão os melhores caminhos a seguir: grupos de pais, grupo de mulheres e eventuais encaminhamentos técnicos para serviços públicos disponíveis, seja na própria Assistência Social, seja na Saúde ou mesmo na Educação. 

O CRAS Jd. Novo Ângulo está localizado na Rua Francisco Bereta, 330. O órgão é vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Previsão de alívio no calor para o final de semana

Portal Hortolândia

Publicado

em

A RMC amanheceu sob condição de céu claro. A temperatura mínima registrada pelo Cepagri foi de 22,3ºC por volta das 5:30. A temperatura máxima prevista para hoje é de 39ºC, e a condição é de predomínio de sol.

A previsão para a sexta-feira é de predomínio de sol e temperaturas entre 25 e 39ºC. Até a sexta-feira a umidade relativa do ar assume valores muito baixos, oscilando entre 12 e 40% ao longo do dia, com os menores valores à tarde e os maiores à noite.

Publicidade

No final de semana a região experimenta um alívio nas temperaturas. A passagem de uma frente fria pelo oceano organiza um escoamento de sudeste, que transporta um ar mais frio e úmido, o que baixa um pouco as temperaturas e eleva a umidade relativa do ar. As temperaturas no final de semana ficam entre 20 e 28ºC no sábado e entre 18 e 27ºC no domingo.

A partir da tarde de sábado os ventos ganham intensidade, assumindo velocidades sustentadas entre 35 e 40 km/h, com a possibilidade de rajadas de até 70 km/h.

A condição é de céu parcialmente nublado a nublado, mas não há previsão de chuvas de acordo com estimativas de modelos. Amanhã atualizaremos mais informações sobre o final de semana.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ações da GM ajudam na redução da criminalidade em Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Para reduzir a criminalidade e levar mais proteção à população da cidade a Prefeitura de Hortolândia age continuamente, por meio da Secretaria de Segurança. O trabalho da Guarda Municipal inclui ações preventivas diárias, em todas as regiões da cidade. Dados recentes, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, mostram que, em agosto, houve diminuição no número de roubos e furtos em geral e nos roubos e furtos de veículos, em comparação ao mês de agosto do ano passado.

Em agosto deste ano, a cidade registrou 39 ocorrências ligadas a roubo em geral contra no 97, no mesmo período, no ano passado. Já o roubo de veículos caiu de 31, em agosto do ano passado, para 13 registros, em agosto deste ano. O furto a veículos caiu pela metade. Foram 41 ocorrências em agosto de 2019 contra 21 em agosto deste ano.

Publicidade

“As ações das forças de segurança de Hortolândia são importantes para a diminuição destes delitos na cidade. A ‘quarentena’, o isolamento social e as ações conjuntas entre a Guarda Municipal, o Setor de Fiscalização e a Vigilância Sanitária no combate ao Coronavírus também geram impacto na inibição de outros delitos. Outra ação que amplia a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia de energia”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Outubro Rosa está estampado nas cores da Ponte da Esperança

Portal Hortolândia

Publicado

em

A iluminação da Ponte da Esperança (estaiada) ganhará tons de rosa, a partir da noite desta quinta-feira (01/10), em alusão à campanha Outubro Rosa.

A iniciativa da Prefeitura de Hortolândia é para lembrar às mulheres da importância de realizar exames periódicos a fim de prevenir o câncer de mama. Se identificado e tratado precocemente, este tipo de câncer tem altas chances de cura.

Publicidade

Neste ano, em virtude da pandemia do Coronavírus, a campanha promovida pela Administração Municipal terá uma programação menor. O CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Secretaria de Saúde, realizará, a partir desta sexta-feira (02/10), quatro palestras gratuitas relacionadas com o tema do Outubro Rosa para usuários e servidores da unidade.

As palestras acontecerão na sala de espera para pacientes com atendimento já previamente agendado. O CAISM está localizado na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park, atrás do Centro de Especialidades Médicas.

Iluminação decorativa

O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, no ano passado. Os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como o Natal e a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.

A Prefeitura de Hortolândia investe na modernização do parque de iluminação pública de toda a cidade. Por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), o município realiza a troca de lâmpadas de vapor de sódio, em toda a cidade, por luminárias de LED, que conferem maior potencial de luminosidade.

Até o final de 2021, todas as ruas da cidade terão iluminação de LED, totalizando a troca das lâmpadas em 22 mil pontos. O contrato de PPP inclui, além da substituição das luzes, os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção da iluminação pública da cidade. As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares