Nossa Cidade

Parque Lago da Fé ganha mais 150 mudas, no Dia da Árvore

 

Na data em que o Brasil comemora o Dia da Árvore (21/09), o Parque Socioambiental Lago da Fé, no Jd. Novo Cambuí, em Hortolândia, ganha mais um presente: 158 mudas de árvores nativas, plantadas por equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, com o auxílio de cerca de 100 estudantes da rede municipal. O plantio, na manhã desta sexta-feira (21/09), véspera da chegada da Primavera, foi realizado no lado do parque correspondente à Rua Maria Julinda Pina Pereira, onde a Prefeitura já fizera o plantio de outras 332 mudas de árvores, algumas nativas, outras exóticas, no início do mês.

Anuncio


Daqui a aproximadamente cinco anos, Ipês roxos e rosas, Paineiras, Paus-Formiga, Paus-Mulatos, Sibipirunas e Jequitibás, dentre outras espécies nativas, trarão sombra, pássaros, temperatura mais amena e um colorido especial ao local, transformando-o em espaço ideal para a realização de caminhadas, piqueniques, passeios com amigos e em família. 

Os estudantes que participaram da ação de hoje são da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Patrícia Maria Capelato Basso, localizada no Jd. São Sebastião. A ação faz parte do programa técnico social da construção do reservatório. Para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tão importante quanto arborizar a cidade é cuidar das espécies plantadas.

“Além da sombra, as árvores contribuem significativamente na qualidade do ar, proteção do solo, atração da fauna, estética urbana, refletindo diretamente na melhora da qualidade de vida da nossa população. Árvores são seres vivos, que merecem todo nosso respeito, cuidado e preservação. O maior desafio da Secretaria é a manutenção dos plantios realizados. Por isso, pedimos a participação da população para que nos auxilie na preservação e nos cuidados com as árvores plantadas na cidade”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Arborização avança

A meta do governo Angelo Perugini é plantar 100 mil árvores até 2020. De janeiro de 2017 a setembro de 2018, 45.807 novas mudas de árvores já foram plantadas, o que representa um índice acima de 45% do objetivo traçado. Neste total estão incluídas tanto as ações de arborização urbana, como plantios em APPs (Áreas de Preservação Permanente), em diversos pontos do município. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram semeadas 41.000 novas espécies, de janeiro a dezembro de 2017, e 4.807, de janeiro a setembro de 2018.

Desenvolvimento

O Parque Lago da Fé é a maior área de lazer da cidade, com 180 mil m2, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes. A área de lazer conta com pista de caminhada, além de travessia para pedestres. As duas lagoas de contenção são unidas por um extravasor de água, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte. Este sistema evitará enchentes na região central da cidade.

Numa segunda fase, o parque receberá iluminação em LED e investimentos em equipamentos públicos de lazer, como parquinho para crianças e academia ao ar livre, além de uma ponte para travessia de veículos.

Com a participação de todos, a Prefeitura trabalha para retomar o desenvolvimento de Hortolândia e garantir mais qualidade de vida à população. Para isso, a Administração conta com recursos de cerca de R$ 300 milhões para investir em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, que vão ampliar a qualidade de vida da população, gerar mais emprego e renda. Os recursos são fruto de parcerias com os setores público e privado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo