Nossa Cidade

Parque Santa Fé ganha visibilidade na região do Parque Gabriel

O Parque Linear Santa Fé, em implantação na região do Parque Gabriel, ganha forma e exibe os primeiros contornos daquela que será a nova área de lazer do município. Para quem observa o canteiro de obras do ponto de vista do Jardim Novo Cambuí, é possível ver uma extensa faixa gramada e a pista de caminhada um pouco mais acima. Já quem está do lado do Parque Gabriel, observa a barragem que dividirá dois reservatórios de contenção de enchentes que, além de prevenirem inundações, vão embelezar o parque. Cerca de 73% de etapas de obras já foram realizadas no local. A previsão é que o Parque seja finalizado ainda neste ano.

O trabalho de implantação do Parque não para: faça chuva ou faça sol, o canteiro de obras está sempre movimentado com muitas máquinas e operários. A ação intensiva é um pedido do prefeito Angelo Perugini, a fim de que os reservatórios de contenção de enchentes fiquem prontos antes do período de chuvas, no verão. As duas lagoas terão funções complementares: enquanto uma represará a água da chuva, com capacidade para até 537.192 metros cúbicos de água, a outra fará a drenagem gradativa do volume armazenado, com capacidade de até 152.309 metros cúbicos de água.

Anuncio


Separando estes dois lagos, ficará uma barragem com extravasor, estrutura que já está pronta. Quando chover muito forte, a água da chuva acumulada na primeira lagoa passará por cima da abertura central, escoando pelo extravasor para a segunda lagoa. A chuva acumulada seguirá, a partir daí, o fluxo do córrego Santa Clara de forma mais lenta, sem causar enchentes na região central da cidade. “Quero uma força tarefa para agilizar o máximo possível esta obra. Não podemos chegar ao período das chuvas sem esta barragem pronta”, enfatiza o prefeito Angelo Perugini.

Alem da importante função de conter enchentes, o parque terá ampla área verde e atrativos de lazer, como a pista de caminhada, com cerca de 1.930 metros de extensão, que já estão em implantação, e ciclovia com 1.481 metros de extensão.

Corredor Ecológico

O projeto de implantação do Parque Santa Fé, na área que vai desde a região do Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, às margens do Córrego Santa Clara, foi desenvolvido em 2012, na gestão do prefeito Angelo Perugini. A obra é realizada em parceria com o Governo Federal. A retomada do projeto do Corredor Ecológico com a implantação de parques socioambientais e áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo