Nossa Cidade

Pessoas em situação de rua, abrigadas pela Prefeitura, recebem vacina contra a gripe 

Pessoas em situação de rua, que estão no abrigo montado no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, receberam, na manhã desta quarta-feira (17/06), vacina contra o vírus H1N1, que causa a Influenza. A ação da Prefeitura de Hortolândia foi realizada por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e de Inclusão e Desenvolvimento Social. Moradores em situação de rua são um dos três grupos novos, incluídos nesta semana, na campanha de vacinação contra a Influenza, de acordo com a determinação do governo estadual. 

Uma equipe de agentes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Rosolen e Adelaide aplicou a imunização em 21 dos 35 moradores que estão no abrigo. De acordo com a Secretaria de Saúde, alguns dos moradores já haviam procurado locais de vacinação próximos ao abrigo para receber a imunização. “Além da vacinação, os agentes também fizeram trabalho de orientação sobre higiene, saúde e a importância de se imunizar contra o vírus H1N1”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Cilene Mantuan. 

Anuncio


O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno ressalta que a vacinação é mais uma ação que a Prefeitura realiza para proteger  a população em situação de rua do município. “A Administração tem atuado para acolher com o máximo de cuidado a população que vive em situação de rua na cidade. Além de montar o abrigo no ginásio Victor Savala, a Prefeitura ofereceu para os moradores abrigados a vacina contra a Influenza. Graças à parceria com a Secretaria de Saúde, eles receberam orientações importantes sobre higiene e saúde”, destaca Bueno.    

Além deste, os outros dois grupos novos incluídos na campanha de vacinação contra a Influenza são os trabalhadores dos Correios e funcionários de limpeza urbana. 

A Prefeitura ainda salienta à população que a campanha de vacinação deste ano foi prorrogada até o dia 30 deste mês. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e pelo governo estadual é atingir a cobertura vacinal de 90% ou mais, em cada grupo prioritário. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano, o município registra 128 casos notificados de H1N1, dos quais um positivo, 80 negativos e 47 aguardam resultado.  

O horário da vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) é das 7h às 16h. Nas demais unidades, o horário é das 8h às 15h. Confira abaixo a lista dos locais de vacinação. 

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começou no dia 23 de março, tendo como público-alvo, inicialmente, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e profissionais das forças públicas de segurança (Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, e bombeiros). Já a segunda fase ofereceu imunização para portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; e motoristas de transporte coletivo e portuários. Por fim, a terceira fase teve como grupos prioritários PCDs (pessoas com deficiência), gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, e professores de escolas públicas e particulares. 

Confira abaixo a lista dos locais de vacinação:

UBS de referência

Local de vacinação

Nova Europa

Tenda montada na área externa da UBS

Santiago

Na própria UBS, com controle de fluxo

Novo Ângulo

Na própria UBS, com controle de fluxo

Nova Hortolândia

EMEIEF João Carlos do Amaral Soares

Pq. do Horto

EMEI Jardim Novo Estrela

Orestes Ôngaro

Tenda montada na área externa da UBS

São Jorge

Na própria UBS, com controle de fluxo

Amanda I

Na própria UBS, com controle de fluxo

Amanda II

EMEF Jardim Amanda I (CAIC)

Taquara Branca

Tenda montada na área externa da UBS

São Bento

EMEIEF Jardim São Pedro

Rosolen /Adelaide

Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Santa Esmeralda

Pátio da UBS

Santa Clara

EMEI Santa Clara

Campos Verdes

Na própria UBS, com controle de fluxo

Figueiras

Tenda montada na área externa da UBS

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo