Connect with us

Nossa Cidade

Pintor Ivan Cruz visita Hortolândia e pinta mural junto com alunos da Emef Patrícia

imagem 48

Como cantava o poeta roqueiro, Raul Seixas, em seu “Prelúdio”, “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade”. Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Patrícia Maria Capelato Basso, no São Sebastião, os projetos pedagógicos são assim, como na letra da canção: a vida imita a arte para que o sonho vire realidade. Nesta sexta-feira (06/12), professores, alunos e comunidade receberam uma visita muito esperada – a do artista plástico carioca Ivan Cruz, cuja obra sobre “Brincadeiras de Criança” foi tema do projeto interdisciplinar desenvolvido na escola, neste ano. Além de conversar com estudantes, familiares e demais presentes, Cruz grafitou, junto com as crianças, três painéis nas paredes da escola. Deixou também um recado, emblemático de seu trabalho: “A criança que não brinca não é feliz!”. O prefeito Angelo Perugini esteve na escola, à tarde, para ver os murais e conversar com o pintor. 

As primeiras telas de Cruz, de colorido exuberante, em estilo naif ou primitivista, retratando a infância brasileira dos tempos antigos, viraram uma série que o consagrou. Nela, Cruz mostrava mais de 600 brincadeiras típicas das gerações anteriores, a de nossos pais e avós, tais como pião, carniça, pé de lata, perna de pau, ioiô, amarelinha, pula corda, barquinho de papel, roda, soltar pipa, subir em árvore…

Anuncio

Alunos da rede municipal conheceram seu trabalho justamente por meio delas. Imagens de sua obra aparecem reproduzidas no livro didático “Ler e Escrever”, utilizado nas escolas da Prefeitura de Hortolândia. O conteúdo saiu dos livros e foi parar nas aulas de educação física e de português, assim como nas de artes, num empenho conjunto pela interdisciplinaridade.

O ponto alto do projeto cultural “Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular”, que se encerra agora, no final do ano letivo, é a visita do pintor. A ideia do convite partiu da professora de educação física Mara Ester da Silva e foi abraçada pela equipe gestora e pela comunidade escolar, que realizou atividades e buscou apoiadores, com a empresa Desktop, que doou uma bicicleta, para custear a vinda de Cruz à cidade. Além da unidade, o pintor visitou também o Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini, o Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. São Sebastião. 

Advertisement

“Este contato, quando eu fiz, era para trazê-lo aqui a fim de fechar o projeto. Porque uma coisa é eu falar no Ivan Cruz e as crianças não saberem nem quem ele é. É um ser humano intocável. Quando a gente traz ele até a escola, parece que concretiza o trabalho, porque ele pinta o muro, conversa, tem uma didática diferente para lidar com elas. Está sendo maravilhoso, porque as crianças pintam com ele”, explica Mara.

“Para nós, a visita do Ivan Cruz representa mais um pouquinho da realização dos nosso sonhos, que é trazer para a criança o desejo de brincar e brincar das brincadeiras antigas, como as que ele aborda. Por isso, o trouxemos aqui. Esta visita acrescenta muito pedagogicamente, porque a criança acredita que essa pessoa é alguém muito distante deles, irreal, e a gente sabe que são reais. É investir nos sonhos. A criança pode ter o desejo de ser artista e achar que este é um sonho muito distante. Mas ele está muito próximo. É como ele falou: tudo é possível quando a gente sonha e corre atrás”, afirma a diretora Sandra Lopes Padilha David.

“Eu acreditava, como artista plástico, que o importante seria fazer grandes exposições, em grandes museus e espaços culturais pelo mundo. Hoje, eu vejo que não é isso. O mais importante para mim é o que vejo aqui. São crianças que estão sendo educadas pelos profissionais da educação, que utilizam este trabalho que eu venho desenvolvendo já há alguns anos, desde os anos 90, um projeto chamado ‘Brincadeiras de Criança’. As crianças estão participando ativamente. Percebo que os professores também estão voltados para este mundo necessário, que é o de educar através das brincadeiras. A gente sabe que, através delas, você aprende toda e qualquer ciência: matemática, física, química, biologia, português, todas as matérias. O direito de brincar, que é um dos direitos fundamentais da criança, vejo que aqui estão sendo respeitados”, ressaltou Cruz.

A convite da professora de classe, à frente do 4º ano B, Cássia Fernanda Arruda, Ivan Cruz juntou-se aos alunos no plantio de um pé de laranja lima, em alusão ao livro homônimo do escritor José Mauro de Vasconcelos, outra obra trabalhada em sala, ao longo do ano. Além de ler o livros, os pequenos assistiram ao filme e produziram desenhos para ilustrar a obra.

Advertisement

Durante a pintura coletiva dos muros da escola, o aluno do 5º ano, Fernando Valadares, de 11 anos, acompanhou atento os traços feitos pelo artista. Por vezes, nas aulas da profa. Mara, nas brincadeiras de Queimada e Pique Bandeira, quando foi anunciada a visita de Cruz, chegou a duvidar que ela de fato aconteceria. “Fiquei em dúvida. Por ser artista, deve ser bem ocupado. Fiquei surpreso. É bem legal e bacana! É diferente. Ele pinta muito bem. Quero ser designer de games e engenheiro de robótica, quando crescer. Tem que ter criatividade. Saber desenhar é importante. Como poderei fazer projetos sem saber desenhar?”, argumentava o menino.

A mãe, Cleonice Valadares, e a tia, Valeri Torquato, vieram acompanhar a visita e aprovaram a iniciativa. “É muito legal para a criança ver a criatividade. O artista faz o desenho na hora”, comentou Valeri. “É importante para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Ficam familiarizados com a arte. É bom para a criatividade deles”, afirmou a mãe.

Educação Integral

A Emef Patrícia Capelato é uma das 21 unidades da rede municipal integrantes do programa de Educação Integral da Prefeitura, voltado a estudantes do Ensino Fundamental. Eles permanecem o dia todo na escola em atividades no contra turno, onde desenvolvem atividades de dança, música e projetos de estudo e pesquisa, no período oposto ao das aulas regulares, nas chamadas estações de vivência. Na Emef Patrícia, por iniciativa da equipe gestora, criou-se em 2018, em áreas ociosas da escola, o “Espaço dos Sonhos”, que tem jardim sensorial, casa da árvore, redário e caramanchão com mesa para área de leitura.

Advertisement

O programa de Educação Integral foi criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011 e retomado em 2017. As estações de vivência atuam em quatro áreas: linguagens artísticas; recreação e lazer; protagonismo juvenil; e orientação de estudos.

O programa de Educação Integral integra as ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado por Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

concurso concurso
Brasil35 minutos ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 hora ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região2 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes13 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade17 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade18 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade19 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

Advertisement
cinema

Populares