Nossa Cidade

Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia comemora Dia do Aprendiz

Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia comemora Dia do Aprendiz e reforça importância de oportunidades para os jovens e empresas no município

A Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia comemora neste próximo dia 7 de julho o Dia do Aprendiz. A data faz parte do calendário oficial do município desde 24 de maio de 2017. Durante a primeira semana de julho a Instituição realizou diversas ações com os jovens aprendizes e abordou a importância da qualificação para novas oportunidades e o papel valioso das empresas nesta parceria.

Anuncio


A atual legislação de Aprendizagem Profissional no Brasil é a lei nº10.097/2000 e decreto nº 9.579/2018 que afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Durante a programação especial, a instituição recebeu a secretária da Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes.  Para ela, esta é uma chance de se posicionar no mercado. “É tempo de conhecimento e competência técnica. Só o fato de jovens como os patrulheiros estarem buscando essa formação, são diferenciados. Aproveitem as oportunidades e se comprometam com sua meta de vida, seu olhar neste mundo e sua visão de um futuro melhor, por meio da educação e da conquista de um trabalho e valores você lutou, progrediu e é merecedor. ”

A aprendizagem profissional representa a possibilidade de que o jovem se qualifique para uma função, aumentando, assim, a probabilidade de ser inserido, definitivamente no mercado.

A Assistente social da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia, Ana Cristina, relata a sua avaliação do programa e a contribuição de atuação das empresas parceiras.

“É muito mais que cumprir a obrigatoriedade. Quando uma empresa contrata o jovem aprendiz, ela faz diferença no seu desenvolvimento tanto profissional quanto em outras áreas de sua vida. Isto é responsabilidade social.

Sobre a Associação dos Patrulheiros

Com 18 anos de existência, a Associação dos Patrulheiros de Hortolândia é uma entidade de assistência social que executa o Programa de Sócioaprendizagem com ações de integração ao mundo do trabalho. Presta serviços socioassistenciais, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares, a inclusão social e o exercício da cidadania. Atualmente a Associação atende mais de 240 jovens e possui parcerias de sucesso com fortes empresas do munícipio. Os jovens e suas famílias possuem suporte de uma equipe técnica composta por psicóloga, assistente social e coordenadoria pedagógica, juntamente com uma equipe administrativa, aulas de informática e departamento de comunicação. Além disso, os jovens podem contar com uma estrutura completa no refeitório com café da manhã e lanche todos os dias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo