Nossa Cidade

Para evitar novos casos de Dengue, Prefeitura faz nebulização no Jd. do Bosque e Sta. Rita de Cássia

A Prefeitura de Hortolândia reforça a prevenção no combate à Dengue. Nesta quarta-feira (13/05), agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realizaram nebulização no Jardim do Bosque e no Jardim Santa Rita de Cássia. A ação aconteceu na região delimitada pelas ruas Libero Badaró, Terezinha Navarro da Silva, Casemiro de Abreu, José João da Silva, Paulino Rosa e Presidente Tancredo Neves.   

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a região teve, até o momento, quatro casos positivos de Dengue (um no Jardim no Bosque e três no Jardim Santa Rita de Cássia). Apesar de o número ser baixo, o coordenador da UVZ, Ibraim Almeida, explica que a nebulização foi realizada na região em caráter preventivo a fim de evitar que ocorram novos casos. 

Anuncio


Segundo a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra, até o momento, 1.472 casos notificados de Dengue, dos quais 364 casos positivos, 479 casos negativos e 629 casos aguardam resultado. A cidade registra, até o momento, 1 caso notificado de Chikungunya, que aguarda o resultado. Neste ano, até o momento, a cidade não tem nenhum caso notificado de Zika. 

A Prefeitura também tem realizado nebulização veicular, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual, em diversas regiões da cidade. A ação consiste em espalhar inseticida em forma de vapor, a partir de um veículo equipado, a fim de eliminar o Aedes aegypti. Para que o inseticida tenha maior eficácia, a nebulização deve ser feita durante três dias seguidos. 

10 MINUTOS  

Durante o período de isolamento social, a população pode fazer sua parte e ajudar a Prefeitura de Hortolândia na prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Uma atividade útil é limpar a casa e, assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, causador de Dengue, Zika e Chikungunya. Para isso, basta fazer algumas tarefas simples, tais como manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. 

Estas e outras orientações fazem parte da campanha “10 minutos contra o mosquito”, da Secretaria de Saúde. A ação explica que, em apenas 10 minutos por semana, é possível acabar com o ciclo de procriação do Aedes aegypti. A campanha ainda conta com um material informativo, que está disponível no site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, por meio deste LINK. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo