Nossa Cidade

Parques e bibliotecas são opção de lazer durante férias

Entre os meses de junho e julho, muitas crianças e jovens estão em período de descanso. Na rede municipal de ensino, por exemplo, o recesso escolar vai até o dia 14 deste mês. Para preencher esses dias com lazer e cultura, a Prefeitura de Hortolândia oferece opções a fim de que toda a comunidade possa se divertir, gratuitamente, por toda a cidade. Confira abaixo algumas sugestões de espaços públicos para visitar neste período.

Descanso próximo à natureza

Anuncio


Quem gosta de estar em contato com a natureza têm nos parques distribuídos pelo município um lugar para passar seus dias livres das tarefas do cotidiano. No Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, é possível aliar a caminhada ou a pedalada no entorno da lagoa com educação ambiental. No local, existe o Espaço Reciclasa, onde os objetos de uma casa são produzidos a partir de material reciclável.

O Quiosque da Leitura é outro atrativo do órgão: lá, estão disponíveis mais de 1.400 livros que podem ser emprestados a toda a comunidade.

Já no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, há atividades para toda a família : playground para crianças, espaço para práticas esportivas como futebol, voleibol e ciclismo e área para piquenique. Para completar, há também o Recanto das Tartarugas, onde monitores orientam sobre os cuidados com esses animais, Orquidário e Maternidade da Árvore. O local conta ainda com equipamentos de ginástica ao ar livre.

Arborizados e também com academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e playground, os parques socioambientais Chico Mendes e Renato Dobelin são ótimas opções de lazer, que podem ser visitadas a qualquer dia da semana, em qualquer horário.

Leitura
Com um acervo de 20.800 livros, a Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, no Jd. do Bosque, órgão da Secretaria de Cultura, é opção cultural para crianças, jovens e adultos.

Com novo espaço e decoração externa em grafite remetendo à leitura, o local realizou mais de 5 mil empréstimos de janeiro a junho deste ano. Só no último mês, foram quase 900 empréstimos.

 Os títulos são variados: vão de romances e coleções juvenis a obras infantis, mediúnicas, de auto-ajuda e contos. Entre os títulos mais populares está a coleção “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, a trilogia “Divergente”, “Insurgente” e “Convergente”, de Veronica Roth e “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney.

Entre as novas aquisições está “O Menino da Mala”, de Lene Kaaberbol e Agnete Friis, “Mar de Rosas”, de Nora Roberts e “Minha Última Duquesa”, de Daisy Goodwin.

Na Biblioteca Municipal “Luz do Saber”, no Jd. Amanda, mais de 40 empréstimos foram realizados no primeiro semestre deste ano, e o número só cresce em períodos em que há realização de oficinas no local.

No espaço existem mais de 18 mil livros, entre eles romances, contos, coleções, crônicas, poesias e diversas obras de autores brasileiros e estrangeiros. As opções de leitura são para todos os gostos: há publicações para crianças, jovens e adultos, como os best sellers “Harry Potter”, saga “Crepúsculo” e obras de Agatha Christie, além de clássicos como William Shakespeare, Machado de Assis e Graciliano Ramos.

Para fazer o empréstimo dos títulos, basta comparecer pessoalmente à biblioteca para realizar o cadastro e adquirir a carteirinha. É necessário levar duas fotos 3×4 recentes, cópia do comprovante de endereço (onde conste o CEP da residência), cópia do RG, e pagar uma taxa de R$5 à Associação dos Amigos das Bibliotecas Públicas, órgão sem vínculo com a Prefeitura. O pagamento da taxa é referente à compra de livros e manutenção da copiadora.

A renovação do cadastro deve ser feita anualmente, mediante apresentação da carteirinha e o pagamento de uma nova taxa. Com o cadastro, é possível emprestar livros na Biblioteca “Luz do Saber” e também na Biblioteca Central. Cada pessoa pode realizar três empréstimos por vez, entre as duas bibliotecas.

Além de grande acervo bibliográfico, a Biblioteca “Luz do Saber” possui salas para realização de oficinas culturais e auditório. Quem precisa consultar livros acadêmicos e técnicos, ou quer se divertir com a leitura de histórias em quadrinhos, também encontra na Biblioteca o espaço adequado para a atividade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, inclusive no período de férias.

Rua de Lazer

Para entreter crianças, jovens e adultos, a Secretaria de Esportes e Lazer tem uma programação especial para os meses de julho e agosto: Nos dias 19 e 26 deste mês, o Projeto Rua de Lazer leva muita diversão aos moradores do Jd. Amanda e Jd. Nova América, com brinquedos infláveis, apresentação de caratê, trenzinho, máquina de algodão doce e pipoca.

Em agosto, nos dias 02 e 09, as atrações estarão nos bairros Jd. Boa Esperança e Jd. Nova Europa, respectivamente.

Em todos os bairros, as atividades acontecem das 14h às 18h, e são gratuitas. Os endereços onde o evento acontecerá ainda serão definidos.

“É um momento de lazer que atende a toda a comunidade”, diz o gerente de Recreação, Geraldo Mariano.

Serviço:

Parques:

Creape
Rua Bolívia, 290, Jd. Santa Clara do Lago II
Horário de Funcionamento: das 7h às 19h, todos os dias
Telefone: (19) 3845-2645

Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang
Rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jd. Nossa Senhora de Fátima.
Horário de Funcionamento: das 7h às 18h, todos os dias.
Telefone: (19) 3845-1149

Parque Socioambiental Chico Mendes
Avenida Olívio Franceschini, s/n, Centro
Horário de Funcionamento: diariamente, a qualquer horário

Parque Socioambiental Renato Dobelin
Rua Argolino de Moraes, Centro, às margens do Ribeirão Jacuba.
Horário de Funcionamento: diariamente, a qualquer horário

 

Bibliotecas:

Biblioteca “Terezinha França de Mendonça Duarte”– Unidade Central
Rua Antônio Nelson Barbosa, 96, Jardim do Bosque – Fone: (19) 3887-1684

Biblioteca Municipal “Luz do Saber” – Unidade Jardim Amanda
Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda – Fone: (19) 3909-4638

 

Rua de Lazer*
    19/07, das 14h às 18h: Jd. Amanda
    26/07, das 14h às 18h: Jd. Nova América
    02/08, das 14h às 18h: Jd. Boa Esperança
    09/08, das 14h às 18h: Jd. Nova Europa

*O endereço onde acontece o evento ainda será definido.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo