Nossa Cidade

Ônibus da linha Intersaúde recebe adesivo da campanha Novembro Azul

O ônibus da linha 3.10 do transporte público municipal, conhecido como a linha “Intersaúde”, que sai do Terminal Metropolitano com destino a unidades de saúde da cidade, como o Centro de Especialidades Médicas, no Green Park, e o Hospital Municipal Mário Covas, recebeu o adesivo oficial da campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. 

O coletivo da Prefeitura de Hortolândia foi adesivado na parte lateral e a parte traseira carrega uma mensagem que reforça o apoio da Administração para que os homens tenham cuidado com a doença. Além do ônibus, uma escavadeira da Secretaria de Serviços Urbanos também foi adesivada. Além disso, desde o início deste mês, a Ponte da Esperança (estaiada) está iluminada com a cor azul, oficial da campanha de prevenção.

Anuncio


TODO CUIDADO É POUCO

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O câncer de próstata não dá sinais expressivos: é uma doença silenciosa.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir dos 50 anos de idade, todos os homens devem realizar exames preventivos contra o câncer de próstata, como acontece com as mulheres em relação ao câncer de mama. O principal exame é o toque retal. Por meio desta análise clínica, o médico pode suspeitar de câncer na próstata e indicar outros exames que confirmem ou descartem a doença.

PREFEITURA REALIZA EXAMES

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, todos os meses a Prefeitura realiza cerca de 650 exames PSA. O Antígeno Prostático Específico é uma enzima produzida pelas células da próstata. A alta concentração no sangue pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. Por isso, o exame é complementar, e não diagnóstico. Pacientes que recebem o pedido deste exame nas unidades de saúde de Hortolândia são atendidos em cerca de 30 dias.  Além dos exames preventivos, é importante manter hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada, além de evitar o câncer, garantem mais qualidade de vida.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo