Nossa Cidade

Paulo Ribeiro vence concurso Professor Escritor com livro “Tempo”

 

Com a coletânea de poesias “Tempo”, o diretor da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Ribeiro venceu o Prêmio Professor Escritor 2017, promovido pela APL (Academia Paulista de Letras), em parceira com a Prefeitura de Hortolândia e patrocinadores, a revista Caras e a Unimes (Universidade Metropolitana de Santos).

Anuncio


O 2o lugar ficou com a professora da Emef Lílian Cristiane Martins de Araújo, Ana Paula Alcântara do Prado, autora da coletânea “Contos de Princesas para Divertir e Refletir”.

Em 3o lugar, foi selecionado o romance “Mistério, Amor e Adrenalina”, da educadora infantil da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camillo, Cíntia Juliana de Almeida Ferreira.

Os vencedores foram anunciados, na noite desta quinta-feira (14/12), em cerimônia que reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Jd. Sumarezinho. Entre os presentes, além do prefeito Angelo Perugini, vereadores e secretários municipais, estavam o presidente da APL, Gabriel Chalita e dois dos três imortais integrantes da Comissão Avaliadora, Anna Maria Martins (titular da cadeira n°07) e José Fernando Mafra Carbonieri (cadeira n°26). Por motivos de saúde Renata Pallottini (cadeira n°20) não pode comparecer. 

Durante o evento, houve apresentação do coral “Vozes que Cantam e Encantam” e do grupo Vibrasax, da Escola de Música da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Todos os 21 inscritos receberam certificado de participação no concurso. Os três vencedores foram presenteados com livros pelos imortais avaliadores. 

“Todos são vencedores nesse concurso. Não é uma competição. É um incentivo e oportunidade para revelação de novos escritores, poetas, que vão inspirar as pessoas a terem mais sensibilidade no dia a dia”, disse o prefeito Angelo Perugini aos participantes. “Agradecemos ao presidente da Academia Paulista de Letras por escolher Hortolândia para realização do concurso. As obras de Chalita inspiram as pessoas”, afirmou Perugini, agradecendo também aos imortais da APL presentes.

“Hoje é um dia de celebração”, afirmou Gabriel Chalita. “É tão significativo as pessoas gastarem parte do seu tempo, da sua vida com as palavras. Essa é a beleza de escrever. Sairão três ganhadores do Prêmio Professor Escritor. Mas, que os 21 educadores se sintam homenageados por escrever um livro, refletir sobre esse texto. Um professor que escreve é um professor que lê. E este professor vai incentivar os seus alunos a fazerem o mesmo. Não desistam da escrita. É uma paixão que vale a pena”, aconselhou Chalita.

O escritor e secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, agradeceu à Academia e seu diretor pela escolha de Hortolândia como o 1o município paulista a receber o Prêmio. “A cidade de Hortolândia merece um prêmio como esse. Agradeço à APL, ao Chalita, à Unimes e à Caras pela parceria e por escolherem Hortolândia para realizar o prêmio. Os 21 professores que estão aqui se atreveram, ousaram escrever. Todos são vencedores pela coragem e ousadia. Vocês fazem a diferença na educação pública de Hortolândia”, afirmou Moraes.

Surpreso e emocionado com a conquista do 1o lugar, Paulo Ribeiro agradeceu a iniciativa de realização do concurso literário. “É pra essa terra, esse povo bom, que deixo minhas palavras em forma de poesia. Agradeço ao prefeito pela realização desse prêmio. Desejo que mais coisas boas aconteçam na cultura e educação da nossa cidade. Ganhar um carro é bom, mas 1.000 exemplares do meu livro, não tem preço”, ressaltou o escritor, que escolheu como pseudônimo “Vaz”, homenagem ao avô paterno português, Joaquim Vaz, e alusão a um dos maiores poetas de língua portuguesa, Luís Vaz de Camões. Segundo o autor, todos poemas reunidos na coletânea foram criados especialmente para o concurso. O próximo desafio será conquistar os mil futuros leitores. 

Ribeiro leva para casa um Fiat Mobi zero quilômetro, graças ao patrocínio da revista Caras. Ana Paula e Cíntia Juliana terão direito a bolsa de estudos em curso de graduação ou pós-graduação na área da Educação, cedida pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos).

Hortolândia, Território do Saber”

Anunciado em junho pelo próprio presidente da APL, o professor e escritor, Gabriel Chalita, durante a abertura do1º Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o concurso inédito tem como slogan “Hortolândia, Território do Saber”. O objetivo é estimular os hábitos de leitura e de escrita, além de descobrir novos talentos da literatura, entre os profissionais da rede municipal de Ensino.

As inscrições para o prêmio foram realizadas até outubro. Após isso, a comissão da Secretaria de Educação analisou as obras segundo os critérios de criatividade, originalidade, estrutura, objetivo/conteúdo e linguagem própria do gênero. Em seguida, foram encaminhadas à Comissão Avaliadora da APL, que tem critérios próprios de avaliação.

Confira abaixo as sinopses das obras vencedoras, redigidas pelos imortais:

1. Tempo, de Vaz (Paulo Ribeiro), revela um poeta maduro, com o comando de sua expressão lírica. É um livro que nada deve ao romantismo fácil; ao contrário, mostra a cultura do autor e sua perspectiva moderna de apropriação da realidade. Sem dúvida, uma variada e densa coletânea de bons poemas.

2. Contos de Princesas para Divertir e Refletir, da Princesa Sophia (Ana Paula Alcântara do Prado), são uma hábil oxigenação dos velhos contos infantis, deliciosas histórias recontadas com agilidade e graça. São contos que enfrentam com inteligência a posição do negro na cultura arquitetada pelo branco. Belas histórias; oportunas e necessárias; mais para refletir do que divertir.

3. Mistério, Amor e Adrenalina, de Sonhadora (Cíntia Juliana de Almeida Ferreira), como o título antecipa, é uma novela policial, surpreendente pelo domínio dos enigmas que a autora espalha pela narrativa e resolve com imaginação e ironia. Novela linear, em geral essa é exigência do gênero, a escritora consegue prender a atenção do leitor e convencê-lo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo