Nossa Cidade

Oficina ensina aproveitamento integral de alimentos a escoteiros

 

Trinta crianças, entre seis e sete anos de idade, integrantes do 263o Grupo Escoteiros Parque da Mata, de Hortolândia, participaram, na manhã de sábado (25/05), da Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos, promovida pela Prefeitura, por meio do Banco de Alimentos, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O curso, ministrado na sede do Banco de Alimentos, no Parque Odimar, atendeu ao pedido dos próprios escoteiros, parceiros da Administração em diversas atividades, desde as ligadas à educação ambiental, como os plantios e celebrações em datas do calendário ecológico, até a coleta de alimentos em supermercados da cidade, durante a campanha “Cidadão Solidário”.

Anuncio


O curso foi ministrado pela nutricionista Manuela Regina Caumo, do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, com apoio da estagiária em Serviço Social, Ivone Fernanda de Jesus. Durante as três horas de duração, o grupo aprendeu três receitas saudáveis e sustentáveis (veja abaixo): suco de abóbora com limão, farofa de talo de couve com casca de abóbora e bolo de banana com cascas. 

Segundo Manuela, embora seja mais conhecido pela distribuição mensal de alimentos a pessoas em vulnerabilidade social no município, o Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento tem como tarefa também promover oficinas e cursos em que aborda o tema do desperdício de alimentos entre a população em geral, a compra e a produção conscientes, assim como o aproveitamento alimentar como um todo. “A segurança alimentar tem a ver com a alimentação em quantidade e em qualidade. Por isso, uma das nossas tarefas é esta reeducação da população. No caso dos escoteiros, eles gostaram muito”, esclarece a nutricionista. 

Atualmente, o Banco de Alimentos beneficia 3.500 pessoas em vulnerabilidade social, atendidas em 28 entidades sociais do município. Periodicamente, oferece cursos de aproveitamento integral dos alimentos, abertos à comunidade. O próximo será divulgado em breve.

Aprenda abaixo a fazer as receitas ensinadas aos escoteiros:

BOLO DE BANANA COM CASCA

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador por 2 minutos os ovos, o açúcar, o óleo, o leite, as bananas com casca e a canela. Enquanto isso, a parte em uma vasilha, misture a farinha de trigo com o fermento em pó e adicione a mistura do liquidificador. Asse em forma untada e enfarinhada, em forno quente, por aproximadamente 25 minutos (a 230ºC)

Após assado, salpique o bolo com as 2 colheres de açúcar e 1 colher de canela misturados.

 

SUCO DE ABOBORA COM LIMÃO

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata a abóbora no liquidificador, passe na peneira, volte para o liquidificador, coloque açúcar ou adoçante, gelo e o limão e bata novamente. Sirva gelado. Pode ser adoçado com mel.

 

FAROFA DE CASCA DE ABOBORA COM TALOS DE COUVE

Ingredientes:

Em uma panela, dourar a cebola na manteiga. Acrescentar a couve picada e a casca da abóbora. Por fim, aos poucos, adicionar as farinhas e o sal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo