Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

População deve evitar áreas verdes onde há infestação de carrapato transmissor da Febre Maculosa

Prefeitura

Publicado

em

É importante a população manter o isolamento social. A medida também protege contra outra doença, a Febre Maculosa, transmitida pelo carrapato, animal artrópode da mesma classe da aranha. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia orienta que as pessoas evitem de transitar por áreas de mata e beiras de córrego, locais onde há infestação de carrapatos. A transmissão da doença é feita pela picada do carrapato infectado que fica grudado no corpo de humanos e de animais como cavalos e capivaras. Ao picar, o carrapato transmite a bactéria que causa a doença. A população deve ter cuidado ainda com cães que circulam por áreas verdes que podem ter o carrapato infectado. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgãos da Secretaria de Saúde, o período de incubação e manifestação da Febre Maculosa dura em média de 2 a 14 dias, podendo levar à morte, caso não for tratada. 

Os sintomas iniciais da Febre Maculosa são semelhantes aos da gripe comum. Por isso, os órgãos sanitários alertam a população a ficar atenta com o aparecimento dos primeiros sintomas da doença e procurar a unidade de saúde mais próxima de onde mora. Os sintomas iniciais da Febre Maculosa são os seguintes: febre alta de início súbito e calafrios, dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular e/ou nas articulações.  

A médica veterinária da UVZ, Tosca de Lucca Benini Tomass, explica que existem mais de 55 espécies de carrapatos no Brasil. Uma das espécies que transmite a doença é o carrapato-estrela. De acordo com a especialista, o período de junho a outubro é a época do ano quando ocorre o aumento da população de carrapatos. O ciclo de vida do artrópode é formado por quatro fases: ovo, larva, ninfa e adulto. Tosca alerta que, quando o carrapato está na fase jovem, popularmente chamado “micuim”, e após a fase ninfa, popularmente chamado “vermelhinho”, também transmite a doença. 

Caso o morador tenha necessidade de transitar por alguma área verde ou de mata onde há risco de infestação de carrapato, a Vigilância Epidemiológica recomenda cuidados como uso de calça comprida e botas. Após circular pelo local, a pessoa deve verificar se há algum carrapato grudado e retirá-lo com cuidado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o momento o município registra 14 casos notificados de Febre Maculosa, dos quais nenhum positivo, 11 negativos e 3 aguardam resultado do exame. 

MAPEAMENTO 

A UVZ fez o mapeamento das áreas do município onde há infestação de carrapato. No total, são 16 áreas, confira abaixo:

– Avenida Brasil, no Jardim Amanda (área verde próxima à academia ao ar livre);

– Avenida Brasil, no Jardim Amanda (área verde atrás do campo de futebol);

–  Rua Augusto dos Anjos, no Jardim Amanda (área atrás do alambrado da Emef Jardim Amanda I – Caic);

– Rua Hermes da Fonseca, no Jardim Amanda (altura do número 450);

– Rua Benjamim Constant, no Jardim Amanda (área verde próxima ao córrego);

– Rua Casemiro de Abreu, no Jardim Amanda (área verde na margem da lagoa);

– Rua Júlio Prestes, no Jardim Amanda (área verde na margem da lagoa);

– Margem do Ribeirão Jacuba (próximo da rua Geraldo Denadai);

– Margem do Ribeirão Jacuba (na parte inferior do Viaduto 17 de Abril);

–  Rua Antônio Baraldi, na Vila Real (próximo à linha férrea);

– Viveiro Municipal, no Parque Ortolândia (área verde próxima da horta)

– Viveiro Municipal, no Parque Ortolândia (margem da represa);

– Área particular 1 na região da Taquara Branca;

– Área particular 2 na região da Taquara Branca;

– Bosque da Rua José Aparecido Mendes, no Loteamento Adventista Campineiro;

–Parque Lago da Fé (área de mata na margem do local). 

Estas áreas estão identificadas com placas orientativas que foram instaladas pela UVZ. “A população deve colaborar com a Prefeitura e ajudar a manter essas placas, que são úteis para o bem da saúde da própria população”, salienta Tosca. Caso os moradores notem que as placas destes locais foram arrancadas ou destruídas, podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones 3897-3312, 3897-5974 ou 3819-7803. Denúncias de depredação das placas podem ser feitas para a Guarda Municipal pelo números 153 ou 0800-111-580. 

CAVALOS E CÃES 

Cavalos também podem ser hospedeiros de carrapatos. Em razão disso, a veterinária da UVZ Tosca de Lucca Benini Tomass orienta pessoas que tenham cavalos a dar banhos semanais com carrapaticidas durante os meses de abril a outubro. Já entre os meses de novembro a março, os banhos podem ser mensais. Outro cuidado é verificar se há presença nos animais de fêmeas de carrapato que estejam prestes a botar os ovos. 

A veterinária ainda esclarece que há uma espécie específica de carrapato que parasita cães. Esta espécie, que ocorre no ambiente urbano, transmite doenças graves, mas somente para cães. Por isso, quem tiver cão também deve prestar atenção à presença desta espécie de carrapato no seu pet e tomar os cuidados necessários. A veterinária reitera que essa espécie de carrapato não transmite nenhuma doença grave para humanos, somente para cães.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares