Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Operação Verão da Defesa Civil de Hortolândia começa no primeiro dia de dezembro

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Operação Verão, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, começa no primeiro dia de dezembro e vai até o final de março. O objetivo da ação é, nesse período, minimizar os efeitos das chuvas e tempestades, por meio de planos preventivos, realizados durante todo o ano, e de contingência, feitos em conjunto com outros órgãos e com a participação da sociedade. A ideia é proteger a população com dicas de como se comportar durante os temporais, seja em casa seja em espaços públicos (veja abaixo). Se necessário, a operação pode ser prorrogada, de acordo com o volume de chuvas registrado no período.

Saiba como agir quando há previsão de chuvas fortes:
– Não jogar lixo nas ruas, pois a ação entope bueiros e galerias, impedindo o escoamento das águas. No caso de a água subir, levar o lixo para um local alto, que esteja livre de enxurradas e enchentes;
-Verificar as condições de conservação das paredes e do madeiramento do telhado.
– Desligar os aparelhos eletrônicos e a chave geral; fechar o registro de entrada d’água.

O que fazer dentro do carro ?
– Caso esteja em local seguro e ocorram chuvas fortes na cidade, não se aventure a enfrentar alagamentos, pois os riscos são muito grandes.
– Não feche cruzamentos e facilite a passagem de veículos de socorro.
– Quando possível, evite dirigir sob fortes chuvas. Pare em local seguro e espere a chuva passar. O mais importante é manter sempre a calma. Assim você consegue ajudar a si e a outras pessoas.

E na ocorrência de raios ?
Cuidados fora de casa:
– Abrigue-se em uma casa, edifício;
– Caso esteja em um veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas parte metálicas;
– Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, etc;
–  Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;
– Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, etc;
– Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc;
– Evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca;
– Evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
– Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão.

Cuidados em casa:
– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como televisores, geladeiras e fogões;
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Mais uma rua do Jd. Santo André ganha recape e reforço na sinalização de solo

Prefeitura

Publicado

em

O trabalho de recape e sinalização viária, em execução pela Prefeitura de Hortolândia, em ruas do Jardim Santo André, avança no sentido Avenida Olívio Franceschini-bairro. Nesta terça-feira (24/11), as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana atuam na Rua João Tertuliano Rodrigues, no cruzamento com as ruas Emily Cristienne Giovanini, Maria da Piedade Camargo, Monteiro Lobato e Senador Severo Gomes, vias já recapeadas e sinalizadas nesta segunda-feira (23/11), chegando também ao entroncamento com a Rua Pico do Itatiaia.

Publicidade

Após recape, agora os trechos ganham reforço na pintura de solo: legendas de “Pare”; faixas de retenção e de pedestres, duplas amarelas, seccionadas brancas, bem como zebrado amarelo. A ação continua pelos próximos dias, alcançando novos trechos e englobando vias próximas, entre o Jd. Santana e o Jd. Santo André. O objetivo é ampliar a segurança viária em Hortolândia.

“Nesta região, todas as ruas que são recapeadas pela Prefeitura estão recebendo também reforço na sinalização. É importante que motoristas e pedestres respeitem esta sinalização, principalmente nas vias que são mão única. Deste modo, evitaremos acidentes”, ressalta o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4939 casos confirmados, 4763 curados e 160 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta segunda-feira(2319) mostra que o município teve 4939 casos confirmados, 4763 curados e 160 óbitos.

Publicidade

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 07 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 0 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 06 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 00 caso na enfermaria do Hospital Municipal Mário Covas; 09 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 391 em isolamento domiciliar.

6293 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura continua trabalho de recuperação em área com afundamento de solo no Amanda

Portal Hortolândia

Publicado

em

Após as fortes chuvas registradas na semana passada em Hortolândia, ultrapassando 55 milímetros na quarta-feira (18/11), volume registrado pela Defesa Civil municipal, a Prefeitura    realiza reparos em tubulações que cederam no trecho da rua Duque de Caxias, entre as duas lagoas, no Jardim Amanda.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, no local, tubulações de águas pluviais foram rompidas pela força da água durante as chuvas. Como a área está entre as duas lagoas, ela é naturalmente mais úmida. Isso causou o solapamento do solo, que é a infiltração seguida de afundamento causada pela grande quantidade de água.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, para o conserto das tubulações, o asfalto é retirado, a tubulação recebe manutenção e, depois, a área é aterrada com nova base. Em seguida, o trecho será pavimentado. Parte do trânsito na rua está interditado, desde sábado (21/11), para a realização das obras de reparo nas tubulações.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho deve ser concluído em 10 dias. Enquanto isso, o acesso a via continua restrito. A Secretaria de Mobilidade Urbana já sinalizou o local, acompanha as obras de reparos, e os motoristas, se possível, devem evitar circulação pela região para prevenir acidentes.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares