Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Para aprimorar conhecimentos, bolsistas do Programa Acerte aprendem novas técnicas de costura

Prefeitura

Publicado

em

Após concluírem a confecção dos uniformes escolares e das máscaras de proteção individual, distribuídas a quem mais precisa para evitar a disseminação do Coronavírus, os 53 bolsistas do Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação) estão aprendendo novas modalidades de costura para se manterem ativos e se qualificarem para o mercado de trabalho. O projeto social da Prefeitura de Hortolândia envolve moradores da cidade, em vulnerabilidade social, com idades entre 18 e 60 anos.

Publicidade

Atualmente, os 53 bolsistas confeccionam artesanato e praticam exercícios para aprender a mexer em diversas máquinas de costura. Eles estão alocados em dois turnos. Uma equipe realiza as atividades das 8h às 12h e a outra das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A formação é ministrada no CQP II (Centro de Qualificação Profissional) Costura & Moda, localizado na Rua Eleusina Batista Silva, 14, no Jardim Terras de Santo Antonio.

O projeto é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção é feita por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), existentes na cidade. O objetivo é proporcionar aos aprendizes a possibilidade de reinserção no mercado profissional ou de se tornarem empreendedores.

“Nossos bolsistas concluíram a etapa de confecção de máscaras e uniformes escolares, mas a Prefeitura os mantêm atuando, desenvolvendo novas atividades como o aperfeiçoamento no manuseio das máquinas e das costuras, criando artesanatos, como bolsas e ‘nécessaires’, por exemplo. Os beneficiários do programa também aprendem técnicas que ajudam no ‘domínio’ de diferentes tipos de máquinas de costura”, explica o coordenador dos bolsistas, Aniceto Rodrigues.

Geração de renda

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, graças à iniciativa, os participantes têm a oportunidade de aprender uma profissão. Como contrapartida, os bolsistas recebem cesta básica, vale transporte e bolsa de R$ 710/mês. “Acreditamos que esse programa, com o viés de transferência de renda, propicia ao bolsista a reinserção no mercado de trabalho com uma profissão cuja mão de obra é sempre necessária, além da possibilidade de serem empreendedores e atuarem de forma autônoma”, afirma o diretor Gérson Ferreira.

“As aprendizes saem deste curso bem preparadas para buscar uma vaga no mercado de trabalho. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, os contratos foram mantidos e elas estão aprendendo novos recursos para se aprimorarem. Todos estão realizando as atividades de acordo com o Código Sanitário do Estado de São Paulo, mantendo a distância necessária e usando proteção contra a disseminação da doença”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Programa Quem é Você recebe o candidato a prefeito Dr George

Redação

Publicado

em

Por

Não percam nesta terça-feira(20), no programa Quem é Você, onde o apresentador Júlio Ribeiro recebe o candidato a prefeito pelo PSDB, Dr George.

Publicidade

Neste programa você vai conhecer um pouco mais Dr George, que concorre o cargo de prefeito de Hortolândia ao lado de Simone Betini (DEM), contará sua história de vida e o porque entrou para o mundo da política, assim como seus projetos caso eleito.

Marcar lembrete no Youtube:
https://youtu.be/kPQGVM2wNyA

Marcar lembrete no Facebook:
https://www.facebook.com/portalhortolandia/posts/1891172404357643

SOBRE O PROGRAMA

O programa QUEM É VOCÊ vai ao ar toda semana e tem como principal objetivo disponibilizar um espaço onde os convidados podem contar a sua história de vida e ligação com a cidade.

O programa é uma parceria entre Rafa Som Produções e Eventos, Portal Hortolândia e o apresentador Júlio Ribeiro da Rádio Top FM, onde juntos, proporcionam um bate-papo descontraído em um estúdio de Ponta, com Transmissão Ao Vivo e Simultânea no Facebook e no Canal Youtube do Portal Hortolândia.

As entrevista mantém um distanciamento entre entrevistado e apresentador, respeitando as recomendações em prevenção à Covid-19.

Se você é um pré-candidato no município, empreendedor ou figura pública e gostaria de contar sua história ao vivo ou você gostaria de ver a propaganda da sua empresa no programa, entre em contato com a gente pelo Whatsapp (19)9.9622-6706.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Mutirão de recapeamento nas ruas de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, neste final de semana, mais uma etapa dos serviços de recapeamento que acontecerão em todas as regiões da cidade. No Residencial João Luiz e Jardim Santa Clara do Lago, quatro ruas já foram recapeadas: Pedro Pereira dos Santos, Equador, José Alves Pereira e Belo Horizonte.

Publicidade

O recapeamento continua, nos próximos dias, em diferentes regiões da cidade. O serviço começa pela fresagem, que é a remoção da camada superficial do asfalto, preparando a base da rua para receber nova camada de pavimento.

Viaduto recebe reparos

Na manhã desta terça-feira (20/10), equipes da Prefeitura fizeram manutenção no viaduto 17 de Abril, próximo ao Supermercado São Vicente, na Região Central. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, apenas uma faixa estará liberada para o tráfego.

“Pedimos a atenção do motorista ao circular pelo local. O trabalho de manutenção começou nesta segunda-feira e amanhã será concluída mais etapa. Se possível, pedimos que a região seja evitada”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia aplica 805 doses no Dia D da Campanha de Multivacinação

Portal Hortolândia

Publicado

em

As famílias aproveitaram o Dia D da Campanha de Multivacinação, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no sábado (17/10), para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 805 doses de vacinas de rotina para crianças e adolescentes com idades inferior a 15 anos. Já para crianças de 1 a 4 anos, o sábado foi o Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite. Foram imunizadas 1.780 crianças desta faixa etária. No Dia D, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município funcionaram das 8h às 17h, com exceção das UBSs Nova Europa e Taquara Branca.

Publicidade

Para a Vigilância Epidemiológica, o balanço do Dia D da campanha de multivacinação foi positivo e surpreendeu as expectativas. O órgão atribui esta grande procura ao fato de que as crianças precisam estar com o atestado vacinal em dia para que suas famílias possam matriculá-las para o próximo ano letivo na rede municipal de ensino.

Para quem não pôde levar crianças e adolescentes no Dia D, as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação vão até o dia 30 deste mês nas UBSs do município. Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, que neste ano está baixa em razão da pandemia do Coronavírus.

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguirão os protocolos sanitários, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. Dentre as medidas que serão adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estarão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificarão as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Confira a lista das UBSs onde estão disponíveis as vacinas:  

UBSHorário
Adelaide 7h às 16h
Campos Verdes 7h às 16h
Nova Europa 7h às 16h
Orestes Ôngaro 7h às 16h
Santa Esmeralda 7h às 16h
Santiago 7h às 16h
São Bento 7h às 16h
São Jorge 7h às 16h
Taquara Branca 7h às 16h
Emeief João Carlos do Amaral Soares 7h às 16h30
Novo Ângulo 7h às 17h
Amanda II 7h às 18h
Rosolen 7h às 18h
Santa Clara 7h às 18h
Amanda I 7h às 19h
Figueiras 7h às 19h
Parque do Horto 7h às 19h
Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares