Connect with us

Nossa Cidade

Para evitar disseminação do Coronavírus, Prefeitura ensina estudantes a higienizar as mãos

Prefeitura

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (16/03), estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia aprendem uma nova lição: como lavar as mãos de modo eficaz, seguindo protocolos de higienização semelhantes aos adotados pelos profissionais de saúde e preconizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A medida, adotada em todas as 57 escolas da Prefeitura, beneficia cerca de 26 mil alunos e visa contribuir para a saúde coletiva, ajudando a reduzir a propagação do Coronavírus, agente transmissor da COVID-19.

Estes e outros procedimentos estão em pauta e vêm sendo trabalhados pelos professores para que os estudantes se previnam e também sejam agentes multiplicadores. Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dona Ana Bodini Januário, por exemplo, graças à parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia, crianças e jovens aprenderam na prática, com o enfermeiro Renato Machado, os 10 passos para uma higienização eficaz, capaz de evitar a COVID-19 (veja abaixo). É preciso lavar, detalhadamente, diversas partes, como palmas, dorso, região entre dedos, polegares, unhas e punhos. 

“A prática da lavagem de mãos é a melhor forma de prevenir o Coronavírus. 

O ambiente escolar tem muitas crianças, em contato com outras crianças, e acabem indo para casa e lá tem o vovô e a vovó, e outras pessoas mais suscetíveis de ter a doença. A lavagem de mãos é uma forma efetiva, eficaz, muito eficiente de prevenção, sobretudo para as crianças. Além de aprender aqui na escola, quando chegam em casa vão cobrar do pai e da mãe que façam a lavagem das mãos, o que é muito importante. O ideal é que seja feita quando o aluno chega a escola, antes e depois de ir ao banheiro, antes e depois das refeições, bem como após atividades físicas e situações em que tenha contato com materiais do meio ambiente, como terra, plantas, flores e objetos”, explica o enfermeiro.

Nova rotina

Nesta semana, em razão dos cuidados para conter a doença, a rotina nas escolas está alterada. Até sexta-feira (21/03), as atividades pedagógicas regulares estão sendo substituídas por conversas e práticas voltadas à prevenção da COVID-19. É uma semana de adaptação para que pais e responsáveis se organizem e vejam quem na família poderá ficar com crianças e jovens a partir do dia 23 deste mês, uma vez que as aulas estarão temporariamente suspensas, por determinação da Seduc/SP (Secretaria da Educação de São Paulo).

“Esta semana as escolas ainda estão abertas, devido às orientações. Mas, na semana que vem, as aulas estarão suspensas, tendo em vista o combate ao vírus. É preciso que os pais dos alunos tenham tranquilidade, mas procurem se isolar com suas famílias, manter as crianças dentro de casa, porque as aulas serão suspensas justamente pela preocupação com a contaminação. Então, não permitam que crianças saiam de casa. Que as famílias possam se poupar para que nós tenhamos esta ação preventiva e Hortolândia possa estar preparada e não ser um ambiente que proporcione contaminação”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire.  

Saiba como ficam as aulas nas escolas municipais, estaduais e particulares de Hortolândia

Na semana de 16 a 21/03: as escolas ficarão abertas para receber alunos cujos pais não têm com quem deixar crianças e jovens. As faltas serão abonadas. As atividades serão voltadas à prevenção da COVID-19, doença transmitida pelo Coronavírus. É uma semana de adaptação, para que os pais possam se planejar.

A partir de 23/03: para evitar a propagação do Coronavírus, as aulas serão suspensas por tempo indeterminado. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas.

Veja os 10 passos da lavagem de mãos:

1.Molhar as mãos

2.Pôr sabonete

3.Lavar as palmas

4.Lavar o dorso

5.Lavar entre os dedos

6.Lavar polegares

7.Lavar unhas

8.Lavar punhos

9.Secar as mãos com papel toalha

10.Fechar a torneira, usando papel toalha

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Novas permissões e novos horários de funcionamento de algumas atividades em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Confira as novas permissões e novos horários de funcionamento de algumas atividades, de acordo com o Decreto Municipal n˚ 4.461, de 5 de junho de 2020.

Art. 1º As pessoas jurídicas cujo objeto social tenha como código de atividade principal a panificação, e que produzam predominantemente massas alimentícias do gênero de confeitaria e produtos alimentícios complementares, estão contempladas pelas regras de funcionamento aplicadas às padarias.

Art. 2º Os estabelecimentos que se enquadram neste entendimento são conhecidos como:
I- Confeitarias;
II- Docerias
III- Pão de queijarias; e
IV- Casas de bolos.

Parágrafo único. As atividades de comercialização de doces industrializados prontos para consumo, como bombonieres e chocolaterias, não estão contempladas neste entendimento.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação (05/06/2020).

Saiba mais, clique aqui

Continue Lendo

Nossa Cidade

Centro de Hortolândia registra aglomeração neste Sábado(6)

Redação

Publicado

em

Por

Quem passou pelo centro de Hortolândia neste sábado(6) pode ver as calçadas lotadas e filas enormes para entrar nas lojas. Cena muito diferente dos sábados anterior à medida de flexibilização.

A pesar da maioria das pessoas seguir a recomendação de usar máscara de proteção, foi possível notar nas enormes filas a falta do distanciamento entre as pessoas, que pelo decreto municipal é de no mínimo 2 metros.

Ainda de acordo com o Decreto, o comércio tem responsabilidade sobre a organização das filas, assim como o controle de entradas de pessoas limitadas ao estabelecimento. O descumprimento das ordem podem acarretar em multa.

Desde segunda-feira(1) a maioria dos comércios puderam abrir suas portas para receber os cliente, entre o horário das 10h às 14h.

TAXA DE ISOLAMENTO SOCIAL

A taxa de isolamento social em Hortolândia vem caindo com a medida de flexibilização. De acordo com o Sistema de Monitoramento de Isolamento Social do Governo do Estado, a média desta semana ficou em 43% na cidade, muito a baixo do recomendado.

O Prefeito Ângelo Perugini falou em Live na última quarta-feira para a população ter consciência que apesar da reabertura gradual do comércio, a melhor opção para o combate contra o coronavírus é ficar em casa.

CORONAVÍRUS EM HORTOLÂNDIA

Neste sábado foi registrado mais uma morte por Covid-19 em Hortolândia, chegando a um total de 19 óbitos. O número de casos confirmados chegou a 181, sendo que 144 pessoas já foram curadas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia registra o 19ᵒ óbito por Covid-19

Redação

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Hortolândia confirmou no começo da tarde deste sábado(6) mais um óbito por covid-19 na cidade, somando um total de 19 mortes.

A paciente era uma mulher de 88 anos, que foi internada na Unidade Respiratória Nova Hortolândia no dia 28/05, mesma data que foi colhido o exame para detectar o Coronavírus.

A paciente foi transferida para o Ambulatório Médico de Especialidade(AME) em Campinas (SP) no dia 02/06.

O falecimento ocorreu no dia 03/06 e o resultado do exame atestando positivo para Covid-19 foi recebido nesta sexta-feira(5). A paciente tinha outras comorbidades.

CORONAVÍRUS EM HORTOLÂNDIA

Em menos de uma semana foram registrados 5 mortes por covid-19 em Hortolândia. A cidade já tem 181 casos confirmados da doença e 144 curados.

LEIA TAMBÉM CENTRO DE HORTOLÂNDIA REGISTRA AGLOMERAÇÃO NESTE SÁBADO(6)

Continue Lendo