Campinas

Orquestra de Viola faz show nos 110 anos do Mercado Municipal de Campinas

Apresentação será no sábado (14/04), às 10h30, no Centro de Campinas

A Orquestra de Viola Caipira, mantida pela Prefeitura de Hortolândia, se apresenta neste sábado (14/04), às 10h30, na cidade de Campinas. O evento será para comemorar o aniversário de 110 anos do Mercado Municipal, localizado na rua Benjamin Constant, s/n. A entrada é gratuita. 

Anuncio


O conjunto musical tocará um repertório com músicas imortalizadas nas vozes de cantores sertanejos, como: Menino da Porteira, Chico Mineiro, Caminheiro, O ipê e o prisioneiro, Vestido de seda, Amargurado, Cuitélinho, Luar do sertão, Ainda ontem chorei de saudade, Fogão a lenha, A majestade, o sabia, Colcha de retalhos, entre outras. 

A ação tem como objetivo promover formação de público, levar entretenimento à população, divulgar a música sertaneja raiz e valorizar o talento dos músicos da Região Metropolitana de Campinas.

Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, a Orquestra de Viola Caipira ganha mais visibilidade na Região Metropolitana de Campinas ao se apresentar no Mercado Municipal. “Essa apresentação representa o reconhecimento do trabalho realizado por esses profissionais. A banda foi criada para levar um pouco da cultura sertaneja, que está ligada diretamente a história do povo e da cidade de Hortolândia”,  disse Silva.

De acordo com coordenador de eventos da Prefeitura de Campinas, Renato Piva, a escolha da Orquestra de Viola de Hortolândia foi proposital porque busca retratar a origem do Mercado Municipal de Campinas. “A ideia foi trazer uma atração que se identificasse com o estabelecimento. A Orquestra de Viola traz na sua formação assuntos relacionados a vida no campo”, enfatizou Piva.  

História da Orquestra de Viola

A Orquestra de Viola surgiu no ano de 2009, por meio da Prefeitura de Hortolândia, do mestre Chiquinho, João Batista, Eliseu Teodoro e o apoio da comunidade que buscavam nas oficinas promover a cultura da viola baseada na verdadeira música sertaneja raiz aliada com o entusiasmo e a contagiante vibração dos violeiros e belíssimas canções. O timbre agudo e melódico que vem de suas cordas, aliado ao maravilhoso dedilhar da viola são marcas fortes do conjunto, que, com sotaque característico, conta histórias do campo e enaltece a tradição da viola. 

Neste sentido, a orquestra trilha um caminho de amor, divulgação e multiplicação do autêntico som de raiz, propiciando uma emoção que cativa o público que se encanta com a magia da canção. A orquestra é coordenada pelo Mestre Chiquinho. Além dos violeiros, o maestro Tim Mendes e o diretor artístico Mauri Lima, imprimem uma nova dinâmica de apresentação e profissionalização do grupo e do repertório. 

 

 

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo