Connect with us

Nossa Cidade

PEVs abrem às 10h, nesta semana

Prefeitura

Publicado

em

 

Nesta semana, os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) funcionarão em horário diferenciado. Quem participa do programa de coleta seletiva voluntária, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, precisa estar atento às mudanças, a partir desta segunda-feira (05/08). O aviso é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Até sexta-feira (09/08), estes equipamentos públicos abrirão duas horas mais tarde, a partir das 10h, em razão da 4ª. SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), promovida pela Horto Ambiental, empresa parceira da Administração Municipal, que presta serviços de limpeza pública. Diariamente, os PEVs abrem às 8h.

Os PEVs são espaços públicos, com cerca e portaria, onde a população pode descartar corretamente resíduos recicláveis e reaproveitáveis. Lá, os moradores podem descartar, gratuitamente, materiais como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros.

Para quem deseja descartar papel, papelão, plástico, vidro e metal, uma opção é utilizar os LEVs (Locais de Entrega Voluntária). Há 20 contêineres disponíveis na cidade (confira).

Horário habitual

Seis PEVs abrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Dois têm horário diferenciado, porque funcionam dentro de órgão públicos: o PEV Orestes Ôngaro (no Aterro de Inertes) e o PEV Santiago (na Administração Regional). Estes funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Em breve, a cidade ganhará mais cinco equipamentos semelhantes para descarte de resíduos recicláveis. Os novos PEVs já estão em construção (veja endereços abaixo).

Nos PEVs é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Veja abaixo o endereço dos PEVs:

• PEV 1 – Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 – Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda

Rua Augusto dos Anjos, s/n

• PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro

Rua  Rio Pardo (antiga Rua 13), 50

PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230

EM CONSTRUÇÃO:

PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610 (em construção)

PEV 10 – Jd. Santa Emília, Rua Luísa Febrônio Marini (em construção)

PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda, Rua Ágata  (em construção)

PEV 12 – Jd. Nova Alvorada, Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé (em construção)

PEV 13 – São Sebastião, Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação) 

Confira onde há LEVs implantados:

1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, na Rua Pastor Germano Ritter, próximo à Sabesp, no Parque Ortolândia;

2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, perto do Fórum;

3. LEV Amanda – Rua Osvaldo de Andrade, esquina com a Rua Francisco Glicério, em frente ao Colégio Alternativo;

4. LEV Parque Socioambiental Chico Mendes, Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia;

5. LEV Jardim Everest- Rua Pico do Itatiaia, em frente ao número 88;

6. LEV Lago da Fé – Avenida Wesley Dias Rodrigues, no Jd. Nova Alvorada;

7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário;

8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina, em frente à Emef Jd. Santa Esmeralda;

9. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima – Rua Cícero Ramos Meira, na “Praça do Doceiro”;

10. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira, s/n;

11. LEV Jardim Nossa Senhora de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da Emeb Josias da Silva Macedo);

12. LEV São Sebastião (metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro, divisa com Residencial São Sebastião;

13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à escola Emef Taquara Branca;

14. LEV Palácio das Águas -Rua José Cláudio Alves dos Santos,585, Remanso Campineiro;

15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel;

16.LEV Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, ao lado da Casa Bahia;

17.LEV Rua Alda Lourenço, em frente ao número 221, Remanso Campineiro, na Praça do Bambino;

18. LEV Escola E.E. Priscila Fernandes da Rocha, Rua Santos Dumont, Jardim Amanda;

19. LEV E.E. Prof. Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales, Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda;

20. LEV do Remanso das Águas, Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo, perto dos quiosques.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Ação do DPBEA sobre guarda responsável de animais domésticos no CarnavAU Pet é neste sábado (29/02)

Prefeitura

Publicado

em

Neste sábado (29/02), a Prefeitura de Hortolândia fará ação de orientação aos tutores de animais domésticos sobre guarda responsável. A ação do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) acontecerá das 10h às 12h, durante o “1º CarnavAU Pet Premiatta e Shopping Hortolândia”, no estacionamento coberto do centro comercial, localizado na Rua José Camilo de Camargo, 5, no Remanso Campineiro. O evento tem o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Servidores municipais conversarão com os presentes sobre castração e também sobre o FUMBEA (Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal), que busca captar e aplicar recursos, visando o financiamento, o investimento, a expansão, a implantação e o aprimoramento das ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais no município.

Segundo os organizadores, haverá desfile de fantasias, feira de adoção de animais da ONG Cão Feliz e pintura facial para crianças. Inscrições para o desfile e outras informações podem ser obtidas por meio do site https://www.sympla.com.br/carnavau-pet-premiatta-e-shopping-hortolandia__791382.  Já os interessados em adotar um animal podem ligar para (19) 99103-3928 ou mandar e-mail para

\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


.

SERVIÇO:

“1º CarnavAU PET Premiatta e Shopping Hortolândia”

Data: sábado, 29/02/2020

Hora: das 10h às 12h

Local: estacionamento coberto do Shopping Hortolândia, Rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Jd. Terras de Santa Maria recebe reforço e implantação de sinalização viária

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, na manhã desta sexta-feira (28/02), a implantação e o reforço da sinalização viária em ruas do Jardim Terras de Santa Maria. O objetivo do trabalho é oferecer mais segurança a pedestres e motoristas que trafegam pelas vias do bairro. Foram reforçadas e implantadas pinturas de faixas duplas amarelas, que indicam que a rua possui dois sentidos, além de faixas de pedestres, e alertas como PARE. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trabalho continuará no bairro nos próximos dias.

“O trabalho é realizado em ruas com grande fluxo de veículos e próximas a escolas, hospitais e com  travessias de pedestres. O serviço também acontece em vias com menos movimentos e em diversos bairros da cidade”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcelos.   De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbanas, desde março do ano passado, mais de 16 mil metros quadrados de vias já receberam reforço ou implantação de sinalização viária. 

MEDIDAS PARA SEGURANÇA VIÁRIA

Desde 2017, a Prefeitura trabalha com um pacote de medidas para redução dos acidentes de trânsito em Hortolândia. Além do reforço na sinalização, radares para fiscalização funcionam desde janeiro do ano passado. Ações educativas com motoristas e a comunidade em geral também contribuem para a diminuição da violência no trânsito. De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

PIC

As ações de segurança viária são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda com mais investimentos em saúde e educação. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura oferece à comunidade 60 vagas para curso gratuito de Libras

Prefeitura

Publicado

em

Em tempos de crescente inclusão das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 60 vagas para curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais), exclusivamente voltadas à comunidade. Há outras 50 vagas destinadas a profissionais da Educação. As inscrições, que serão abertas nesta segunda-feira (02/03), se encerram às 12h do dia 10/03. A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Profissionais da rede municipal de Ensino devem se inscrever na própria unidade escolar. Já a comunidade, na recepção do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.

O Curso, com carga horária total de 120h, tem início no dia 17 de março e se encerra em 02 de dezembro. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 18h30 às 21h30, no próprio Centro de Formação. O curso será ministrado pelas professoras Elaine Ap. da Silva e Kátia Regina C. Cópia.  

Segundo o guia curricular do curso, “o estudo da Língua Brasileira de Sinais proporcionará conhecimento básico sobre a comunicação com as pessoas surdas por meio da compreensão de suas  necessidades, aspectos sociais, culturais e educacionais, permitindo integração comunicativa e inclusão escolar e na comunidade”. 

Libras

Ainda de acordo com o guia curricular do curso, a “Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no ano de 2002, pela Lei de Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Essa lei veio não só favorecer a inclusão social dos surdos, como também contribuir para a garantia de seus direitos como cidadãos brasileiros. Ao contrário do que muitos imaginam a língua de sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas próprias, possui níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico”.

 

Texto: Ane Medina Néri – Fotos: divulgação

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas