Nossa Cidade

Parceria com Instituto Federal leva ensino técnico a alunos da Emef Taquara Branca

Uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o IFSP (Instituto Federal São Paulo) oferece a 40 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” uma nova oportunidade pedagógica. Por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, eles estão cursando, na escola federal, módulos técnicos, habitualmente oferecidos no Ensino Médio, adaptados para os estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto, pioneiro, é promover a qualificação profissional e o diferencial no currículo de alunos que ainda estão cursando o Ensino Fundamental, de forma integrada ao ensino regular.

Ao todo, o curso tem quatro módulos, realizados semestralmente e adequados à idade dos jovens: Gestão e Empreendedorismo; Informática; Eletroeletrônica, com ênfase em instalação elétrica; e Fabricação Mecânica. Cada semestre representa um módulo.

Anuncio


Às quartas-feiras, alunos da 8ª série (a última turma com nomenclatura antiga) e do 8º ano do Ensino Fundamental da Emef Taquara Branca são levados ao campus do IFSP, por meio de transporte gratuito fornecido pela Prefeitura. As aulas começam às 10h20 e terminam ao meio dia.

A cada módulo concluído, os alunos recebem o certificado FIC (Formação Inicial Continuada) e realizam avaliações sobre o que aprenderam. O curso tem duração de um ano, para quem está na 8ª série e dois, para quem está no 8º ano atualmente e cursará o 9º ano em 2016.

A Emef Taquara Branca foi escolhida por ser a única unidade municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a escola está localizada em área predominantemente rural, onde as famílias, em sua maioria, atuam profissionalmente em lavouras e têm pouco contato com o centro da cidade.

Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, as oportunidades oferecidas aos jovens podem ampliar seus horizontes. “Com esse conhecimento, despertam talentos, vendo que há possibilidades em carreiras diferentes”, destaca Cleudice. “É também uma oportunidade para que Hortolândia conheça o Instituto Federal, que oferece cursos gratuitos para a comunidade”, completa a secretária.

Para a diretora do Ensino Fundamental, Kelly Tamashiro, o projeto contribui muito para o currículo dos estudantes. “O Instituto Federal é uma escola de qualidade, que vai trazer mais experiência para os alunos e um diferencial em seus portfólios”, comenta Kelly.

De acordo com o gerente educacional do IFSP, Edgar Noda, o projeto “Qualifica: Taquara Branca” é pioneiro, já que a instituição possuía, anteriormente, apenas alunos de nível médio a superior. “O projeto é super diferente. Atende uma demanda da comunidade e cumpre o papel da instituição, que é oferecer qualificação profissional”, diz Edgar.

A diferença de faixa etária dos estudantes muda até a dinâmica no IFSP. “Agora também há livros na biblioteca adequados para esses alunos”, exemplifica o gerente educacional. “Além do conteúdo ensinado ser mais geral, a dinâmica e o acompanhamento do professor em sala de aula são diferenciados”, completa Edgar.

“É visível a animação dos alunos. Estão tendo uma nova oportunidade, podendo sair daqui vislumbrando algo diferente para suas carreiras”, afirma a diretora da Emef Taquara Branca, Edneia Luciane de Almeida.

Oportunidade

Para a aluna do 8º ano da Emef Taquara Branca, Yasmin Machioni de Barros, as aulas representam uma oportunidade de aprender coisas novas. “Nas aulas de Informática, temos jogos no computador, onde montamos blocos para que o personagem faça algo”, diz Yasmin. “Meus pais estão muito felizes com essa oportunidade. No computador, em casa, mostro para eles meu desenvolvimento no projeto”, comenta a aluna.

Segundo a estudante Larissa Ohanna Carvalho dos Santos Veloso, também da turma do 8º ano, o curso é uma preparação para o futuro. “Quero trabalhar com eletrônica ou mecânica e, com essa preparação, dá pra saber mexer nas máquinas”, afirma. “Minha mãe gosta do curso. Toda quarta-feira eu venho com novidades para casa”, completa Larissa.

Samuel Ferreira de França tem 12 anos e também é um dos alunos da turma do 8º ano da Emef Taquara Branca. Ele conta que se dedica muito à grande oportunidade oferecida em parceria com Instituto Federal. “Quero aprender bastante. Pretendo trabalhar com mecânica”, conta Samuel.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo