Nossa Cidade

Polícia Civil apreendeu 67 armas de fogo na cidade em 2017

A Polícia Civil de Hortolândia registrou a apreensão de 67 armas de fogo de janeiro a novembro desta no, em Hortolândia. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). O ano passado, no mesmo período, o número foi de 65 armas apreendidas.

Em sua maioria, segundo as autoridades, essas armas possui sua numeração raspada, mantendo sua origem desconhecida.

Anuncio


PORTE DE ARMA E VIOLÊNCIA

De acordo com uma pesquisa do grupo suíço Small Arms Survey, os Estados Unidos são o país com o maior número absoluto de armas de fogo em poder da população civil, com 270 milhões, numa taxa de 89 armas de fogo para cada 100 habitantes. Essa taxa põe os EUA também no topo do ranking de armas per-capita.

O Brasil, por sua vez, aparece em nono lugar no ranking absoluto, com pouco menos de 15 milhões de armas nas mãos de cidadãos comuns, e em 75º no ranking per-capita, com 8 armas por 100 habitantes.

Em termos de criminalidade, segundo o Estudo Global de Homicídio publicado pela ONU em 2013, o Brasil tinha, em 2007 – mesmo ano do relatório sobre armas – uma taxa de 23,5 assassinatos por 100 mil habitantes. Nos Estados Unidos, a proporção era de 5,6. Nessa comparação simples, o Brasil tem menos de 10% da taxa de armas per-capita dos EUA, mas uma taxa de homicídio quase cinco vezes maior.

Por: Thiago Alves

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo