Nossa Cidade

Operação Cata Bagulho remove entulhos no Jardim Amanda, nesta quarta-feira (14/08)

Serviço mantém terrenos e quintais livres de materiais que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue

Operação cata-bagulho Jardim Amanda - Hortolândia (sp)

Anuncio


Nesta época do ano, quando há estiagem, é um bom período para providenciar a limpeza de terrenos e quintais. A Prefeitura realiza a operação Cata Bagulho, recolhendo objetos que não tem mais serventia. Colaborando com a operação, a população mantém o ambiente livre de entulhos que possam acumular água e servir de criadouro para a dengue quando as chuvas voltarem.

Nesta quarta-feira (14), a operação ocorre nas ruas do Jardim Amanda. Na quinta-feira (15), o cata-bagulho chega ao Jardim Novo Ângulo. Sexta-feira (16) é a vez do Jardim Nossa Senhora de Fátima.

“Cuidar da casa e evitar a dengue é um trabalho que leva pouco tempo, mas que tem um impacto muito grande na comunidade. Se todos fizerem sua parte, os casos da doença vão diminuir muito”, destacou o coordenador técnico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Ibraim Almeida.

Cidade Limpa

Todo o material recolhido será destinado em um local apropriado, credenciado para esta finalidade. As atividades do Projeto Cidade Limpa são realizadas em parceria com as secretarias municipais e têm o objetivo de proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população.

Agentes da secretaria recolherão móveis velhos e entulhos em geral, desde que devidamente organizados.

Itens como guarda-roupas, sofás, cadeiras e outros objetos serão recolhidos pelo caminhão de Serviços Urbanos, além do entulho proveniente de móveis velhos e quebrados na calçada.

A população pode colaborar de forma simples, afirma o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes. “Pedimos que a população seja consciente e faça o descarte do lixo corretamente. No Jardim Amanda a regional de limpeza recolhe cerca de 2 mil toneladas por mês de entulhos é um volume acima do esperado. Se a destinação for correta diminuirmos o tempo da manutenção de limpeza nos bairros. A ação é realizada em parceria com as secretarias”, disse.

O combate à dengue deve ser constante, por meio da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegipyt, transmissor da doença. O mosquito gosta de ambiente com água parada para colocar seus ovos e se procriar. Além da operação cata-bagulho, a Prefeitura realiza arrastões aos finais de semana nos bairros com maior incidência de dengue. Durante estas inspeções, agentes vistoriam as casas em busca de objetos que possam acumular água, orientam moradores sobre como evitar a doença e removem entulhos com auxílio de máquinas e caminhões.

Os moradores devem ser parceiros da Administração Municipal neste trabalho. As casas devem ser abertas para a vistoria dos agentes de saúde, que estão devidamente identificados com camisetas e crachás. Além disso, moradores precisam manter o interior das residências, quintais e lajes livres de água parada. Caixas d’água e calhas também precisam ser limpas periodicamente. Até as crianças podem ajudar, guardando os brinquedos em local adequado e “fiscalizando” as ações dos pais dentro da residência.

A dengue é uma doença grave, que se não tratada pode causar a morte. Neste ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, contabiliza 1.351 casos positivos da doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo