Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Operação que monitora baixa umidade relativa do ar vai até o dia 31 de setembro

Prefeitura

Publicado

em

A Operação Estiagem, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, já está em vigor e vai até o dia 31 de setembro deste ano. O período compreende a época mais seca do ano, com baixos índices de umidade relativa do ar e de chuvas na região. De acordo com o órgão municipal, é necessário a população redobrar os cuidados com a saúde neste período porque problemas respiratórios são mais comuns nesta época do ano e há também o agravante da pandemia do Coronavírus. 

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Segurança, a Defesa Civil de Hortolândia está inserida no plano de contingência da Região Metropolitana de Campinas com o objetivo de acompanhar os índices  de Umidade Relativa do Ar (URA). O plano alerta a população, caso os níveis estejam muito baixos. O Plano de Contingência está estipulado em quatro níveis:

I – Observação – URA de até 30%

II – Atenção – URA de 30% a 20%

III – Alerta – URA de 20% a 12%

IV – Emergência – URA abaixo de 12%

De olho na umidade do ar

Segundo a Defesa Civil, a umidade do ar é mais baixa, principalmente, no final do Inverno e início da Primavera. O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

O descarte irregular de lixo e entulho em áreas verdes e espaços públicos contribui com o surgimento das queimadas. Além disso, fumar em ambientes fechados é outro vilão para a saúde durante o tempo seco.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

* Beba muita água

* Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação

* Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.

* Limpe a casa com pano úmido

* Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente

* Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares

* Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h

* Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia

* Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar

* Nunca fume em ambientes fechados

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Mais uma rua do Jd. Santo André ganha recape e reforço na sinalização de solo

Prefeitura

Publicado

em

O trabalho de recape e sinalização viária, em execução pela Prefeitura de Hortolândia, em ruas do Jardim Santo André, avança no sentido Avenida Olívio Franceschini-bairro. Nesta terça-feira (24/11), as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana atuam na Rua João Tertuliano Rodrigues, no cruzamento com as ruas Emily Cristienne Giovanini, Maria da Piedade Camargo, Monteiro Lobato e Senador Severo Gomes, vias já recapeadas e sinalizadas nesta segunda-feira (23/11), chegando também ao entroncamento com a Rua Pico do Itatiaia.

Publicidade

Após recape, agora os trechos ganham reforço na pintura de solo: legendas de “Pare”; faixas de retenção e de pedestres, duplas amarelas, seccionadas brancas, bem como zebrado amarelo. A ação continua pelos próximos dias, alcançando novos trechos e englobando vias próximas, entre o Jd. Santana e o Jd. Santo André. O objetivo é ampliar a segurança viária em Hortolândia.

“Nesta região, todas as ruas que são recapeadas pela Prefeitura estão recebendo também reforço na sinalização. É importante que motoristas e pedestres respeitem esta sinalização, principalmente nas vias que são mão única. Deste modo, evitaremos acidentes”, ressalta o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4939 casos confirmados, 4763 curados e 160 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta segunda-feira(2319) mostra que o município teve 4939 casos confirmados, 4763 curados e 160 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 07 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 0 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 06 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 09 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 391 em isolamento domiciliar.

6293 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura continua trabalho de recuperação em área com afundamento de solo no Amanda

Portal Hortolândia

Publicado

em

Após as fortes chuvas registradas na semana passada em Hortolândia, ultrapassando 55 milímetros na quarta-feira (18/11), volume registrado pela Defesa Civil municipal, a Prefeitura    realiza reparos em tubulações que cederam no trecho da rua Duque de Caxias, entre as duas lagoas, no Jardim Amanda.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, no local, tubulações de águas pluviais foram rompidas pela força da água durante as chuvas. Como a área está entre as duas lagoas, ela é naturalmente mais úmida. Isso causou o solapamento do solo, que é a infiltração seguida de afundamento causada pela grande quantidade de água.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, para o conserto das tubulações, o asfalto é retirado, a tubulação recebe manutenção e, depois, a área é aterrada com nova base. Em seguida, o trecho será pavimentado. Parte do trânsito na rua está interditado, desde sábado (21/11), para a realização das obras de reparo nas tubulações.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho deve ser concluído em 10 dias. Enquanto isso, o acesso a via continua restrito. A Secretaria de Mobilidade Urbana já sinalizou o local, acompanha as obras de reparos, e os motoristas, se possível, devem evitar circulação pela região para prevenir acidentes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares