Nossa Cidade

Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Mazinho Quevedo se apresentam na 1º Festa Intercultural da cidade

Para quem sente saudades da terra natal uma boa opção, para relembrar as raízes, é a 1ª Festa Intercultural, que acontece neste sábado e domingo (16 e 17/04), na Avenida Antônio da Costa Santos, no Jardim Nova América. A realização é da Paróquia São Guido Maria Conforti, com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. O evento foi criado com o objetivo de integrar e recuperar a cultura e culinária das cinco regiões brasileiras, com sua diversidade e abrangência.

Na programação, estão incluídas apresentações musicais e de dança. A trilha sonora da celebração religiosa será da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Mazinho Quevedo, que conta com cerca de 30 violeiros. A apresentação será domingo (17/04), às 11h30, com canções inéditas de Francisco Fornavieiro, conhecido violeiro de Piracicaba.

Anuncio


Segundo mestre Chiquinho, responsável pela orquestra, a cidade de Hortolândia viverá neste fim de semana um momento histórico. “Esta será a primeira missa caipira da cidade, com composições próprias, do saudoso violeiro Nhô Chico. Serão 12 canções dele na apresentação e queremos perpetuar sua obra. É importante mostrar que o caipira tem sua espiritualidade”, diz.

Outras bandas também vão abrilhantar o evento, como a Neftali, o cantor Nilton Júnior e os jovens do grupo Kairós, que farão apresentação de danças típicas das cinco regiões brasileiras. Haverá ainda o tradicional bingo, com premiação especial em dinheiro. O sabor dos cinco cantos do Brasil estarão presentes nos pratos típicos, como Mungunzá; Baião de dois; Mandioca com torresmo; Galinhada; Pamonha; Caldo de mandioca, Bolo de mandioca; Arroz carreteiro, Vaca atolada; Tapioca; Costelinha de porco e outros, que farão a alegria do migrante e da população, que queira apreciar e conhecer novos sabores.

Segundo a comissão organizadora, a expectativa é de receber cerca de 10 mil pessoas nos dois dias de evento. O espaço contará com estrutura especial, contendo banheiros, estacionamento, segurança e barracas com cadeiras para acomodar os visitantes. A Prefeitura contribui com o evento cedendo a estrutura com 10 banheiros químicos, 4 tendas 10x10m, 8 tendas 5x5m, 50 metros de octanorm (sistema utilizado para montagem de estandes), 1 som médio, 1 iluminação média, 1 gerador e 1 palco 8x6m.

SERVIÇO:

1ª Festa Intercultural

Dias : 16/04, a partir das 18h

17/04, a partir das 10h

Local:  Comunidade Santa Edwigens, localizada na Avenida Antônio da Costa Santos, no Jardim Nova América.

PROGRAMAÇÃO

Sábado:

18h : Abertura oficial.

20h : Bingo

21h : Apresentações musicais

Domingo: 

10h : Missa Sertaneja (com participação da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Mazinho Quevedo)

A tarde:  Apresentação de danças típicas das cinco regiões brasileiras em vários momentos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo