Nossa Cidade

Palestras de qualificação profissional reúnem 200 trabalhadores na ETEC

Prefeitura realizou atividade de formação para desempregados em parceria com a escola técnica

O prefeito Angelo Perugini conversou com cerca de 200 pessoas, entre moradores da cidade e alunos da ETEC (Escola Técnica Estadual), durante o evento “Observatório Mundo do Trabalho – Programa de Geração de Emprego e Renda”, realizado pela Prefeitura, na noite desta segunda-feira (10/04), no prédio da instituição de ensino, localizado no bairro Remanso Campineiro.

Anuncio


O evento, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com a presença de representantes das empresas Amsted Maxion, Belgo Bekaert e Dell Computadores. Esta é a quinta reunião organizada pelo secretário Dimas Correa Pádua, neste ano. As quatro primeiras foram realizadas nas regiões do Jardim Rosolen, Nova Hortolândia, Amanda e Nova América.

A comentar o trabalho da Administração Municipal na busca por mais emprego, Perugini lembrou que a origem de Hortolândia está na busca do emprego e de melhores condições de vida. “Cada um de nós que está aqui, ou veio para cá em busca de emprego ou foram seus pais e avós que assim o fizeram. Nosso empenho pela retomada do desenvolvimento, com mais empregos e renda, precisa contar com a participação de todos. Nossa tarefa é alavancar o número de empregos. Para isso, estabelecemos meta e iniciamos um diálogo que estava adormecido na cidade: a interação entre poder público, moradores e empresários. O espírito positivo que parece tomar conta da economia tem que tomar conta também da gente na busca por soluções”, afirmou.

A reunião contou com a presença do diretor da ETEC, Renato Willians, que abriu as portas para que a Prefeitura conversasse com alunos da instituição e moradores de várias regiões da cidade. Os representantes das empresas Dell Computadores, Belgo Bekaert e Amsted Maxion participaram com palestras sobre o mercado de trabalho, dicas de como fazer uma entrevista e o perfil exigido dos profissionais atuais.

CURSOS GRATUITOS
A parceria da Prefeitura com a ETEC garantirá aos moradores cursos gratuitos nas áreas de informática básica, higiene e manipulação de alimentos, preparação para entrevista e preenchimento de currículos.

Nos próximos dias, a Prefeitura divulgará o calendário de realização dos cursos, local e data para inscrição. Os participantes receberão certificado emitido pela ETEC e a Prefeitura.

A geração de emprego e renda está entre as ações prioritárias da Administração do prefeito Angelo Perugini. Hortolândia registra uma taxa de desemprego de 17% da PEA (População Economicamente Ativa), segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Quando Perugini deixou a Prefeitura, em 2012, a taxa de desemprego era de 2% da PEA.

Naquela época, o governo atraiu empresas e empregos para o município com a concessão de incentivo fiscal, aproximação da Prefeitura com os empresários, valorização dos micros e pequenos empreendedores, além de investir na qualificação profissional dos trabalhadores. A Prefeitura dá os primeiros passos para retomar esse trabalho e combater o desemprego.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo