Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Para proteger idosos da COVID-19, Prefeitura orienta e monitora casas de repouso

Prefeitura

Publicado

em

Para auxiliar no combate à disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, elaborou um Plano de Contingência para a Rede de Cuidados à Pessoa Idosa junto às ILPIs (Institutos de Longa Permanência para Idosos). Até esta sexta-feira (17/07), já foram visitadas seis instituições para realizar a entrega do material com orientações e medidas de prevenção a serem adotadas, entre elas a suspensão das visitas, utilização de máscaras de proteção e a criação de meios alternativos de comunicação dos idosos com seus familiares.

Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Governo, também é feito o monitoramento dos casos por telefone. As ligações acontecem, pelo menos, uma vez na semana. Também são realizados contatos via WhatsApp. A cidade possui, no total,18 instituições desta natureza. Em média, 300 idosos são atendidos nessas instituições. O trabalho de visitas para orientação, com as equipes da Prefeitura e do Conselho, iniciou na sexta-feira (10/07).

“Nós estamos sempre monitorando e acompanhando, mantemos contato e nos colocamos a disposição para ajudar no que for necessário. Achamos importante termos a participação de representantes de vários setores e áreas na elaboração do plano, inclusive pessoas de ILPIs do município. Por isso, as ações propostas estão sendo bem aceitas”, disse José Piveta Benedito, presidente do CMIH (Conselho Municipal do Idoso de Hortolândia).

Todo o documento foi baseado nas orientações e recomendações dos Planos de Contingência Nacional e Estadual, diante da pandemia da COVID-19. “O Plano de Contingência, específico para as ILPIs, amplia o olhar e o cuidado do poder público para as pessoas que são atendidas, nesse caso os idosos de nossa cidade, que são os principais alvos dessas medidas e protocolos. A participação de cada representante, de diferentes setores, foi imprescindível para a elaboração do documento”, enfatizou o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio.

Para a elaboração do Plano, o município formou uma comissão composta por técnicos da Secretaria de Saúde; Vigilância Sanitária; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social; Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo; bem como representantes do Conselho do Idoso e das ILPIs.

Para Bárbara Aparecida da Silva, ser uma das representantes das ILPIs é importante e muito gratificante, pois dá voz e oportuniza expor as necessidades do dia a dia. “O plano de contingência está claro e seus protocolos estão acessíveis”, completou.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares