Connect with us

Nossa Cidade

Pista de ciclismo do Pq. Dorothy é atração de lazer nas férias

Prefeitura

Publicado

em

Agora, já dá para andar de bicicleta no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, cartão-postal de Hortolândia, localizado no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A pista de ciclismo “Hortobike” foi liberada para uso nesta quarta-feira (17/07) e passa a ser mais uma opção de lazer gratuita disponibilizada pela Prefeitura dentro do “Projeto Férias no Parque” (veja programação abaixo). As atrações culturais, ambientais e esportivas são voltadas a pessoas de todas as idades e se estendem até sexta-feira (19/07). O Parque Dorothy está localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415.

Um dos primeiros atletas a enfrentar o frio de 12 graus Celsius da manhã e experimentar o circuito de terra compactada foi o prefeito Angelo Perugini. De capacete e casaco, ele percorreu com facilidade os 390 metros do trajeto, demarcado com mil pneus tingidos de branco. Depois dele, crianças, jovens e também adultos foram chegando com suas “magrelas” para desfrutar do espaço, criado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, gestora do parque.

“A pista de ciclismo deu vida para este espaço, destinado principalmente às crianças. No futuro, queremos fazer aqui uma escola de educação integral. Enquanto isso, vamos aproveitar este espaço para oferecer lazer, para que crianças e jovens deixem as redes sociais de lado e façam exercícios físicos, o que ajuda no desenvolvimento deles”, afirmou Perugini. 

A “Hortobike” fica ao lado do estacionamento e funcionará diariamente, no mesmo horário do parque, das 7h às 17h30, podendo ser utilizada por ciclistas em geral, sem restrição de idade. A recomendação dos gestores, porém, é que crianças com menos de seis anos sejam acompanhadas por pais ou outros adultos responsáveis. Pensando nisso, a Administração Municipal criou espaços de convivência, com seis bancos e seis conjuntos de mesas, feitos com madeira reaproveitada, no entorno da pista, debaixo de coqueiros e mangueiras. O projeto visa oferecer aos frequentadores do Dorothy um lugar apropriado à prática do ciclismo, proibida em outras áreas do parque para evitar acidentes com pedestres.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, aos poucos, a comunidade vai se ambientando com a nova atração do Dorothy. “Os adultos também são bem-vindos aqui, apesar de este espaço ser importante, principalmente, para as crianças no período de férias. Aos poucos, todo mundo vai se acostumando com ele. Creio que o uso maior será no final de semana”, aposta Zezé.

Os amigos Kalel Cristiano Miguel dos Santos, de 18 anos, e Gabriel Savi Ferraz, de 15 anos, ambos moradores do bairro Chácaras do Coelho, costumam passear pelo parque nos momentos de folga dos estudos. Gostam do convívio com a natureza. Mas andavam chateados pelo fato de não puderam usar lá dentro suas bicicletas. “Paramos de vir aqui um tempo, porque era proibido usar a bicicleta. Agora, vamos voltar. É um espaço legal. Dá para andar num lugar certo para isso”, afirmam os jovens.

Quem também veio passear na Hortobike foi o estudante da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias Macedo da Silva, João Paulo Batista de Carvalho, de 10 anos, que trouxe o pai, o metalúrgico fluminense Paulo César de Carvalho, de 42 anos. A família está de mudança para Hortolândia. “É muito legal a pista. Gosto de brincar no parque, de jogar futebol, venho sempre aqui no parquinho”, comentou o garoto. 

Projeto Férias

O “Projeto Férias no Parque” é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Esportes. Na programação, os frequentadores do Parque encontram, além de espaços coletivos de lazer, como parquinho, bancos e mesas para piquenique e convivência, Oficina de Tear, tarde para empinar pipas, brincadeiras com palhaços, diversas modalidades esportivas e a visita à “Casa Sustentável” de sapê, onde está disponível a Geladeira Literária, que integra o programa de incentivo à leitura Hortolendo 2019. Neste porta-livros, o visitante encontra obras variadas, inclusive gibis. 

Ao lado da Hortobike, nesta quarta-feira (17/07), havia também um estande do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-estar Animal) para orientação sobre guarda responsável de animais domésticos e incentivo à campanha de doação de cães e gatos abrigados no órgão. 

“É importante trazer a criança para dentro do parque, para que ela passe momentos agradáveis, junto com a família. A Prefeitura oferece lazer gratuito, nas férias, e chama a comunidade para conhecer o parque, que é tão bonito”, afirma a diretora do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo.

Confira a programação abaixo:

15/07, segunda-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h – Brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília

14h- Oficina de Tear

16/07, terça-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h -Brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília

14h- Oficina de Tear

17/07, quarta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h – Implantação da Hortobike

9h – Orientação do DPBEA 

15h-18h – vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross

18/07, quinta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h Oficina de Tear

14h – Tarde de Pipas

19/07, sexta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

14h – Oficina de Tear 

15h-18h – vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

CPFL informa interrupção de energia no Hospital Mario Covas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Mario Covas

A CPFL informa que na quarta-feira (22), das 11h a 18h o Hospital Municipal Mário Covas atenderá com energia fornecida por geradores.

Com o objetivo de promover ações de melhorias na rede de distribuição visando a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica na região.

Devido a isto, as cirurgias eletivas (programadas) serão suspensas, sendo realizado as de urgência. E seria importante que o fluxo do hospital neste período seja reduzido e que os pacientes procurem as UPAS.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho

Portal Hortolândia

Publicado

em

A lista de classificação geral com os vestibulandos do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2020 pode ser consultada no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que o candidato pretende estudar.

A relação traz quem se inscreveu no Ensino Médio em todos os seus formatos, incluindo Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e Novotec Integrado; no primeiro termo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA; no primeiro módulo do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online); no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do segundo módulo para cursos técnicos e à segunda série do Ensino Médio; e para os cursos de Especialização.

A primeira lista dos convocados será divulgada na próxima segunda-feira (20) somente na unidade onde o candidato deseja estudar. Cabe a ele acompanhar a convocação.

Calendário para matrícula

Os convocados devem fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada.

* 20 de janeiro:           primeira lista de convocação

* 21 e 22 de janeiro:   matrícula dos convocados da primeira lista

* 23 e 24 de janeiro:   divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Etecs, e matrícula

Caso as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, outra lista deverá ser divulgada na Etec. Cabe ao candidato comparecer na unidade em que pretende estudar para acompanhar a convocação.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Centro de Convivência da Melhor Idade oferece atividade de férias

Prefeitura

Publicado

em

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, espaço da Prefeitura de Hortolândia destinado à atividades para este público, está com a programação recheada durante as férias. Os idosos cadastrados no local podem praticar às segundas-feiras aulas de ginástica e artesanato; às terças-feiras, hidroginástica para homens e mulheres; às quartas-feiras,  ginástica; às quintas-feiras, hidroginástica para homens e mulheres, além de artesanato. Durante toda a semana, são disputados jogos de mesa em todos os horários. Na próxima quarta-feira (22/01), o espaço receberá a segunda aula de Oficina de Decoupage em Vidro.

A programação de verão para os idosos já cadastrados continua até o dia 31 de janeiro. O recadastramento ara as atividades de 2020 começa á partir do dia 28 de janeiro e vãi até o dia 07 de fevereiro. Para os interessados em começar a frequentar o espaço, novos cadastros podem ser feitos a partir do dia 10 de fevereiro. O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado na rua Euclides Pires de Assis, nº 200, bairro Remanso Campineiro.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas