Nossa Cidade

Pista de ciclismo do Pq. Dorothy é atração de lazer nas férias

Agora, já dá para andar de bicicleta no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, cartão-postal de Hortolândia, localizado no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A pista de ciclismo “Hortobike” foi liberada para uso nesta quarta-feira (17/07) e passa a ser mais uma opção de lazer gratuita disponibilizada pela Prefeitura dentro do “Projeto Férias no Parque” (veja programação abaixo). As atrações culturais, ambientais e esportivas são voltadas a pessoas de todas as idades e se estendem até sexta-feira (19/07). O Parque Dorothy está localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415.

Um dos primeiros atletas a enfrentar o frio de 12 graus Celsius da manhã e experimentar o circuito de terra compactada foi o prefeito Angelo Perugini. De capacete e casaco, ele percorreu com facilidade os 390 metros do trajeto, demarcado com mil pneus tingidos de branco. Depois dele, crianças, jovens e também adultos foram chegando com suas “magrelas” para desfrutar do espaço, criado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, gestora do parque.

Anuncio


“A pista de ciclismo deu vida para este espaço, destinado principalmente às crianças. No futuro, queremos fazer aqui uma escola de educação integral. Enquanto isso, vamos aproveitar este espaço para oferecer lazer, para que crianças e jovens deixem as redes sociais de lado e façam exercícios físicos, o que ajuda no desenvolvimento deles”, afirmou Perugini. 

A “Hortobike” fica ao lado do estacionamento e funcionará diariamente, no mesmo horário do parque, das 7h às 17h30, podendo ser utilizada por ciclistas em geral, sem restrição de idade. A recomendação dos gestores, porém, é que crianças com menos de seis anos sejam acompanhadas por pais ou outros adultos responsáveis. Pensando nisso, a Administração Municipal criou espaços de convivência, com seis bancos e seis conjuntos de mesas, feitos com madeira reaproveitada, no entorno da pista, debaixo de coqueiros e mangueiras. O projeto visa oferecer aos frequentadores do Dorothy um lugar apropriado à prática do ciclismo, proibida em outras áreas do parque para evitar acidentes com pedestres.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, aos poucos, a comunidade vai se ambientando com a nova atração do Dorothy. “Os adultos também são bem-vindos aqui, apesar de este espaço ser importante, principalmente, para as crianças no período de férias. Aos poucos, todo mundo vai se acostumando com ele. Creio que o uso maior será no final de semana”, aposta Zezé.

Os amigos Kalel Cristiano Miguel dos Santos, de 18 anos, e Gabriel Savi Ferraz, de 15 anos, ambos moradores do bairro Chácaras do Coelho, costumam passear pelo parque nos momentos de folga dos estudos. Gostam do convívio com a natureza. Mas andavam chateados pelo fato de não puderam usar lá dentro suas bicicletas. “Paramos de vir aqui um tempo, porque era proibido usar a bicicleta. Agora, vamos voltar. É um espaço legal. Dá para andar num lugar certo para isso”, afirmam os jovens.

Quem também veio passear na Hortobike foi o estudante da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias Macedo da Silva, João Paulo Batista de Carvalho, de 10 anos, que trouxe o pai, o metalúrgico fluminense Paulo César de Carvalho, de 42 anos. A família está de mudança para Hortolândia. “É muito legal a pista. Gosto de brincar no parque, de jogar futebol, venho sempre aqui no parquinho”, comentou o garoto. 

Projeto Férias

O “Projeto Férias no Parque” é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Esportes. Na programação, os frequentadores do Parque encontram, além de espaços coletivos de lazer, como parquinho, bancos e mesas para piquenique e convivência, Oficina de Tear, tarde para empinar pipas, brincadeiras com palhaços, diversas modalidades esportivas e a visita à “Casa Sustentável” de sapê, onde está disponível a Geladeira Literária, que integra o programa de incentivo à leitura Hortolendo 2019. Neste porta-livros, o visitante encontra obras variadas, inclusive gibis. 

Ao lado da Hortobike, nesta quarta-feira (17/07), havia também um estande do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-estar Animal) para orientação sobre guarda responsável de animais domésticos e incentivo à campanha de doação de cães e gatos abrigados no órgão. 

“É importante trazer a criança para dentro do parque, para que ela passe momentos agradáveis, junto com a família. A Prefeitura oferece lazer gratuito, nas férias, e chama a comunidade para conhecer o parque, que é tão bonito”, afirma a diretora do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo.

Confira a programação abaixo:

15/07, segunda-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h – Brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília

14h- Oficina de Tear

16/07, terça-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h -Brincadeiras com os palhaços Farofinha e Emília

14h- Oficina de Tear

17/07, quarta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h – Implantação da Hortobike

9h – Orientação do DPBEA 

15h-18h – vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross

18/07, quinta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

9h Oficina de Tear

14h – Tarde de Pipas

19/07, sexta-feira

Geladeira Literária

Pingue-Pongue

14h – Oficina de Tear 

15h-18h – vôlei, basquete, futebol de areia, futevôlei, handebol, futsal e bicicross

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo