Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Poetisa Maria Vilani é a convidada do Sarau “Aqui Trem Poesia”, nesta terça-feira (03/03)

Prefeitura

Publicado

em

A poesia vai tomar conta da primeira edição deste ano do sarau “Aqui Trem Poesia”, nesta terça-feira (03/03). O evento será, às 19h, no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Prefeitura, localizado na rua Rosa Maestrelo, 2, Vila São Francisco. Neste ano, o sarau passa a ser mensal e com a participação de autores destacados. A convidada desta primeira edição será a filósofa, professora e poetisa Maria Vilani (foto). Neste ano, o sarau passa a ser realizado por meio de parceria entre governo estadual, Prefeitura de Hortolândia e IFSP (Instituto Federal São Paulo) – Câmpus Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Cultura, o sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) – Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional,Urbana, Negra Índigena e Plural. 

Maria Vilani nasceu em 1950, no Ceará. É formada em filosofia e pedagogia, com habilitação em História e Psicologia, e pós-graduada nos cursos de Filosofia Clínica, Língua, Literatura e Semiótica, e Psicopedagogia Clínica e Institucional. 

Aos 41 anos, Maria Vilani iniciou sua carreira literária com o livro “Cinco Contos Sem Desconto e de Quebra Dois Poemas”. Sua obra mais recente é “Abscesso”, lançada em outubro do ano passado. Maria Vilani é também uma artista que bota a mão na massa. Ela é idealizadora de vários projetos no bairro do Grajaú, na zona sul da capital paulista, onde mora há mais de 40 anos. Um desses projetos é o CAPS (Centro de Arte e Promoção Social), que, inclusive, tem um selo editorial independente, chamado Capsianos, pelo qual Maria publicou seu livro mais recente. 

A poetisa elogia a iniciativa da Prefeitura em criar o sarau. “Fiquei muito feliz e honrada em ser convidada para o sarau ‘Aqui Trem Poesia’. Vou contar um pouco sobre as minhas obras e o trabalho que realizamos no CAPS Artes”, antecipa Maria. 

Para a poetisa, um sarau é como “acender um ponto de luz para o mundo”. “Realizar um sarau é valorizar os seres humanos e sua subjetividade. Um sarau reflete a cultura de cada lugar”, destaca a poetisa. 

Maria Vilani também tem familiaridade com o universo da música. A poetisa é mãe do consagrado cantor e rapper Criolo. “Eu e Criolo estamos sempre conversando. Eu mostro minhas composições para ele, meus outros filhos e meus netos. Peço para eles opinarem. Em um de meus livros, ‘Penteando A Vida’, escrevi um poema inspirado em Criolo”, conta Maria.

MENSAL 

O sarau manterá o formato com o microfone aberto para a participação do público, que poderá declamar poesias e textos literários, de autoria própria ou de autores conhecidos. O evento continuará sob o comando do músico e poeta Renan Inquérito, que também é o responsável pela curadoria do sarau, acompanhado do DJ Viny. 

Para alimentar o espírito literário das pessoas, o sarau terá a banca de troca de livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura, que disponibilizará cerca de 400 títulos para troca. O evento terá ainda praça de alimentação.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o sarau terá seis edições neste ano (de março a agosto), mais uma edição extra, em setembro, a ser realizada pela Prefeitura. O sarau também manterá o formato para escolas, como em 2019, chamado “Aqui Trem Poesia na Escola”. O objetivo é levar o clima do evento para alunos de escolas da cidade. Neste ano, está prevista a realização de cinco edições em escolas a serem definidas, também sob o comando de Renan Inquérito.

O SARAU

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019, quando foram realizadas duas edições (agosto e outubro). O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura, e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as duas edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Mutirão de zeladoria e limpeza passa por diversos bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham em esquema de mutirão, desde o início da semana, em pelo menos seis bairros de Hortolândia.

O serviço de limpeza, poda do mato e zeladoria acontece em praças, ruas, avenidas, áreas verdes e espaços públicos dos jardins Amanda, Malta, Rosolém, Adelaide, Nossa Senhora Auxiliadora, bem como na Região Central e na avenida da Emancipação. O trabalho continua durante o final de semana e o feriado prolongado.

“Esta é mais uma etapa do trabalho com o objetivo de manter a cidade limpa e evitar focos de doenças, como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos. Pedimos a colaboração da população para evitar descartes irregulares de objetos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Descarte irregular é crime e provoca incêndio

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, além de contribuir para a transmissão de doenças pelo abrigo de animais peçonhentos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Abertas inscrições para o 2º Colóquio de Ciência e Tecnologia promovido pela Prefeitura

Portal Hortolândia

Publicado

em

Já estão abertas as inscrições para o 2º Colóquio de Ciência e Tecnologia, que a Prefeitura de Hortolândia promove, na próxima quarta-feira (04/11), a partir das 19 horas, via plataforma Zoom. O tema “Diálogos sobre Educação e Tecnologias: docência em tempos de pandemia” será desenvolvido pelo

Prof. Dr. Daniel Mill, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A atividade online é voltada a servidores da rede municipal de Educação, que devem procurar a gestão da unidade escolar para se inscrever.

No total, foram disponibilizadas 300 vagas para os profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia. As inscrições serão encerradas no dia do evento, às 16 horas. O evento é realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia.

SOBRE O PALESTRANTE

O Prof. Dr. Daniel Mill, da UFSCar é docente e gestor de Educação a Distância (EaD), doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Linhas intermunicipais passam a operar com mais ônibus em Sumaré, Hortolândia e Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

São seis ônibus a mais, dois deles articulados, que possibilitam o acréscimo de 37 viagens nos serviços

A partir de hoje (29), seis linhas intermunicipais que atendem as cidades de Hortolândia, Sumaré e Campinas estão operando com um acréscimo de seis ônibus, sendo dois veículos articulados com maior capacidade de transporte. Essa medida propicia um aumento de 37 partidas em quatro serviços e a readequação da programação em mais duas ligações na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Essas reprogramações das linhas foram definidas com base nos acompanhamentos diários realizados pelos fiscais da EMTU/SP, por linha e por faixa horária. Além das fiscalizações em pontos estratégicos da RMC, as medidas se fundamentam nas informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, instalado em São Bernardo do Campo, que monitora a operação dos ônibus metropolitanos em tempo real.

Os dois ônibus articulados, com capacidade para transportar 115 pessoas, e os comuns, que podem ser ocupados com cerca de 80 pessoas cada um, estão atendendo as linhas 636TRO, 699TRO, 700TRO e 701TRO. As viagens das linhas 654TRO e 658TRO foram reprogramadas. Os novos horários podem ser conferidos no site www.emtu.sp.gov.br

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares