Nossa Cidade

Para incentivar plantio, Prefeitura divulga lista de árvores ideais para cidade

 

A fim de contribuir para melhorar a qualidade de vida da população numa das cidades mais quentes da região, harmonizando o convívio entre homem e natureza, a Prefeitura de Hortolândia promove o plantio de novas árvores, seja em áreas públicas, APPs (áreas de preservação permanente), novos loteamentos ou áreas recuperadas. Dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mostram que, de 2017 até agora, o município já ganhou cerca de 60 mil novas mudas. A meta do prefeito Angelo Perugini, contudo, é alcançar o patamar de 100 mil novas árvores até 2020.

Anuncio


O desafio não para por aí. Para mobilizar também os moradores, individualmente, neste sentido, a Administração Municipal elaborou uma lista de espécies nativas, indicadas para a chamada “arborização urbana”, seja na calçada, no jardim ou no quintal de casa. São espécies adaptáveis ao clima da região, por “ter porte adequado ao espaço disponível, ter forma e tamanho de copa compatível com o espaço, dar frutos pequenos, ter flores pequenas e folhas pouco suculentas, apresentar rusticidade e, de preferência, não ter espinhos”, explica a engenheira agrônoma Alynne Sant’Anna. Entre as disponíveis para doação estão Pitanga, Araçá, Algodão da praia, Gabiroba, Jacarandás e Ipês. 

A técnica recomenda ainda que se evitem espécies que demandem poda frequente, que tenham troncos e galhos quebradiços ou que sejam suscetíveis a pragas e doenças. Outro cuidado importante a observar é o local do plantio, para que, ao crescer, o exemplar  não provoque acidentes graves ao tocar a fiação elétrica. “Avaliamos todos estes parâmetros com o objetivo de conseguirmos todos os benefícios das árvores”, complementa Alynne.

A partir daí, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável elaboraram duas tabelas (disponibilizadas em anexo), uma com todas as espécies que devem ser plantas sob rede elétrica e outra com os exemplares a serem plantados sem rede elétrica. “Os novos plantios em calçadas e canteiros centrais de vias públicas deverão ser recomendados e analisados por responsável técnico, levando em consideração aspectos como a largura de cada calçada, a existência ou não de rede elétrica, o tráfego intenso, moderado ou baixo de carros e caminhões e a largura dos canteiros centrais. As novas mudas deverão ser plantadas a 5 m de postes de iluminação pública e de esquinas, 4 m de pontos de ônibus, 2 m das redes de água e de esgoto e 55 cm da guia. Devemos evitar fazer novos plantios no meio das calçadas para garantir a acessibilidade das pessoas”, orienta a técnica.

Viveiro Municipal

Além de disponibilizar informações técnicas sobre o tema no portal oficial, www.hortolandia.sp.gov.br (na área inferior, basta clicar no botão “Acesso à Informação” e lá, procurar no item “Meio Ambiente”), a Prefeitura também disponibiliza no Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos” adubo orgânico e mudas de algumas destas espécies.

Para retirar gratuitamente duas mudas por endereço, por ano, e 30 kg de composto orgânico, por mês, o munícipe precisa fazer um rápido cadastro. O Viveiro fica na rua Stefano Dilo, 350, no bairro Adventista Campineiro. O atendimento à população é realizado às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h às 11h30, e das 13h às 16h30.

Assim como outros espaços gerenciados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Viveiro também promove educação ambiental junto à comunidade. No último sábado (06/04), um grupo de escoteiros, os Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Residencial Jardim São Sebastião, esteve no local para conhecer o acervo, que conta com diversas espécies nativas e exóticas, em parte utilizadas em plantios nos espaços públicos da cidade, como canteiros, escolas e áreas verdes e, em parte, para doação à comunidade. 

Confira os benefícios de plantar árvores em casa e em áreas públicas:

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo