Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Pela primeira vez, projeto “Achei Um Livro” será realizado no Jd. Amanda

Prefeitura

Publicado

em

Nesta sexta-feira (09/08), Biblioteca Municipal espalhará livros em locais próximos à Escola de Artes “Augusto Boal” 

Mais gente poderá ter a sorte de encontrar um livro na rua. A Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura, realizará, nesta sexta-feira (09/08), o projeto “Achei Um Livro” no Jardim Amanda. Esta será a primeira vez que o projeto acontecerá em um bairro fora da região central, onde está localizada a biblioteca.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que a ação será realizada para atender as sugestões feitas por usuários e leitores que pediram para que o projeto também acontecesse em outras regiões da cidade. 

O Jd. Amanda foi escolhido por ser o bairro mais populoso da cidade e que fica distante da biblioteca. “Com esta novidade, além de democratizar o acesso ao livro e à leitura, queremos levar o convite para conhecer a biblioteca a regiões distantes. É importante ouvir a opinião da comunidade para realizarmos ações deste tipo e que sejam funcionais”, salienta Silva. 

Serão espalhados entre 15 a 20 livros, de diferentes gêneros literários de ficção e não ficção, no entorno da Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, em locais como bancos de praça, pontos de ônibus, embaixo de árvores, equipamentos de academia de ginástica ao ar livre, entre outros. 

Silva ressalta que os livros não ficarão escondidos, eles serão deixados aleatoriamente em diferentes locais. A ideia é instigar a curiosidade das pessoas e fazer com que elas peguem os livros e os levem para casa. 

Para que as pessoas possam identificá-los, os livros estarão embrulhados em papel com a identidade visual da biblioteca e com fita na cor cinza. Na parte externa do embrulho, colado no alto, à esquerda, um aviso traz dicas sobre os temas da obra com os seguintes dizeres: “Pegue este livro se você está interessado em: …”. Os livros serão espalhados no início da manhã. A partir desta primeira experiência no Jardim Amanda, conforme for a repercussão entre a comunidade local, a Biblioteca Municipal pretende realizar o projeto também em outras regiões da cidade.

Ao implementar esta novidade, a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, ressalta que a Prefeitura reforça a política pública de levar cada vez mais cultura para toda a população. “Ao realizar, pela primeira vez, o projeto ‘Achei Um Livro’ no Jardim Amanda, a Prefeitura fortalece o compromisso de democratizar o acesso gratuito da população ao conhecimento e à informação. Por meio do projeto, a Administração também quer estimular a comunidade a conhecer e a usufruir da estrutura oferecida pela Biblioteca Municipal”, salienta Alessandra. 

REGIÃO CENTRAL

Também nesta sexta-feira (09/08), a Biblioteca Municipal realizará a tradicional edição do projeto “Achei Um Livro” dentro das dependências do Open Shopping, onde a biblioteca fica, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os livros também serão espalhados nas ruas próximas ao estabelecimento. Desta vez, os livros estarão embrulhados com fita verde (foto). De acordo com Silva, serão espalhados de 20 a 30 livros. 

Quem achar um livro nesta sexta-feira pode ajudar na divulgação do projeto nas redes sociais. Basta postar uma mensagem ou foto com o livro achado com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, no piso inferior do Open Shopping. Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo número 3387-1684 ou pelo e-mail

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


O projeto “Achei Um Livro” foi criado em setembro de 2018 e é realizado sempre na segunda sexta-feira de cada mês. Por meio do projeto, a Prefeitura visa a formação e o cadastro de novos leitores na biblioteca, além de estimular a população a conhecer o espaço e, com isso, desmistificar a ideia de que a biblioteca é um lugar elitizado e mostrá-la como um ponto de convivência e de difusão de cultura. Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de cerca de 17.000 títulos e mais de 4.000 usuários cadastrados.

Para quem quer se tornar usuário da biblioteca, é necessário confeccionar a Carteirinha de Leitor na própria Biblioteca. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. O acervo da biblioteca pode ser consultado via internet, por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/single/.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Portal Hortolândia

Publicado

em

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu claro, e a temperatura máxima prevista é de 32ºC e minima de 20 ºC.

Já no fim de semana, sábado (15), a condição é de céu parcialmente nublado a nublado, e temperaturas entre 20 e 30ºC. A tendência para o domingo (16) é de um aumento na cobertura de nuvens baixas, com aspecto mais escuro, e há chances de chuva entre a tarde e a noite.

De acordo com o Cepagri, os indicativos para a próxima semana são de chuvas volumosas e recorrentes, temperaturas mais amenas e uma amplitude térmica baixa (pouca diferença entre as máximas e as mínimas diárias). É imprescindível manter-se atualizado da previsão e das condições meteorológicas para possíveis eventos de chuva intensa ou tempo severo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Praças esportivas de Hortolândia passam por manutenção

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalhos de manutenção e melhorias nos espaços esportivos da cidade. Com o objetivo de oferecer locais renovados e em melhores condições de uso para a população, após a pandemia do Coronavírus, as equipes da Administração Municipal realizam, diariamente, ações de zeladoria. No Campo do Rosolen, está em andamento a instalação de canaletas para melhorar a drenagem e evitar a infiltração na quadra do Ginásio Gino Bernardini, localizado ao lado do campo, e da quadra de futevôlei, que fica na parte de trás do espaço.

“Após a volta das atividades esportivas em Hortolândia, os espaços esportivos estarão em melhores condições de uso. Estes serviços são essenciais para a conservação e renovação dos espaços públicos”, observa o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão.

Arquibancada do Campo da Confibra em conclusão

A construção da arquibancada do Campo da Confibra está fase de conclusão. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, o quarto lance de assentos do espaço, que acomodará torcedores no tradicional palco de jogos do futebol amador da cidade, no Jardim Campos Verdes, foi finalizado. Estão em andamento os serviços de drenagem para evitar infiltrações, tanto na arquibancada quanto no campo, além da construção do calçamento, que facilitará o deslocamento das pessoas dentro da praça esportiva, e o plantio de grama, que cobrirá o talude onde fica a arquibancada, contribuindo com o embelezamento.

“A arquibancada acomodará aproximadamente 1.500 pessoas. O espaço é de alvenaria e concreto. O objetivo é que o público fique mais bem acomodado para assistir às partidas. Estes processos da obra, que estão em andamento, contribuem com a segurança e o embelezamento da nova construção”, informou Mercadão, ressaltando ainda que a construção da arquibancada acontece por meio de recursos do Governo Federal.

Gramados dos campos municipais de futebol passam por reforma

Além da construção da arquibancada do Campo da Confibra e dos serviços de drenagem e manutenção no Campo do Rosolen, equipes da Prefeitura também trabalham na manutenção dos outros campos de futebol da cidade. O objetivo é mantê-los em condições de uso, após a volta das atividades esportivas. As melhorias são realizadas nos gramados no campo do Remanso Campineiro, Jardim Adelaide, Poliesportivo (Nova Hortolândia), CAIC (Jd. Amanda) e no próprio Campo da Confibra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

Prefeitura

Publicado

em

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e motor da criança na primeira infância, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza atividades lúdicas e diversificadas na modalidade Educação Infantil, no “Blog Educação” (consulte o link aqui). A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O “Blog Educação”, como ferramenta pedagógica, traz contribuições importantes para que as crianças que estão em casa possam ter acesso a conteúdos com estratégias lúdicas e possíveis de serem realizadas com a família. Nesse momento, as crianças, de zero a cinco anos, merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento.

Neste período de pandemia, que impôs o distanciamento social para conter a disseminação do Coronavírus, as crianças, que passavam boa parte do dia na escola, agora estão integralmente com a família, distantes das vivências, das interações e situações de aprendizagem promovidas de forma planejada e intencional pela escola. Além de estreitarem os laços familiares e contribuirem para o desenvolvimento integral dos alunos, as propostas de atividades, apresentadas no blog, oferecem possibilidades especialmente pensadas por professores, educadores e gestores para cada fase, prezando sempre pelo desenvolvimento integral dos alunos.

Para a mãe Ana Paula de Freitas Pasqualeto, a experiência com o blog tem sido muito boa. “As atividades são bem pedagógicas e minha filha adora fazer, estou sempre ajudando. Temos um grupo com as mães e a professora. Quando precisamos, podemos tirar dúvidas. É muito importante a criança ter esses estímulos e estudar desde a Educação Infantil. Ela já era muito esperta e com a ida para creche, se desenvolveu ainda mais. Eu acho a Lívia até avançada para a idade dela”, disse Ana Paula, de 35 anos, mãe de Lívia dos Santos Pasqualeto, aluna do maternal A, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Novo Cambuí.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o papel do adulto como facilitador é fundamental, sendo uma oportunidade não só de aprendizagem, mas de convívio com as crianças por meio de experiências que estimularão diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

“Nossos profissionais têm trabalhado intensamente para oferecer atividades para as nossas crianças, desde o berçário, que valorizem, também, a vivência com as famílias, neste momento em que a interação social na escola é substituída pelo convívio em casa. O simples engatinhar do bebê, as brincadeiras e o diálogo são fundamentais para estimular o desenvolvimento. Através das atividades propostas temos o objetivo de oferecer experiências significativas e importantes para o desenvolvimento das crianças, como o desenvolvimento motor, emocional, afetivo, da imaginação e a ludicidade”, ressaltou a diretora de Educação Infantil, Maybe Lordano.

Em tempos de tecnologia, é importante incentivar as crianças a brincar longe das telas e estimulá-las a pular, rastejar, engatinhar, correr, interagir, explorar o espaço disponível, inventar brincadeiras, contar e recontar histórias e/ou fatos, cantar, dançar e explorar conceitos como alto e baixo, dentro e fora, pequeno e grande, curto e longo, quente e frio, entre outros. Essas atividades, embora pareçam comuns e corriqueiras, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, ressalta a diretora.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a Educação Infantil traz aprendizados significativos e proporciona vínculos afetivos. “A Educação Infantil trabalha o brincar e é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver. Na brincadeira, a criança trabalha vários aspectos. No espaço do blog, as famílias poderão conhecer músicas, brincadeiras, histórias, jogos, experiências e outras propostas que são significativas e planejadas a partir de conteúdos importantes e essenciais para as crianças”, enfatizou Sandra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade8 horas atras

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu...

Nossa Região11 horas atras

Condutor de Hortolândia morre após acidente no pedágio em Leme

Um veículo Palio chocou-se contra a traseira do caminhão que estava parado na cabine de cobrança do pedágio em Leme,...

Nossa Cidade12 horas atras

Praças esportivas de Hortolândia passam por manutenção

A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalhos de manutenção e melhorias nos espaços esportivos da cidade. Com o objetivo de oferecer...

Nossa Cidade13 horas atras

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e...

Nossa Cidade13 horas atras

Semáforos em implantação no Pq. Gabriel garantirão mais segurança a motoristas e pedestres

A instalação de estruturas semafóricas, em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região do Parque Gabriel, próximo à Câmara Municipal,...

Nossa Cidade13 horas atras

Como utilizar sistema de solicitação de podas e cortes de árvores online é tema de capacitação para servidores do Meio Ambiente

Para facilitar e agilizar o atendimento à comunidade, a Prefeitura de Hortolândia implantará, em breve, o sistema de solicitação de...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares