Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Papel das redes sociais é tema do 2° encontro online voltado a profissionais da Educação da Prefeitura de Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

A fim de discutir o “Uso e ações das redes sociais no serviço público”, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (30/07), o 2° encontro virtual de formação continuada voltado a profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento, realizado por meio do aplicativo Zoom, contou com a participação de mais de 160 profissionais, entre gestores das escolas municipais e do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. A palestrante convidada, a jornalista Silvana Guaiume, abordou temas como interações nas redes e as fake news. A rede municipal conta com 58 escolas e cerca de 26 mil alunos.

O objetivo é estreitar o diálogo do grupo e oferecer orientações técnicas das áreas da comunicação, bem como discutir o papel das mídias sociais como recurso tecnológico para fortalecer um espaço de aprendizagem, que exige a reflexão de um novo comportamento social, cultural e humano. Desde março, a rede municipal de ensino teve as aulas presenciais suspensas, cumprindo a obrigatoriedade do ensino remoto, via Blog Educacional, diante das leis e normas estabelecidas para contenção da pandemia do novo Coronavírus.

O encontro foi mediado pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fabiana Rodrigues, e contou com a participação da secretária de Educação, Sandra Fagundes Freire. Com o apoio da Secretaria de Governo, o diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia, jornalista Douglas Moraes, também participou e destacou sobre a importância do tema e do evento.

“Oferecer esses encontros como espaço de formação e debate é uma iniciativa louvável da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia. É muito importante ampliar o debate e o acesso a conteúdos e experiências em torno do tema e das técnicas para a utilização das redes sociais, principalmente por entender que esse é um momento importante para a comunidade, de se integrar a essas tecnologias, se empoderar e participar, por meio, principalmente, da Educação, que é uma das áreas de maior inclusão dentro de uma comunidade”, ressaltou Moraes.

A palestrante Silvana Guaiume é jornalista, bacharel em Comunicação pela PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Atualmente é Diretora de Comunicação na Prefeitura de Valinhos. Em sua fala, compartilhou informações e orientações relevantes diante do cenário educacional e apresentou elementos da comunicação para que os gestores possam direcionar ações e avaliar a diferença do uso das redes sociais com teor pessoal e o papel específico do ponto de vista educacional. “Redes sociais são fontes de informações e, na educação virtual, o professor propõe experiências de aprendizagem, o professor passa para orientador e provedor de recursos que tragam conhecimentos”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, neste tempo de pandemia, com as aulas presenciais suspensas, os alunos da rede municipal de Hortolândia são acompanhados pelos professores através de diversas mídias sociais e pelo Blog Educação. “Vivemos um tempo em que as mídias são necessárias para a comunicação entre as pessoas, para contato e interação com as famílias de nossos alunos, tendo em vista a situação que estamos vivendo. Nos aperfeiçoar no sentido de melhorar, oportunizar a todos essa integração se faz necessária. Por isso, a formação dos profissionais da educação, para que possamos aprender como nos relacionarmos melhor com as possibilidades tecnológicas que temos e como fazer o melhor uso  delas para facilitar a comunicação e a produtividade dos nossos alunos, o aprendizado e garantir mais vínculos. Ainda que em tempos de isolamento social, que nós possamos estar mais próximos, por meio das tecnologias . Vamos continuar as formações, porque o momento é desafiador tanto do ponto de vista  tecnológico como do das questões da saúde. Estamos aprendendo e, embora com tantos desafios, necessitamos olhar com positividade neste momento, com tantos aprendizados que sendo oportunizados  durante esse período”, enfatizou Sandra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade18 horas atras

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos...

Nossa Cidade1 dia atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade1 dia atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade1 dia atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial1 dia atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade1 dia atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares