Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Palco da Prefeitura registra público de 15 mil pessoas no rodeio

Prefeitura

Publicado

em

 

Cerca de 15.000 pessoas conferiram as atrações do Palco da Prefeitura nos dois finais de semana da Festa do Peão. O balanço é da Secretaria de Cultura, responsável pela curadoria das atrações que se apresentaram no Palco. No total, foram 19 artistas, da cidade e região, de diferentes gêneros musicais, como sertanejo, pop rock, samba, MPB e dança.     

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, destaca que o Palco superou as expectativas. “Neste ano, as atrações mostraram elevado nível técnico e artístico. Os artistas ficaram satisfeitos com a Prefeitura, que lhes proporcionou a oportunidade de se apresentarem em um evento de grande porte, e com a resposta do público”, destaca Alessandra.  

A secretária enfatiza que o principal objetivo foi abrir espaço e valorizar o trabalho de artistas locais. “Por meio do Palco, a Prefeitura mostrou mais uma vez que a cidade tem vários talentos. Com iniciativas como esta, a Prefeitura ajuda a fomentar a cultura do município”, salienta.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Vídeos orientam a população sobre como fazer a solicitação de poda e corte de árvores

Prefeitura

Publicado

em

Se você está com dificuldades para fazer a solicitação online de poda ou corte de árvore, a Prefeitura de Hortolândia disponibilizou tutoriais sobre como pedir estes serviços gratuitos. Os vídeos estão no site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login. Para assisti-los basta clicar na aba “Meio Ambiente” e em seguida na aba “Solicitar Serviço”. É necessário fazer cadastro no site.

Os vídeos explicativos foram produzidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. São quatro tutoriais sobre os temas “Como solicitar uma poda de árvore?”, “Como solicitar um corte de árvore?”, “Como tirar fotos para solicitar uma poda de árvore?” e “Como tirar fotos para solicitar um corte de árvore?”.

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, os vídeos são para orientar a população sobre como preencher corretamente os dados para fazer a solicitação dos serviços. Alynne salienta que os moradores têm cometido erros simples ou não colocam todas as informações necessárias, tais como as fotos da árvore a ser cortada ou podada.

Dentre os documentos necessários estão carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou algum comprovante da residência (conta de luz ou água) onde a árvore está localizada. “Em caso de haver algum erro ou da falta de algum dado ou documento exigido, a solicitação fica em aberto, impossibilitando dar andamento”, ressalta Alynne.

A solicitação de poda ou corte pode ser feita somente pelo proprietário ou inquilino do imóvel onde está a árvore. Em cada solicitação, pode ser pedida a poda ou o corte de até quatro árvores. É necessário o envio de, no mínimo, quatro fotos de cada árvore. A engenheira Alynne Danielle Sant’Anna explica que as pessoas devem enviar fotos de diferentes ângulos da árvore para melhor avaliação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Além de poda e corte, o morador pode solicitar os serviços de retirada de árvore caída ou de imunidade de corte. A solicitação de imunidade de corte é para quem deseja proteger uma árvore para que ela não seja cortada. De acordo com a engenheira agrônoma Alynne Danielle Sant’Anna, a solicitação será atendida após análise feita por um técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A análise leva em conta fatores como a idade da árvore, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

SISTEMA ONLINE

A Prefeitura de Hortolândia implantou o sistema online de solicitação de poda ou corte de árvore em outubro do ano passado para agilizar o atendimento destas demandas da população. O sistema, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela realização destes serviços, foi criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O morador pode acessar o sistema de duas maneiras. Uma delas é por meio do portal da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, clicar no link “Solicitação de Poda e Corte de Árvores”, que fica no canto inferior direito da home page. A outra maneira é pelo site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login, clicar na aba “Meio Ambiente” e em seguida na aba “Solicitar Serviço”.

Em caso de dúvidas e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 7913, ou com o Viveiro Municipal, órgão da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone (19) 3897-2926.

Empresas ou profissionais autônomos que executem serviços de poda ou corte de árvore no município são obrigados a ter cadastro junto à Prefeitura. O cadastro deve ser feito presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que fica dentro do Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. O atendimento presencial é feito de acordo com os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus com o uso obrigatório de máscara, distanciamento e sem aglomeração.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura realiza Operação Tapa-Buraco na região Central de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Operação Tapa-Buraco foi  realizada pela Prefeitura de Hortolândia nesta quinta-feira (14/01), nas ruas Nelson Pereira Bueno e Cateano Basso, na região Central.

O trabalho também foi concluído na avenida Joaquim Martarolli, que margeia o Parque Socioambiental Lago da Fé, próximo à Câmara Municipal, além de ruas ao redor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia, onde está instalada a Unidade Respiratória da Adminsitração Municipal para o combate ao Coronavírus. 

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho acontece periodicamente em diferentes regiões da cidade e, nesta sexta-feira (15/01), prossegue no Jardim Amanda.

A ação tem o objetivo de contribuir com a segurança de motoristas e pedestres, evitando acidentes e danos em veículos. O trabalho segue um cronograma elaborado nas cinco regionais da cidade.

imagem ilustrativa

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Peça “Esse Morto Não é Meu” é atração deste sábado (16/01), no YouTube

Prefeitura

Publicado

em

Em busca de diversão para o final de semana? Então, veja a dica da Prefeitura de Hortolândia para este sábado (16/01). A Companhia de Teatro ODU apresenta a comédia “Esse Morto não é meu”, às 20h, no canal do grupo, na plataforma YouTube, que pode ser acessado neste link: https://youtu.be/N8YH76L1tQY.

A exibição, gratuita, será feita também em outros dois sábados: nos dias 23 e 30 deste mês, no mesmo horário. Após cada apresentação, o público poderá participar de um bate-papo ao vivo com o elenco. A atração é feita por meio de recursos da Lei Aldir Blanc. As informações são da Secretaria de Cultura.

“A ideia é falarmos sobre o processo de criação e concepção do espetáculo e responder perguntas (caso haja) dos espectadores presentes”, comenta a atriz e produtora cultural do grupo, Carmen Bordalho. “A proposta é trazer o público para dentro da trama, na intenção de que esqueça que está ‘sentado’ em casa e se transporte para dentro do apartamento e vivencie a situação junto com os personagens. Embora estejamos falando de uma comédia e de uma historia fictícia, a trama nos traz questionamentos constantes e são essas questões que desejamos passar ao público para que reflitam”, acrescenta ela.

Com direção de Raquel Magalhães e dramaturgia da própria companhia, a comédia é desaconselhada para menores de 14 ano, segunda a classificação etária. De acordo com a sinopse divulgada pela Cia ODU, termo que na Língua Iourubá significa “Destino”, “Esse Morto Não é Meu” retrata a história de uma família nada convencional, formada por Perpétua, Tião e Paula, que mora em um apartamento na grande São Paulo. A trama acontece em torno do telefonema que, certo dia, à noite, Perpétua recebe, do asilo onde a sogra, Dona Graça, morava, havia anos, e da misteriosa aparição de um cadáver atrás do sofá da sala. A partir daí, a trupe pergunta aos espectadores: “O que você faria com um morto que não é seu?”

A companhia é formada por artistas de Hortolândia, acompanhada de um convidado, e faz parte da programação de atividades relacionadas à Lei Aldir Blanc, sancionada pelo Governo Federal em junho do ano passado. A medida visa garantir renda emergencial, repassada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, a profissionais do setor cultural.

“A Lei Aldir Blanc (LAB) tem em seu legado a oportunidade de mostrar à população a diversidade da nossa produção cultural e, assim, garantir o cumprimento do pleno direito ao acesso à cultura e às artes. Vivemos um momento especial para a política pública de cultura e a LAB é um importante instrumento para fortalecer a produção e fruição de ações culturais, o que resulta em benefícios para a sociedade e o desenvolvimento de suas potencialidades”, ressalta o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.

 

Confira a Ficha Técnica:

DIREÇÃO: Raquel Magalhães

DRAMATURGIA: Cia ODU

CENOGRAFIA, ADEREÇOS e FIGURINOS: Cia ODU

TRILHA SONORA ORIGINAL: Marco Gonzalez

ILUMINAÇÃO E SONOPLASTIA: Camila Guinatti

CRIAÇÃO E PRODUÇÃO: Cia ODU

 

ELENCO ODU:

Perpétua – Gigi Nogueira

Dona Graça – Raquel Magalhães

Tião – Aldenir Carlota

Paula – Carmen Bordalho

ATOR CONVIDADO:

Boliva – Leandro Vitti

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares