Nossa Cidade

Participantes elogiam curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

 

Levar informação a trabalhadores do setor alimentício para que eles fabriquem produtos de boa qualidade para a saúde dos consumidores. Este foi o objetivo principal do curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos realizado, nesta quarta-feira (24/04), pela Prefeitura de Hortolândia no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. Ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Saúde, a atividade contou com a participação de 30 pessoas, entre trabalhadores e proprietários de empresas de alimentação da cidade. 

Anuncio


O curso integra o Arranjo Produtivo Local (APL) do pão de queijo, ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação em parceria com empresários do setor que visa fortalecer a economia do município.  

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, ressalta que os participantes receberam informações sobre as novas normas da cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. “O curso visa preparar a mão de obra local para atuar em conformidade com essas novas diretrizes nacionais em segurança alimentar e contenção de riscos à saúde pública”, salienta Monique.

Ministrado pela nutricionista do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Juliana Maria da Silva, o curso abordou temas como cuidados na manipulação, no armazenamento e no preparo de alimentos, instalações, materiais e utensílios adequados para o trabalho, controle de pragas, além de informações sobre segurança do trabalho. Os participantes receberam certificado.

A secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, salienta que, antes de punir e fiscalizar, o papel principal da Vigilância Sanitária é orientar o setor alimentício a utilizar as melhores práticas na fabricação de seus produtos. “Muitas vezes, as normas não são cumpridas por falta de informação. As pessoas não percebem que o fato de não usar luvas, não ficar atento à conservação dos ingredientes ou à temperatura da geladeira pode deteriorar o produto e fazer mal para quem for consumir depois. Neste sentido, a resposta que temos tido dos produtores, por meio da Vigilância Sanitária, tem sido muito boa. Percebemos que eles precisam mesmo de informação”, salienta a secretária. 

Por meio do curso, Odete destaca ainda que a Prefeitura trabalha para que a cidade tenha qualidade de vida cada vez melhor e, com isso, fazer com que as pessoas se sintam seguras em consumir nos estabelecimentos gastronômicos do município. 

O empresário Thiago Fahl, um dos donos da empresa Pozelli Alimentos, que participou do curso junto com um funcionário, considerou a atividade proveitosa. “Ter higiene na fabricação de alimentos é um ponto crucial para qualquer empresa que atua neste setor”, destacou. 

Já a empresária Adelina Ferreira de Azevedo, uma das sócias da pão de queijaria Pancremo, destacou o caráter prático do curso. Com o objetivo de aprimorar a atuação de sua empresa, ela levou três funcionários. “O curso foi proveitoso e o conteúdo bem explicado. Foram abordados temas de uso prático importantes para conhecimento dos nossos funcionários”, salientou a empresária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo