Nossa Cidade

Parceria entre Prefeitura e Hospital Ouro Verde agiliza cirurgias de catarata

Pessoas da lista de espera aguardavam procedimento há dois anos

Pacientes de Hortolândia que aguardam por cirurgia de catarata têm encontrado mais agilidade no atendimento. Desde o mês de março, a Prefeitura de Hortolândia estreitou uma parceria com o Hospital Ouro Verde, de Campinas, possibilitando o agendamento de cerca de 40 pacientes por semana. Aproximadamente 150 pessoas já foram atendidas neste período, e outras 75 cirurgias já estão agendadas para serem realizadas neste mês.

Anuncio


No início deste ano, quando a atual administração assumiu a Prefeitura, 600 pessoas aguardavam pela cirurgia de catarata, pacientes com indicação cirúrgica desde 2015. Com os atendimentos realizados no Hospital Ouro Verde e alguns casos de desistência do procedimento, hoje são 400 pessoas na fila pelo procedimento. De acordo com a enfermeira do Departamento de Regulação da Secretaria de Saúde, Andrea Andrade, antes, as cirurgias eram realizadas em outros hospitais da região, numa média de atendimento de 20 pacientes por mês. Além disso, já existia a parceria com o Hospital Ouro Verde, mas a captação das vagas não era constante.

 [ad id=”14221″]

“Nossas vagas eram atendidas pela regulação estadual, que convoca os pacientes conforme disponibilidade de atendimento em hospitais de referência, como Hospital Estadual Sumaré ou Unicamp (Universidade de Campinas)”, explica Andrea. Como são unidades de referência, estes hospitais atendem pacientes de todas as cidades da região, o que faz com que as vagas sejam fracionadas entre os municípios.

Já o Hospital Ouro Verde não faz parte das unidades de referência da regulação estadual. “Esta parceria é uma conquista do município que, através do Departamento de Regulação, faz a captação das vagas disponíveis. Na semana passada, foram 45 cirurgias realizadas. Para as duas próximas semanas, outros 75 pacientes já estão com agendamento garantido”, enfatizou a enfermeira. Além disso, as vagas reguladas pelo Estado continuam sendo atendidas. “Reservamos os casos mais complexos para as vagas atendidas pelo Estado, uma vez que o convênio com estes hospitais de referência é permanente. Já a parceria com o Hospital Ouro verde é temporária. Por isso, nos concentramos em atender o maior número de pacientes possível, a fim de reduzir a lista de espera pelo procedimento”, explicou Andrea.

 

Centro de Especialidades Médicas

Os encaminhamentos para cirurgia de catarata são realizados por especialistas do Centro de Especialidades Médicas de Hortolândia, unidade de atendimento localizada no bairro Green Park. Durante a consulta com o oftalmologista é possível realizar, gratuitamente, exames de acuidade visual para prescrição de óculos. Além disso, os médicos especialistas podem realizar tratamento com colírios e outras cirurgias ambulatoriais, que são realizadas no próprio Centro de Especialidades. Apenas casos mais complexos, como catarata, são encaminhados para outros Hospitais.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, reduziu em 25% o tempo de espera para exames e pequenas cirurgias realizados no Centro de Especialidades Médicas. Uma das especialidades que tem recebido atenção especial na redução da espera por exames é oftalmologia. Conforme dados da Secretaria de Saúde, no início deste ano, cerca de 4 mil pessoas aguardavam por algum procedimento nesta especialidade. No entanto, em três meses, 1,5 mil pessoas já foram atendidas. A meta da atual Administração é que, até o final do ano, exames em todas as especialidades não tenham mais filas de espera.

Fonte: Pref.Hortolandia

cleardot
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo