Nossa Cidade

Palestras orientam população sobre descarte de resíduos nos PEVs

Durante 20 encontros, moradores vão receber orientações sobre Pontos de Entrega Voluntária, instalados em quatro regiões da cidade

pev

Anuncio


Com o objetivo de levar informações à comunidade sobre os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove, em quatro regiões da cidade, palestra sobre “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. A ação acontece no Parque Gabriel, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Interlagos e Jd. Adelaide (veja abaixo a programação das palestras).

Ao todo, serão 20 palestras nos bairros onde os PEVs estão sendo implantados. Neste mês, já estão confirmados 13 encontros. Além das palestras, a população destes bairros também receberá cartilhas e folders explicativos, com informações sobre o funcionamento dos PEVs.

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária, aberto de segunda a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 18h, onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. É proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio da Silva, a ideia do PEV parte do princípio da educação ambiental. “As palestras explicam didaticamente como é o funcionamento do PEV, que visa melhorias na cidade. São também uma forma de interagir com o cidadão e ter participação popular”, destaca.

De acordo com Aldo, as pessoas estão procurando e entendendo o que é o espaço, que está dando oportunidade para que a população se eduque e separe os materiais. “Nossa expectativa é que o projeto seja um sucesso”, completa.

Resíduos sólidos e sustentabilidade

Com o título “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, as palestras voltadas para a comunidade são ministradas pela bióloga Fernanda Capuvilla, da empresa Humanizar Consultaria Socioambiental, e abordam a questão do desafio da sustentabilidade, em relação à geração e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Durante os encontros, esclarecimentos a respeito da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) também são feitos, para que os participantes compreendam o papel que desenvolvem, como geradores de resíduos.

Como ponto principal, as palestras visam instruir a comunidade sobre a implantação dos PEVs, bem como a sua importância para limpeza e conservação da cidade. Com relação ao tema, palestrantes também explicam o que pode ou não ser encaminhado aos PEVs, entre outros aspectos, como a localização do espaço.

Resíduos no lugar certo, cidade preservada

Inaugurados há uma semana, os PEVs do Pq. Gabriel, Jd. Interlagos e Jd. Adelaide já mostram resultados da contribuição da comunidade. Até o momento, o PEV Pq. Gabriel já recebeu 80kg de resíduos; o PEV Jd. Interlagos, 220kg; no PEV Jd. Adelaide, foram depositados 20 kg de resíduos.

Para a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a instalação dos PEVs visa conscientizar os moradores sobre o descarte correto de resíduos. “Isso reflete na preservação do meio ambiente, por meio da transformação nos bairros, onde, até então, os moradores não possuíam opção para descarte de resíduos recicláveis, entulhos e volumosos”, afirma. Segundo Eliane, como consequência, há a limpeza de Hortolândia, de forma sustentável.

“Além disso, com os Pontos de Entrega Voluntária, contribuímos com a geração de emprego e renda da Cooperativa Unidos para Vender, parceira no funcionamento dos PEVs”, avalia Eliane. De acordo com a diretora, o fortalecimento da cooperativa e inclusão de novos catadores, fazem com que Hortolândia atenda às exigências estabelecidas na PNRS.

Palestras sobre implantação dos PEVs:

Região PEV Parque Gabriel
Data e Horário: 6 de novembro, 19h30 às 20h30
Local: E.E Profª Hedy Madalena Bocchi
Endereço: Rua Pico do Itatiaia, 333 Jd Evereste

Data e Horário: 17 de novembro, 8h às 9h
Local: E.E Profª Hedy Madalena Bocchi
Endereço: Rua Pico do Itatiaia, 333 Jd Evereste

Data e Horário: 18 de novembro, 8h às 9h e 19h30 às 20h30
Local: E.E Manuel Ignácio
Endereço: Rua Luís Camilo de Camargo, 355 – Centro

PEV Jd. Nossa Senhora Auxiliadora
Data e Horário: 7 de novembro, 11h às 12h
Local: E.E Maristela
Endereço: Rua Valdevino Isidoro Marciano, 174 – Jd Minda

Data e Horário: 13 de novembro, 8h às 9h, 13h30 às 14h30, 19h30 às 20h30
Local: E.E. Profª Liomar Freitas Camara
Endereço: Rua Edina Pampa da Fonseca,29 – Vila Real Continuação

Data e Horário: 17 de novembro, 19h30 às 20h30, 20h45 às 21h30
Local: E.E. Recreio Alvorada
Endereço: Rua Rio Missipi, 150 – Pq. Orestes Ôngaro

Região PEV Jardim Interlagos
Data e Horário: 27 de novembro, 9h às 10h
Local: Espaço Bem-Estar Hortolândia
Endereço: R: Pedro Pereira dos Santos, 179, Sta. Clara

Região PEV Adelaide
Data e Horário: 28 de novembro, 9h às 10h
Local: CRAS Rosolen Grupo Terceira Idade.
Endereço: Rua Guido Rosolen, 177 – Jd Rosolen

Data e Horário: 29 de novembro, 20h às 21h
Local: E.E Dr. Honorino Fabbri
Endereço: Rua Osório Cândido da Silva, 179 – Jd. Sumarezinho

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo