Connect with us

Nossa Cidade

Palestra sobre afetividade na escola abre Jornada Pedagógica da Prefeitura nesta quarta (08/02)

Prefeitura

Publicado

em

Começa, nesta quarta-feira (05/02), a Jornada pedagógica 2020, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A palestra sobre “Afetividade em sala de aula”, com o Prof. Dr. Sérgio Leite e equipe, marca a abertura oficial do evento, que, neste ano, tem como tema “Educação em Movimento: desafios e experiências compartilhadas”. A palestra será às 8h30, no auditório do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.

A previsão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a Jornada envolva mais de 2000 profissionais da Educação que atuam nas escolas municipais de Hortolândia. Ao todo, o evento acontecerá em três períodos: pela manhã, das 8h às 11h; à tarde, das 13h às 16h30; e à noite, das 18h às 21h. Estão previstas oficinas em oito locais polo, dentre eles o próprio Centro de Formação e as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, Cláudio Roberto Marques, Marleciene Priscila Presta Bonfim, Janilde Flores Gaby do Vale e Salvador Zacharias Pereira Júnior. Há 56 palestrantes confirmados.

Estas oficinais serão destinadas a gestores educacionais, professores da Educação Básica e Integral (Educação Infantil, Ensino Fundamental, projetos e professores especialistas, AEE e CIER), educadores infantis, infantojuvenis e agentes educacionais. As atividades abrangem oito eixos temáticos: Línguas: Materna, Inglês e Libras; Linguagens Artísticas; Corpo e Movimento; Contação de Histórias; Matemática; Parte diversificada: Matriz Curricular Municipal: saúde, trânsito, vida familiar e social, direito da criança e do adolescente, meio ambiente, empreendedorismo, tecnologia, história da cultura afro-brasileira e indígena; Educação Inclusiva e Gestão Educacional.

Quem é Sérgio Leite

Segundo o currículo disponível na Plataforma Lattes, Sérgio Antônio da Silva Leite é, atualmente, professor titular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Graduado em Psicologia pela Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em 1971, possui mestrado (1976) e doutorado pela USP (Universidade de São Paulo (1980). “Tem experiência na área de Psicologia Educacional, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem. A partir de 2013, coordena o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade”, informa o texto criado pelo próprio autor, que coordena o Grupo do Afeto.

Além do Prof. Leite, compõem a equipe os seguintes pesquisadores: Adriano Caetano Rolindo, Ana Cláudia de Sousa Rodrigues, Daniela Gobbo Donadon, Elvira Tassoni, Isabela Ramalho Orlando (mestres e doutorandos) e a Drª em Educação Flavia Regina de Barros.

VOLTA ÀS AULAS

Nesta segunda-feira (03/02), as escolas municipais de Hortolândia reabriram com atividades de planejamento e organização para o início de mais um ano letivo. Na quinta (06/02), alunos das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) voltam às salas de aula, com períodos de adaptação para as turmas da Educação Infantil. 

Para os matriculados em escolas do Bolsa Creche a retomada das aulas aconteceu na segunda-feira (03/02), com uma semana de adaptação. Ainda neste mês, bem no início das aulas, a Prefeitura iniciará a entrega de kits de uniforme escolar e material aos alunos.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, neste ano há 26.080 alunos matriculados na rede municipal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolandia retifica números sobre coronavírus

Redação

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Hortolandia retificou, neste sábado(28), o número de casos de coronavírus no município. A Secretaria de Saúde do Estado havia informado na última quarta-feira(26) que havia 2 casos na cidade.

A Prefeitura de Hortolandia solicitou a correção dos dados, informando que na cidade há apenas 1 caso de contaminação por coronavírus.

56 pacientes estão sob investigação, aguardando resultados de exames. 10 casos já foram descartados na cidade.

A Prefeitura de Hortolandia ressalta que os casos confirmados são informados imediatamente a Secretaria de Saúde do Estado.

No estado de São Paulo, são 1.406 casos confirmados de coronavírus, com 84 óbitos, de acordo com o último balanço do estado divulgado neste sábado.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Guarda Municipal de Hortolândia detém dois após carreata dos comerciantes

Redação

Publicado

em

Por

Os comerciantes foram para frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Hortolândia, na manhã desta sexta-feira (27) por volta das 10 horas, no Parque São Miguel. Dois indivíduos foram detidos pela Guarda Municipal. 

Equipes da Guarda Municipal foram solicitados via rádio a comparecerem na rua José Cláudio Alves dos Santos, onde havia uma carreta transitando pela rua com várias pessoas. A equipe chegou em frente ao prédio da prefeitura, onde os manifestantes estavam impedindo o tráfego de veículos. 

Segundo os Guardas Municipais, os manifestantes desembarcaram dos veículos e começaram a andar, a manifestação durou uns quarenta minutos e logo depois as pessoas foram saindo do local.

A Guarnição abordou um veículo que estava na carreata na avenida Olívio Franceschini, então o veículo e os passageiros foram encaminhados até a delegacia.

Diante dos fatos, dois homens foram levados para providência da polícia judiciária, após se certificar dos fatos através das declarações apresentadas, a autoridade determinou apenas o registro e todos foram liberados.

Após os comerciantes se reunirem no estacionamento de uma loja de Departamentos, seguiram em carreata até o Palácio das Águas. 

A reportagem do Portal Hortolândia entrou em contato com alguns comerciantes que preferiram não se identificar, onde eles falaram que só queriam chamar a atenção das autoridades para a situação difícil que estão vivendo sem poderem trabalhar. 

De acordo com um comerciante, a manifestação foi positiva, o que atrapalhou o objetivo foram duas pessoas que aproveitaram o movimento para fazerem politicagem.

Por Raquel Trindade

Continue Lendo

Nossa Cidade

Jardim Amanda recebe nebulização veicular para eliminar o mosquito Aedes aegypti

Prefeitura

Publicado

em

Apesar de o foco atual ser o enfretamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia continua com o trabalho de prevenção às arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta semana, a Administração em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual, realizou nebulização veicular para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, em várias ruas do Jardim Amanda. A ação contou ainda com apoio de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde.  

Por meio de um veículo equipado com um aparelho nebulizador, a ação consiste em espalhar inseticida em forma de vapor para eliminar o Aedes aegypti. Para que o inseticida tenha maior eficácia, a nebulização é feita três dias seguidos. Durante a ação, o veículo nebulizador circulou pelo Jardim Amanda, acompanhado por uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana.

10 MINUTOS

A Prefeitura salienta que a população também deve fazer sua parte e colaborar na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. Para isso, a Secretaria de Saúde está com a campanha “10 minutos contra o mosquito”, em que explica como é possível, em apenas 10 minutos por semana, acabar com o ciclo de procriação do Aedes. No material informativo, há orientações para checar alguns itens dentro de casa e nos quintais. O material está disponível no site da Prefeitura, neste LINK.

Além disso, a Prefeitura tem realizado nebulização com auxílio de bomba de aspersão manual em diferentes regiões da cidade. Nesta ação, agentes da UVZ equipados com a bomba de aspersão presa nas costas visitam casas e espallham o inseticida para eliminar focos de criadouro de larvas do Aedes.

Neste ano, até o momento, o município tem 808 casos notificados de Dengue, dos quais 175 positivos, 245 negativos e 388 aguardam o resultado do exame. A cidade não tem ainda neste ano nenhum caso notificado de Chikungunya e Zika.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo