Nossa Cidade

Orestes Ôngaro recebe ação contra mosquito Aedes aegypti

 

Moradores do Parque Orestes Ôngaro recebem em casa a visita de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Prefeitura de Hortolândia ligado à Secretaria de Saúde. A ação acontece nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/02), numa parceria com profissionais da USF (Unidade de Saúde da Família) Orestes Ôngaro. O objetivo é orientar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A principal dica é evitar objetos que possam acumular água. Neste ano, há um caso confirmado de Dengue em Hortolândia. Não existem confirmações de Chikungunya ou Zika.

Anuncio


Para conscientizar a população sobre a importância de manter casas, quintais e terrenos livres de criadouros, a Prefeitura lançou, em 2017, a Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes ocupados por lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que, mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública, como os criadouros do Aedes aegypti.

Ralos devem ficar protegidos com tela. Já os vasos de plantas e vasilhas de alimentação de animais precisam ficar livres der água. Brinquedos podem ser guardados em local fechado, assim como baldes e outros objetos. Atenção especial deve ser dada aos vasilhames, pneus e outros itens que tem uso menos frequente e podem servir para o mosquito se procriar. Com a colaboração de todos, é possível evitar uma epidemia na cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo