Nossa Cidade

População apoia instalação de Senai ferroviário em Hortolândia

Prefeitura vai ceder área para construção de escola profissionalizante

senai ferroviario hortolandia

Anuncio


A mobilização para trazer a Hortolândia uma unidade do Senai Ferroviário (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), continua. Após as manifestações de apoio por parte do empresariado e representantes de classe patronal, chegou a vez de a população também abraçar a ideia.

Integrantes de uma comissão de munícipes que defendem a construção da escola profissionalizante no município e o vereador John Lenon foram recebidos no gabinete, nesta segunda-feira (09/09), pelo prefeito Antonio Meira, que estava acompanhado pela secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento. Formado por moradores do Jardim Santa Clara, Interlagos, Campos Verdes, Taquara Branca, Remanso Campineiro e Rosolen, o grupo entregou a Meira um abaixo-assinado, com cerca de 1,5 mil assinaturas, apoiando a iniciativa.

Cópia do documento também já foi entregue à CIESP Campinas (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Outra será encaminhada à ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária). Desde janeiro, o grupo tem percorrido a cidade, falando sobre o assunto e coletando assinaturas em pelo menos 40 bairros. O objetivo é reforçar o pedido, já formulado por outros setores da sociedade, mostrando a importância do Senai para Hortolândia, tanto com relação à formação de mão de obra qualificada e inclusão social e econômica de quem atua na informalidade, quanto à capacidade de dinamizar o mercado local.

Debatido na reunião mensal do CDEH (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Hortolândia) por duas vezes, em maio e agosto, o tema é apoiado pela Prefeitura, quer vai ceder uma área para a construção da escola profissionalizante. O local ainda está em estudo por parte da Secretaria de Planejamento Urbano.

A visita do presidente da Fiesp, Paulo Skaff, ao município para inaugurar uma unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria), construída no Remando Campineiro, região central, está prevista para a sexta-feira, 20 de setembro, pela manhã. A expectativa é que ele e o prefeito tratem do assunto. Na ocasião, Meira vai dizer ao líder empresarial a força do setor ferroviário no município, onde há instaladas pelo menos cinco grandes empresas do ramo. Juntas, Amsted Maxion, Bombardier, CAF, Progress Raid-Catterpillar e Hewitt geram em torno de três mil empregos diretos, com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão.

“A participação da população, com relação às qualificações que venham a acontecer no nosso município, nesta iniciativa que se soma à da Prefeitura, é muito importante”, afirma a secretária Rosana Nascimento. “A Administração já tem parceria com a rede S, da Fiesp, tanto no Centro de Qualificação 1, com o Senac, quanto no Centro 2, com o Senai. Além disso, estamos acertando outra parceria com a escola do Sesi. Queremos que a qualificação oferecida aqui atenda às necessidades da nossa população e que aconteça em centros renomados, cujos certificados sejam reconhecidos no mercado”, salienta.

“Tive que fazer minha formação em Campinas porque não havia aqui em Hortolândia”, diz Euler Moraes, integrante da comissão e economista em formação pela PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica). “Tendo aqui é bem mais fácil para as pessoas de baixa renda e para nossos filhos”, afirma Daniel Borges da Costa, construtor civil e membro do grupo. A comitiva acredita que, havendo a instalação em Hortolândia do Senai ferroviário, dado o crescimento econômico e a vocação industrial, a cidade teria capacidade para abrigar outras duas escolas profissionalizantes: uma farmacêutica e outra automotiva.

“A manifestação popular é importante porque ela fortalece o que nós já estamos pensando para a nossa cidade, que é qualificar a mão de obra da nossa população para que tenha mais oportunidade de ir ao mercado de trabalho e melhorar a renda. E também creio que, com a nossa mão de obra especializada, nós vamos conseguir atrair mais empresas para a nossa cidade. Já é uma reivindicação nossa. O Paulo Skaff estará vindo à nossa cidade no dia 20 e estaremos encaminhando este abaixo-assinado para fortalecer a nossa reivindicação”, afirma o prefeito Antonio Meira.

“O Senai Ferroviário vai ser mais um avanço da cidade na qualificação profissional dos trabalhadores. Vamos apoiar a Fiesp no que for preciso para a escola ser implantada em Hortolândia”, disse Meira, que considera a construção da escola no município uma das metas de governo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo