Nossa Cidade

Operação Cavalo de Aço fiscaliza mais de 100 motocicletas

 

Motociclistas que trafegaram pela avenida Santana, no final da tarde desta terça-feira (24/05), foram alvo da Operação Cavalo de Aço, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a concessionária Rodovias do Tietê e a Viação Lira. O objetivo foi verificar a existência de itens de segurança nas motocicletas, como presença de antena anti-cerol, adesivo reflexivo no capacete e lanterna traseira. Mais de 100 veículos foram fiscalizados nesta operação. Além disso, na abordagem, os motoristas foram orientados sobre a campanha Maio Amarelo de prevenção aos acidentes de trânsito, que conta com a participação da sociedade civil e tem apoio de órgãos e entidades relacionados ao trânsito.

Anuncio


“Além da orientação aos motociclistas, nós auxiliamos na instalação dos itens de segurança daqueles que estavam sem. A Rodovias do Tietê disponibilizou adesivos refletivos e antenas anti-cerol para a ação. Isso é importante para demonstrar que nossa intenção é proteger vidas e não punir”, destacou a secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Sandra Zaith.

Desde o início do mês, a Prefeitura realiza uma série de atividades com objetivo de conscientizar a população sobre a adoção de atitudes seguras no trânsito. Blitz educativas nos principais cruzamentos, palestras em escolas e distribuição de material informativo estão entre as ações promovidas. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou, na última quinta-feira (17/05), o II Seminário de Segurança Viária, evento onde foram discutidos temas relacionados à segurança viária, como construção de campanhas educativas, impactos e consequências dos acidentes, além de construção de ruas mais seguras.

Município Laço Amarelo

Neste ano, Hortolândia participa, pela primeira vez, da campanha Maio Amarelo integrada ao Movimento Paulista Maio Amarelo, graças à condecoração recebida, no último mês, do Observatório Nacional de Segurança Viária. O título “Município Laço Amarelo” é entregue aos municípios com ações efetivas e reconhecidas em prol do aumento da segurança viária.

No início deste ano, a Prefeitura lançou um pacote de medidas para aumentar a segurança viária, com o objetivo de reduzir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. Entre as ações estão reforço na sinalização, fiscalização por radar, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.

Estas iniciativas foram definidas após a elaboração de um estudo inédito sobre acidentes de trânsito, com base num levantamento realizado, no ano passado, pelo Grupo de Segurança Viária, comitê composto por representantes de secretarias municipais e de diversas entidades ligadas à segurança no trânsito. O estudo aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram 1.265 ocorrências de trânsito; 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo